terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Praia de Faro, igual à ILha da Fuzeta?????

Mau tempo: Duas casas desabitadas em risco de derrocada na Praia de Faro
21-12-2010 14:23:00

Duas casas desabitadas na zona Poente da Praia de Faro, no Algarve, estão em risco de derrocada após terem sido atingidas pela forte ondulação durante a madrugada de hoje.




As habitações número 85 e 86, situadas na primeira linha de costa e que já tinham sido fustigadas pelo mau tempo no passado inverno, situam-se numa zona de Domínio Público Marítimo, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.

As marés vivas e a forte ondulação de Sul, com ondas que atingiram uma altura de quatro a cinco metros, terão contribuído hoje de madrugada para a degradação das casas, separadas do mar apenas por alguns rochedos.

A Polícia Marítima está a acompanhar a situação e vai deslocar para o local uma equipa, durante a tarde, altura para a qual está prevista a próxima preia-mar (o nível mais alto a que a maré sobe), disse a mesma fonte.

A situação foi também comunicada à Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) do Algarve, que irá decidir se é necessário avançar com alguma intervenção e remeteu esclarecimentos sobre o assunto para mais tarde.

Em declarações à Lusa, fonte da Câmara de Faro afirmou por enquanto não haver necessidade de intervenção da Proteção Civil, embora as equipas estejam disponíveis para colaborar com a Polícia Marítima.

Noticia publicada no Observatório do Algarve.

Perguntas que ficam no ar pelo Olhão Livre!

Será que a Praia de Faro vai ser igual à ilha da Fuzeta?

Valentina Calixto na Ilha da Fuzeta deixou que o mar galgasse o cordão dunar destruísse as casas, e abrisse uma Barra no sitio, onde já há 60 anos o mar tinha aberto a Barra da Fuzeta que mais anos durou, por isso construíram os nossos antepassados construiram, a estação do Salva Vidas, que ainda hoje está lá, para testemunhar o local da Barra da Fuzeta!

Será que a presidente da ARH e do Polis a "engenhera" Valentina Calixto, vai deixar que aconteça o mesmo que na Ilha da Fuzeta?

A Praia de Faro Há anos que precisa de uma reposição de areias, pois estão ameaçados, não piscinas nem buracos de golfe famosos, mas sim vidas humanas!

Mas a ARH gastou este ano 6 milhões de euros do erário publico, na defesa do famoso buraco de golfe em cima de uma falésia, e da piscina do empreendimento do Vale do Lobo que há anos está para cair, mas que não cai, graças ao dinheiro de todos nós, gasto em sucessivas reposições de areia naquela zona. Enquanto que na Praia de Faro prometem reposições de areias, mas nada fazem!

Na Ilha da Fuzeta Valentina Calixto fechou a Barra que a natureza abriu, pressionada pelos patos bravos, que construiriam prédios de 4 pisos, a menos de 20 metros do preia mar na zona ribeirinha da Fuzeta, com a aprovação, e o fechar de olhos, de todas as autoridades desde a CCDR ao ICNB a ARH e o seu promotor a CMO.

Ao fechar essa barra na Fuzeta e ao abrir outra a 300 meros a nascente desta, Valentina Calixto gastou 1 Milhão de euros ao erário Publico, não para abrir uma Barra que desse boas condições de segurança, às 74 embarcações que governam a vida no porto da Fuzeta,mas sim para abrir um cemitério com estudos encomendados dizia Valentina Calixto, ao L.E.N.E.C. e à Universidade do Algarve. A U.AL já se desmarcou dessas afirmações e diz que não aprovou obras nenhumas, resta saber se o L.E.N.E.C. fez algum estudo, pois a Barra que foi pomposamente inaugurada já não existe.

Será que a história se vai repetir na Praia de Faro? Mas se morrerem pessoas nas casas que mais dia menos dia irão ser demolidas pela força do Mar como aconteceu na Fuzeta? Quem vai ser o responsável?

