terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Fome em Olhão ! Porque será?

Olhão: Autarquia fornece almoços a alunos carenciados nas férias de Natal

A autarquia de Olhão vai fornecer almoços a alunos carenciados do concelho durante as férias de Natal. A iniciativa tem início já na próxima semana nas cantinas escolares do 1º ciclo.

A Câmara justifica a medida com “os tempos de crise que se vivem”. O executivo camarário diz saber que “alguns dos meninos apenas têm uma refeição completa quando a mesma é tomada na escola”.

“Como tal, e porque os estabelecimentos de ensino estão fechados nesta altura, decidiu-se abrir as cantinas de algumas escolas básicas para que aqui as crianças mais carenciadas possam almoçar”, refere fonte da edilidade.

Vão ter prioridade filhos de pais desempregados. Os mesmos devem inscrever-se para terem acesso aos almoços que serão distribuídos durante estes dias de férias.

JV/RS
12:07 terça-feira, 14 dezembro 2010
Noticia do região Sul.
Nota do Olhão Livre, porque será que há tanta fome em Olhão? Pois já temos um Hotel de 5 estrelas, um centro comercial, que prometia 1200 postos de trabalho, se até temos o S.C.Olhanense, na 1ª liga de futebol profissional, onde a C.M.Olhão investiu 1 milhão de euros.Qual O motivo para tanta fome em Olhão, que obriga a CMO a tomar medidas drásticas dessa natureza?
Sempre é melhor essa medida de matar a fome a quem tem, do que gastar 150 000 euros queimar fogo de artificio,como tem acontecido nos últimos anos,na passagem do ano!

22 comentários:

Anónimo disse...

esta cmo só promete progresso e no fim só temos é cada vez mais fome para quem trabalha e mais riqueza para quem explora os desgraçados,e se mete em negocios escuros,como é agora o negocio das energias alernativas em,olhão,onde o presidente andfa a servir de intermmediário á compra e venda de terras.

Anónimo disse...

realmente prometer uma cidade de 5 estrelas,com a construções de hoteis e centros comerciais e supermercados,por todos os lados que deram origem ao fecho de dezenas de mercearias e lojas tradicionais.
mas o que se vê cada VEZ MAIS EM oLHÃO é fome.
ASSIM SENDO ESSA POLITICA não é lá muito abonatóriA para esse governo e Câmara ditos socialistas.

Anónimo disse...

vota ps e terás o que mereces.

Anónimo disse...

Como é facíl falar de barato,então agora tambem é o leal culpado que os meninos tenham fome?mas onde andam os pais dos meninos?estão de café a discutir futebol?ou a jogar á batota?ou ainda a passear na avenida?.Penso que estes sim deveriam ser responsabilizados ,pelo seu comportamento e não virem vocês para aqui falar mal de quem tenta minimizar estes problemas.Luciano

Lima disse...

O facto de o governo providenciar comida a quem tem fome, não é um facto criticável, Eu acho que é até louvável! Quanto às circunstâncias que originaram essa situação, ai sim o governo tem muitas culpas no Cartório, pois tem desmantelado toda a nossa economia, para proveito de grandes economias estrangeiras a troco de subsidios e teorias mirabulantes.
que bom seria se ainda tivessemos os nossos pomares de primeira qualidade a dar laranjas, e as nossas estufas a produzir tomates, melões e toda a qualidade de vegetais, empregando milhares de trabalhadores do algarve e Alentejo, e a nossa industria pescatória a laborar em pleno, mas tudo isso os nossos governantes venderam por uns patacos.

Maria disse...

Ahhhh e eu a pensar que as 5 estrelas alimentariam... E magnifico centro comercial, não dá riqueza a Olhão, não entendo!
Quem já não sabe que afinal vai sempre pros bolsos dos mesmos e atira-se areia aos olhos de outros com o matar a fome!
Não lhes dês o peixe mas DEIXA-OS PESCAR!

Anónimo disse...

