sábado, 26 de outubro de 2013

Qualidade da agua em Olhão, questões que gostavamos que a C.M.Olhão expicasse!

Câmara de Olhão garante que água no concelho é de boa qualidade


  A água distribuída na rede pública no concelho de Olhão é de boa qualidade e é controlada regularmente por uma entidade externa, garantiu esta quinta-feira a Câmara de Olhão. A autarquia reagiu a uma denúncia feita no blog «Olhão Livre», que revelava que em 2012 a Águas do Algarve (AdA) encontrou elevados valores de bromatos, uma substância potencialmente cancerígena, na água da rede em Olhão.
A Câmara de Olhão confirmou que em abril de 2012 foi detetado um valor acima do permitido num dos pontos de distribuição, em Brancanes, a cargo da AdA. Tratou-se, no entanto, «de uma situação pontual, que foi imediatamente alvo de verificação e correção, tendo sido imediatamente restabelecida a qualidade da água destinada ao consumo humano».
«Assim foram adotados os procedimentos legais que conduziram à resolução desta situação que, como se pode verificar pela análise dos editais da qualidade da água de 2012 e 2013 [da AdA], tratou-se de uma exceção que não colocou em risco a saúde pública nem a qualidade da água distribuída no Concelho de Olhão», garantiu a autarquia.
A água que chega à casa dos algarvios é gerida e distribuída pela AdA “em alta” (sistema multimunicipal), enquanto as autarquias têm a competência da sua distribuição “em baixa”, ou seja, num sistema próprio, concelhio. Em Olhão é a empresa municipal Ambiolhão a responsável pela distribuição da água e também pela monitorização da sua qualidade, dentro do sistema que controla.
Um dos elementos chave desta monitorização é «o Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA)», documento que tanto a AdA como a Ambiolhão têm de submeter anualmente à Entidade Reguladora.
«Este programa contempla a realização de 120 colheitas de água ao longo do ano, em diversos pontos do Concelho de Olhão; quer sejam estabelecimentos públicos quer casas particulares; executadas quinzenalmente por um laboratório certificado e considerado apto no âmbito do estabelecido pela ERSAR. No nosso caso o laboratório é o Aqualab», revelou a Câmara de Olhão.
«Para além da realização de colheitas nestes 120 locais, a Ambiolhão efetua também um controlo operacional mensal em diversos reservatórios que abastecem o Concelho e que são abastecidos a partir dos reservatórios mãe (pontos de entrega da Águas do Algarve): Zona Alta e Zona baixa de Olhão, Monte S. Miguel, Cerro Azul, Zona Alta e Zona Média de Moncarapacho, Fuseta e Belo Romão», acrescentou.
A água que é entregue nestes pontos não é controlada pela Ambiolhão, admite a autarquia, mas é igualmente submetida a análises periódicas «tal como é possível verificar pela emissão dos editais trimestrais da qualidade da água por parte desta entidade».
A Câmara salientou ainda que, no caso do parâmetro específico dos bromatos, nem sequer é obrigada a controlá-lo, «uma vez que distribui apenas água adquirida exclusivamente à entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve».
Noticia do Sul Informação on line
Noticia publicada na página da CMOlhão 

Nota do Olhão Livre: Perante a nossa denuncia que pode ver carregando aqui , a CMOlhão foi rápida a responder, o engraçado é que os consumidores ficaram sem saber, porque razão,  aparecemos tais Bromatos, uma substância que pode ser cancerigena, nas aguas da rede publica do concelho de Olhão.
Era bom explicarem às pessoas  a origem dos problemas da agua distribuida em Olhão, pois às vezes há empressas, que são obrigadas a fazer análises à agua e os problemas aparecem.
 No ultimo trismestre aparece 1 análise onde existem coliformes, conforme se pode ver na porta da ambiOlhão, porque aparecem esses coliformes,nas análises se a agua é da Barragem e de qualidade superior ,conforme nos quer fazer querer acreditar as Aguas do Algarve?
Só para dar um exemplo do que de grave se passa em Olhão: Na Rua Manuel Martins Garrocho existe uma rotura de esgotos detectada, por um piquete da ambiOlhão,  há mais de 1 ano, mas por incrivél que pareça, foi fechada sem ser reparada, ao lado passa a canalização de agua potavél com mais de 60 anos, que está cheia de roturas por todo o lado; Será que não é um perigo de saude publica ,uma rotura de esgotos esquecida a verter para o solo, onde passam as condutas de aguas com mais de 60 anos,cheias de problemas,  que abastecem as casas da zona?
Com a saude publica não se brinca ,se existe uma rotura de  esgotos é para ser reparada e não tapada, e a CMO que explique porque razão não reparam essa rotura de esgotos, na Rua Manuel Martins Garrocho, será falta de tempo, é que um ano são muitos dias, ou será  foi esquecida?

1 comentário:

Anónimo disse...

Um ano são muitos dias e 4 anos sabe-lo muito bem António Pina são 1460 páginas e disto sabe muito bem o presidente da CMO que fez questão de mencionar no discurso de tomada de posse que tinha 1460 páginas para governar Olhão, será governar ou desgovernar? Parece-me que vai ser a desgoverbar a útilma palavra a que vai figurar na última das 1460 páginas de mandato de António Pina em Olhão.