Vai a culpa morrer solteira como morreu no caso das 5 vitimas mortais na derrocadas das Falésias de Albufeira, onde a presidente da ARH responsável, pela segurança das Falésias ficou incólume na responsabilidade da morte de 5 pessoas, em que a única culpa que tiveram foi colocarem-se à sombra de uma falésia, que ruiu e pela qual a ARH era responsável, para proibir o acesso a ela, caso estivesse em perigo de derrocada, como veio a acontecer.

Se as 5 vitimas da queda da falésia fossem inglesas, em vez de serem Portugueses, nem tão cedo o Algarve se livrava de um processo em cima, pela parte do governo Inglês, e as indemnizações, seriam de milhões de euros. Mas como foram 5 cidadãos portugueses, o estado fez que não foi nada com ele, e ainda hoje os familiares das vitimas estão à espera que se julgue os culpados. Vai isso acontecer, se morrer alguma pessoa na Barra da Fuzeta ou na Praia de Faro???

Se tal acontecer o Olhão Livre estará na linha da frente para denunciar esse crime!








18 comentários:

Anónimo disse...

Em certa medida a Praia de Faro (Poente) está nas mesmas condições da Fuzeta. A ausencia de uma politica de combate à erosão costeira, põe em risco as pessoas que habitam naquela zona, o que para Valentina Calixto é insignificante. Acima das pessoas estão outros interesses, mais poderosos que se contabilizam pelo numero de cifrões, onde a vida das pessoas deixa de ser importante.

To Rico disse...

será que o psd em faro também não conhece o asunto???
quem manda em faro é o macário e não faz nada terá medo da valentina? que poder tem a valentina, que só Luis Gomes tomou a iniciativa de a enfrentar???
vamos ter novos episódios desta novela do poder da dona valentina,que poderosos a protegem.será cavaco? será almeida santos,quem é afinal que dá poder a valentina para ela esbanjar 1 milhão de euros .e continuar a fazer merda como é fechar a outra barra na fuzeta?

D.Quixote versus gatunos? disse...

PS da Madeira e Açores financiados ilegalmente
O Tribunal Constitucional considerou ilegal a inclusão das subvenções aos grupos parlamentares da Madeira e dos Açores nas contas partidárias do PS de 2007.
noticia vinda a publico no expresso.

Lima disse...

Olhe Costa se essas casas na praia de Faro que estão em risco, cairem, e lá morrer alguem, a culpa é dessas pessoas que em total desrespeito pela lei do País, e desregarde pelo direito de propriedade, e da sua propria segurança, resolveram construir, a seu belo prazer, e sem nenhum parecer tecnico, casas e barracas, mesmo à bordinha dàgua! Como é que essas pessoas podem vir agora exigir àos contribuintes que gastem fortunas a pôr areia para que a natureza não siga o seu curso?

Anónimo disse...

Antes que haja mudanças no POLIS e urgentissimo as populaçoes exigirem saber o que se passa com as contas do POLIS e o que fizeram nas barras como por exemplo no farol, e que diziam que iam por arei na praia, ou so poem em Vale do Lobo?

Anónimo disse...

Força LUIS GOMES e gente assim que o Algarve precisa, traga o SANTANA para OLhao que nos ficamos muito gratos

ol disse...

Oh Lima: quando se trata de cair em cima dos mais pobres, estás sempre pronto. Porque se gastou tanto dinheiro em Vale de Lobo? As praias devem ser protegidas, é verdade mas não tem que ser os portgueses que você considera de 2ª a pagarem a factura. Porque você não considera as casas de Pina, Alberto Almeida e outros como ilegais? Parece que você não sabe que as autoridades consentiram as construções e nalguns casos foram até agentes da autoridade que as construíam como forma de arranjar mais alguns patacos...

Anónimo disse...

OL,sabes muito,parece que sabes mas nada sabes, a não ser falar mal das pessoas de bem desta terra.Então a casa do alberto almeida está ilegal?uma casa que tem luz da edp na ilha do farol nunca pode estar ilegal,se não sabes fala com quem sabe,nem essa nem a do pina etc etc etc .C.Martins

Anónimo disse...