ó Lima então você não sabe que o leal quer destruir em olhão por causa da variante à 125 uma horta com um pomar de mais de 1000 laranjeiras e estufas?
quer dizer o PDM previa a variante esse proprietário já tinha sido expoliado de um terreno para lá passar a variante e agora querem dae cabo da vida ao homem e a quel,lá ttrabalha? e depois as pessoas que trabalham nessa horta vão pedir sopa ao leal ou sacos de plastico com massa arroz e feijão?
em vez de darem esmolas em possibilidade das pessoas trabalharem!

Anónimo disse...

o chico quer é envelopes.

Anónimo disse...

nao á dinheiro maas os cafes estao cheios ..... o estilo de vida levado em olhao é que é de rico pobre quem?... eu!!!! pobre és tu que trabalhas e nao te xega pro carro e casa .... eu ganho o rendimento xega pra renda da casa social e com o que ganho nos poucas manhas que vou á amejoa xega para passar os dias no café ...
afinal quem é pobre??? tenta contar os cafes que conheces daqui a duas semanas ainda os contas.....

Anónimo disse...

Aí chico és culpado de tudo,vá-la que a outra não fica grávida, senão eras o pai da criança.bombocas

Anónimo disse...

Os cafés podem estar cheios de gente o que não significa fazer negocio. Por isso abrem e fecham, mudam de mãos como quem muda de camisa. Se é por aí que avaliam o bem estar de um povo, vão bem. Se o pessoal não tem trabalho, que remedio se não fazer sala num qualquer café. Já há muitos anos as senhoras levavam os dias inteiros no Danubio e até iam armadas de agulhas e lã para fazer o crochet.
Para este comentador, habituado que foi a medir a riqueza pelo numero de gruas activas na cidade, não se apercebe que nem gruas já temos ou estão paradas. A pesca berrou, a agricultura está borrada, o comercio vive a balões de oxigenio,a industria está reduzidissima. Sobram os cafés e este senhor ainda os quer fechar. Se achas que estás mal porque não trocas com os outros? Tens inveja do mal estar dos outros? Trabalhas na CMO? És protegido do regima? Conserva-te enquanto puderes!

DX disse...

Desde já os meus sinceros parabéns ao Autor do post com o tema escolhido a "FOME"e parabens porque? Porque de facto poderia substituir este tema por outros de "maior" interesse como o futebol
ou o escandalo do WikiLEAKS embora tambêm interessante.
Escolheu este tema porque é sensível e não fica indeferente ao que se passa na sua cidade,e no mundo.A fome é um desafio ao desenvolvimento solidário dos homens governantes,a amplitude do fenómeno põe em questão,as estruturas e os mecanismos financeiros,monetários,produtivos e comerciais,a delapidação de recursos materiaís e energeticos,compremetendo o ambiente geofisico,estes agentes demolidores da sociedade criam zonas de miséria,de angustia,amargura familiar,aonde o trabalho é subvalorizado,não será facil nos momentos que atravessamos de uma Europa multiliberal,avançar no sentido inverso,se não houver uma reconversão das mentes das vontades.
A tarefa exige a aplicação de decidida de homens e de povos livres e solidários,e não de lideres algemados e de joelhos perante o capitalismo neo liberal selvagem,governantes que 1º se governam a eles e seus parceiros de regime,aonde o ser humano é substituido por $$$ com todas as sequências sociais que advêm destas posturas 1º dos homens e depois das politicas.

DX

DX

Cá-Cá disse...

A Pastelaria do Favinha já fechou.

Anónimo disse...

conheces alguem que tenha um cafe que nao corra bem???? eu tenho uma pastelaria ao lado da igreja grande e ja abri outra ao pe da policia e nao m queixo

Anónimo disse...

Essa é bôa DX,como se diz,é mó ou será mosse?tá-se mesmo a vêr que espécie de gente és tu.

