segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ria Formosa - Que esgotos?






Este assunto já foi abordado aqui mas parece não ter solução à vista. Mesmo com as declarações da Drª Cátia Cardoso, na Expomar, em que ela referia que a qualidade das águas estava bem pior, com elevados níveis de cobre e oxigénio bastante reduzido.




A imagem mostra uma situação que não tem nada a ver com a estação de tratamento de esgotos. Tem a ver, sim, com o cais de embarque para as ilhas. Isto é, o esgoto sai directamente ali, mesmo junto ao cais de embarque, à vista de todos e onde é bem perceptível os dejectos a saírem do esgoto, quando a maré está baixa.


A estação de tratamento de esgotos não funciona nos moldes mais adequados, mas esta dos esgotos saírem, assim, directamente para a Ria Formosa é demasiado grave para ficarmos calados. Tal como o esgoto que sai directamente para a marina, frente ao futuro hotel, bem como o esgoto que despeja directamente para a doca. Mesmo sendo leigo na matéria, qualquer pessoa que passe junto ao topo norte da doca se apercebe daquilo que ali está.


Provavelmente será necessário aparecer alguma enguia com um penso no lombo no prato do snr presidente da câmara para tomar uma atitude que já deveria ser tomada há muitos, muitos anos.


O Tribunal de Justiça europeu condenou o Estado português, por falta de tratamento adequado dos esgotos na Costa do Estoril, apesar de haver uma autorização excepcional para um tratamento menos rigoroso do que o estabelecido para as águas residuais lançadas na costa atlântica.
No nosso caso ainda é mais grave, porque não se trata da costa atlântica mas, sim, no interior da Ria Formosa.
A manter-se a situação, iremos tomar uma iniciativa de denunciar a situação a outros níveis. A câmara de Olhão não pode continuar a fazer orelhas mocas.
As eleições aproximam-se e os nr presidente já tem as suas megalomanias para apresentar como obra feita. Esta questão que já foi alvo de contestação por parte dos mariscadores e viveiristas, ainda não. Até quando?

6 comentários:

Anónimo disse...

Vou deixar uma pergunta no ar,as actuais vereaçãos da CMO da CMF e da CMT não sabem que existem esgotos sem qualquer tratamento primário?Lógico que sabem.
Um dia eu vou-me dar ao trabalho de mandar para o Olhão Livre um relatóriode todsõs os esgotos que eu conheço na Ria Formosa sem nehum tratamento primário,se posivél até lhes vou dar as cordenadas de GPS,pode ser que assim vocês atrvés do blog consingam aquilo que outros tentaram e não conseguiram.
Se se conseguir fazer uma queixa contra o estado português por causa do probolema dos esgotos não tratados na Ria formosa aì o OLHÂO LIVRE está a prestar á população que envolve estes 3 concelhos OLHÂO FARO E TAVIRA uma solução para a RIA e para as populações destes concelhos, que até hoje todas as entidades responsáveis mão quiseram resolver.
Menino dos Olhos Grandes.

Anónimo disse...

Querem que o probolema dos esgotos se resolva ? façam como eu sempre que há noticias de poluição a nivel nacional na internet,eu vou lá comento e divulgo a poluição que existe na ria por causa dos esgotos não tratados.Aliás,antes deste post já eu tinha comentado no ecosfera publico,quanto mais pessoas houver a comentar melhor e mais realce dá as questões do ambiente que se passa na ria. Por isso faço um apelo a todos os leitores do blog que sempre que haja noticia sobre poluição informem o olhão livre para nõs os leitores deste blog podermos comentar.
Floripes.

Anónimo disse...

Esas fotos já são repetidas digam-me se não tem mais fotos que eu tenho e posso-lhes enviar.
A vossa insistência na divulgação dos probolemas dos esgotos é justa é preciso é cativar mais gente a comentar e a divulgar todas as situações que conhecem.Força.
Carapau de Corrida

Anónimo disse...

Se querem que uma coisa não se resolva e só dizerem que o leal desde que embirre é do tipo que diz estão a falar mal então agora é que não resolvo mesmo ,POIS EU QUERO POSSO E MANDO,aliás todos os ditadores são assim e ele não poder fugir a regra.
Quem manda em Olhão não é ele ? È e será se as pessoas não tomarem consciência,para correrem com ele da CMO,por todo o mal que tem feito a olhaão .

ol disse...

Ao Carapau de Corrida: Todos nós trabalhamos e nem sempre temos tempo para tirar as fotos certas, no momento certo. Essa é umas das nossa grandes dificuldades. Se tiver fotos que futuramente possamos usar e que possamos identificar os locais, agradecemos, porque estamos dispostos a não largar os esgotos e as estações de tratamento.
Tal como a Floripes disse, nós tb temos ido ao público e temos feito com que seja possível virem ao blog e tomarem conhecimento do que por estas bandas se vai passando. Mais coisas irão surgir oportunamente. A todos o nosso muito obrigado pela colaboração e pelos alertas que nos vão dando.

Anónimo disse...

estas imagens só mostram só são um pequeno exemplo do lixo descarregado directamente na Ria. Não seria mau como denúncia o OLhão livre publicar mais e mais fotografias idênticas datadas e localizadas, poderia ser que assim o Francisco Leal tenha vergonha e faça alguma coisa e tambem para a população ter a ideia da dimensão desta poluição.
Porque se esta é a olho nú como será aquela que não se vê? Os produtos químicos, os detergentes, solventes, hidrocarbunetos, óleos, reagentes e tudo o mais de produtos tóxicos que vão pelos esgotos das casas particulares e indústrias parar à Ria sem tratamento e que é invisível não faz mal ? Há uma ideia da quantidade desta ?