à pessoa que comenta como Lima.
se o srº não sabe fica a saber, essas casas que estão em risco estão legais e são de pescadores que as familias habitam na praia de Faro há mais de 100 anos ainda no tempo em que começaram as armações do atum . essas casas quando foram construidas estavam a centenas de metros do mar. já o mesmo não acontece com as casas do Ex governador civil e dos vereadores alberto almeida e carlos martins que tem casas ilegais na ilha do farol,mas a esses a valentina não toca senão é corrida.
diz o Lima que o estado não temnada de gastar dinheiro dos contribuintes em defender as casas desses pescadores e o mesmo estado tem o direito de gastar 6 milhões só este ano em defender um buraco de golfe e a piscina do Vale do LObo???? e se o Lima não sabe não é a 1ª vez que o estado repõe areia em vale do Lobo.
ou seja o mesmo estado gasta dinheiro a proteger os ricos e deixa os pobres ao abandono como é o caso dos pescadores da praia de faro. se o Lima não sabe das situações é melhor estar calado e informar-se.
o Autor desse artigo tem toda a razão,a Valentina Calixto que jogou 1 milhão de euros para o mar com a burrice da barra da fuzeta. essa engenheira é alérgica aos pescadores pois esses não tem dinheiro ,para jogadas debaixo da mesa.

a.terra disse...

Este tema das casas nas ilhas já deu, e pelos vistos ainda dará muito que falar.
Ninguem põe em causa os direitos do Estado. Todas as construções estão em Dominio Publico Maritimo, excepto as que estão em dominio do IPTM, pelo que desde logo, tinham de ter uma concessão emitida pelo entidade competente, que à data da construção eram as capitanias.
Ora, as capitanias sempre souberam das construções, sempre viram passar os materias de construção, e nunca, mas nunca tomaram uma atitude, permitindo, por omissão, que se fosse construindo.
O primeiro grande ataque às casas nas ilhas teve por fundamento, os aspectos ambientais, o que mereceu por parte das pessoas, uma resposta que fez recuar nas pretensões das autoridades. Já nessa altura estavam em marcha as "grandes" medidas de desenvolvimento (turismo) reduzindo esta questão a uma mera negociata. Correr com as pessoas e deixar o caminho livre para empreendimentos privados, que cerceavam o acesso às praias.
Hoje, aquilo que a Sociedade Polis vem fazendo, tem como fundamento a dominialidade do espaço, não invocando uma só vez os aspectos ambientais. Porque será?
Já aqui disse e continuo a dizer, que o grande problema da Ria Formosa assenta na ausencia de uma politica de combate à erosão costeira. Isso permitia, sem criar efeitos irreversiveis na costa, alargar a mancha de areal, aumentando a area disponivel para os utilizadores.
As casas da praia de Faro pagam impostos e os contribuintes devem ser tratados de igual forma. Assim não se percebe como é que a eng. Valentina Calixto, à data Directora Regional do Ambiente, tivesse construido uma vivenda em zona do DPM. Será que a Lei é só para alguns? E a construção do moinho na Fuzeta? Eu não tenho casa nas ilhas, mas as que lá estão não me incomodam. O que me incomoda é ver as ilhas a desaparecerem e não ver ninguem preocupado com isso.
O tempo que gastamos a discutir o bota abaixo das casas, porque não enveredamos pela discussão da defesa da Ria Formosa, e protecção de toda a costa algarvia? Não será mais interessante?

Lima disse...

Ao O.L.

mais uma vez venho lembrar, que a justiça é igual para todos no meu conceito! não estou aqui a julgar pessoas por serem ricas ou pobres estou a julgar sim pessoas que construiram casas em terreno alheio, sem consentimento do proprietário, sem licença nem progecto aprovado, e que têm agora o desplante de vir exigir à sociedade a quem ofenderam, que ponha uns milhõezinhos de lado para pôr areia à frente da sua porta, este meu reparo, não é só para pobres nem ricos, é´para toda a gente que contruiu lá as casas. e não me venham com essa teoria que as autoridades consentiram, porque as pessoas sabiam muito bem que o que estavam fazendo, era ilegal! ísso é como dar um sôco em alguem, e depois dizer que "a culpa foi dele não se defendeu" Os politicos que lá construiram, ou mantém as casas, quanto a mim são ainda mais culpados, porque como profissionais da lei deveriam ter mais respeito por ela.