Anónimo disse...

mom o favinha fechou pois a ASAE obrigou aquilo a fechar,a seguir vai os bons bons pois queimam madeira impestada de oleo e as condições lá dentro são de bradar aos céus a ASAE tem é ainda medo dos bons bons,senão já tinha fechado aquela espelunca.
à noite estão abertos até às tantas,e a clientela parte tudo na zona desde carros até atear fogo aos contentores. mas o chico leal está feito com eles.

Anónimo disse...

Atao em tempos o Joaaozinho P tambem era amigo do Linou, isto e tudo malta do seu tempo somos todos ermaos

PAGA E NÃO BUFES disse...

somos dos mais pobres da europa e somos os que pagamos mais impostos segundo a OCDE mas hoje o mentiroso do socrates não faz conferências de imPRESSA COMO NO DIA DA MENTIRA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL.
No último relatório sobre as estatísticas das receitas públicas, hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que, entre 1995 e 2008 (último ano em que há dados comparáveis), o peso dos impostos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou quatro pontos percentuais. Só a Turquia, a Coreia do Sul, o México e a Islândia viram aumentar mais a carga fiscal nesse período de tempo, o que torna Portugal o país da UE onde houve uma maior subida.

De acordo com a OCDE, em 2008, o peso dos impostos sobre a riqueza gerada no país (o PIB) era de 35,2 por cento. Isto coloca Portugal em 17º lugar entre os 33 países analisados, imediatamente abaixo do Luxemburgo, do Reino Unido e da República Checa, mas acima da Polónia, Espanha ou Grécia. Apesar de estar a meio da tabela, Portugal apresentava em 2008 uma carga fiscal superior à média dos países da OCDE – 34,8 por cento.

Anónimo disse...

Continuam nem carpideiras da desgraça,fome,fome a sério era no tempo do Salazar,alguem acredita que nos dias de hoje haja fome em Portugal?Poderá haver gente com maiores dificuldades mas contam com os apoios da SEG.SOC..mais contam com a acção social da CMO,que até vai dar refeições em tempo de férias aos alunos mais carenciados,as pessoas hoje contam com uma serie de apoios que há alguns anos não existiam sequer.
Agora escreverem coisas como esta da fome até pareçe que Olhão é a Somália ou coisa parecida,já agora Portugal faz parte da Europa como tal quer queiramos ou não,tem de seguir as politicas que lá definem,se não querem ser Portugueses mudem de nacionalidade
por isso este autor e seus comentadores apoiantes não merecem nada.


Neves

Anónimo disse...

Boa iniciativa.Mas a 1ª Camara que teve esta iniciativa foi a do Porto, posteriormente outras Camaras seguiram o exemplo mas mais vale tarde do que nunca. Agora o dinheiro continua a ser de todos nós. No domingo ofereceram cabazes (cestos de verga) de Natal aos trabalhadores da Camara e na minha opinião teria sido louvável que só tivessem sido distribuídos ás famílias dos trabalhadores mais carenciados e não por todos assim o cesto era melhorado. As funcionárias que fazem parte da Direcção CAT levam sempre cada uma um número significativo de cabazes a mais dizem elas que é para dar aos necessitados que conhecem. Isto é surreal fazer caridade com o dinheiro de todos é simplesmente um atentado eum grande pecado. Estas Senhoras todos os anos nesta altura tornam-se beneméritas mas com o dinheiro de todos. seriam sim beneméritas se cada uma desse um almoço a uma criança necessitada durante uma semana ou mais isso sim seria CARIDADE.

Anónimo disse...

Mas quem é esse atrasado mental que dá pelo nome de Neves? Então é o proprio Presidente da Republica que reconhece que há fome em Portugal; é o primeiro ministro que o reconhece e até Francisco Leal o admite, e vem esse anormal desdizer o obvio?

Anónimo disse...

o neves é um desbocado,que se calhar andava com o ranho à bica,e de pata descalça como eu e muitos andaram em olhão, e hoje como tem um tacho do ps diz que tudo está bem.já o salazar tinha a sopa dos pobres agora o leal eo ps em olhão tem os sacos de plasticos da fome e da miséria.