D.Quixote dòlhão disse...

o dr pina vereador da CMO, não tem casa na ilha a casa é do avô pina foi deixada por herança.
pelo menos foi isso que o benemérito pai pina disse.
mentiroso sou eu e não minto tanto.

Lima disse...

Ao anónimo das 10:11

Amigo, quem foi que lhe deu a autoridade para julgar, e mandar calar quem diz coisas que lhe desagradam? por ventura já pensou que poderá ser voçê quem está no lugar errado da "fence"? Embora sem mo pedir, aqui lhe deixe um conselho: quando quizer discutir idèias, não ataque as pessoas, porque assim sái-se muito melhor!

Anónimo disse...

Eu faço um apelo ao Sr. Luis Gomes Presidente da Camara Municipal de Vila Real de StoAntonio, que faça alguma coisa por este POLIS,que ajude a verificar o que se passa com as contas e as obras haja alguem com coragem isto ja chega, e um descaramento o que se esta a passar com este POLIS, eu sei que o sr, e uma pessoa de bem sempre desponivel a ajudar as populaçoes.

Anónimo disse...

ao lima onde é que o comentador da 10.11 o ofendeu,a si ou a outra pessoa qualquer,eu só disse que o estado gastou 6 milhões na defesa de um buraco de golfe e de uma piscina que está para vir abaixo por estar em cima de uma falésia e que o estado já gastou mais de 15 milhões ao longo de várias intervenções para que essa não venha abaixo.
só se o lima é o dono dessa piscina,é que pode ficar ofendido.
comentador da 10.11

Zé do Mar disse...

Mó má então o Luis Gomes tem aqui um apaixonado neste blog!
A gente sabe que o homem é bom naquilo que faz, mas daí a idolaterar-lo, vai uma grande diferença! nós já conhecemos essa história de o homem levar os seus doentes oftalmologicos para Cuba e tudo o mais, envergonhando os responsáveis pelo serviço nacional de saúde, mas parece que no aspecto ecnómico as coisas não vão lá muito bem em Vila Real, pois segundo se diz a dívida da Camara Municipal, é qualquer coisa astronómica, Enfim, ninguem é perfeito! não é anónimo das 8:57, & 14:03

Anónimo disse...

Porquê que há pessoas que conseguem vêr tão bem um pequeno monte de areia,e não conseguem vêr uma montanha?como é o caso do SrºLima !Conheçe alguem que seja proprietário de terrenos nas praias?Já não digo em dominio publico maritimo,porque aí a história é outra,com os atropelos da lei,presentemente quase que não se sabe aonde começa e acaba um terreno situado em D.P.M.que até se constroi predios de varios andares a 20 metros da preia-mar
Não se fez nem se vai fazer,qualquer intervenção na área em perigo na ilha de faro,porque é menos esse dinheiro que Soc.Polis gasta,então é só esperar que o mar faça o trabalho de remoção das casas dos descamisados pescadores.Agora se estivesse em perigo algum prédio da ilha de Faro de algum poderoso,pode crer que no dia seguinte a zona seria logo protegida.Veja o tempo que está a demorar.com os elevados prejuizos para os pescadores a intervenção na barra da Fuzeta,se estivesse em causa outra classe,provalvelmente mais poderosa,até debaixo do tempo menos bom a intervenção era feita.assim como são os descamisados pescadores,logo se repara a barra quando chegar o verão.


Pimpão-Fuzeta

Anónimo disse...

Ninguem esta a pedir para por arei a porta de casa, mas sim em extensoes bem grandes de praia, onde as pessoas se possam sentar e por as suas sombrinhas, coisa que ste verao so podiam fazer um parte do dia, as pessoas quando nao sabem devioam estar caladas