sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Protestos em Faro contra os terroristas que atacam e destroem a Ria Formosa!

DESALOJADOS DAS DEMOLIÇÕES NAS ILHAS DA RIA FORMOSA ACUSAM GOVERNO DE “TERRORISMO SOCIAL”

As cerca de mil demolições previstas nas ilhas e ilhotes da Ria Formosa, na sua maioria habitações no Concelho de Faro, continuam a provocar fortes protestos por parte dos desalojados. Depois das mais de mil pessoas que marcaram presença no mês passado, em protesto, no auditório Municipal de Olhão, com os apoios de deputados do PS e CDU, esta quarta feira o ministro ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, como se pode ver na imagem, foi surpreendido à chegada ao Teatro das Figuras, em Faro, onde o governante ia (foi) apresentar o “programa para o próximo Quadro Comunitário de Apoio – 2020″, com a presença dos ilhéus que estão a receber as cartas da Sociedade Polis – Ria Formosa, para retirarem os bens de suas casas de forma a serem demolidas.  Situação que está a provocar uma “situação de revolta entre os moradores das ilhas”, advertiu José Lezinho, mariscador dos núcleo histórico dos Hangares (nome oriundo da I Guerra Mundial).    Manif demol Ilhas Teatro Figuras (41) Manif demol Ilhas Teatro Figuras (42)
As palavras de ordem e as frases escritas em cartazes aludindo a “Terrorismo Social”, “1ª Habitação Destruída” e “Desalojados”, levaram a comitiva ministerial a olharem para cima enquanto subiam o acesso ao Teatro das Figuras. Poiares Maduro e D Santos (2)Manif demol Ilhas Teatro Figuras (26)
Como também se podem ver nas imagens de Algarve Press, viveram-se momentos dramáticos, com lágrimas e gritos com o ministro como principal alvo, levando mesmo ao reforço da protecção do governante por parte da PSP. Manif demol Ilhas Teatro Figuras (25)Manif demol Ilhas Teatro Figuras (9)
Os agentes não precisaram de intervir mais do que o normal já que as dezenas de manifestantes não passaram das palavras de indignação. Recorde-se que os tribunais estão a ser “invadidos” por centenas de providências cautelares.Manif demol Ilhas Teatro Figuras (22)Manif demol Ilhas Teatro Figuras (11)

Pescadores, mariscadores e viveiristas, acompanhados de familiares, deram azo ao desagrado, mas Poiares Maduro, questionado pelos jornalistas para comentar a recepção (inesperada) à porta do Teatro das Figuras, respondeu somente com um “não comento”.

Manif demol Ilhas Teatro Figuras (19)

Recorde-se que, no dia anterior, frente ao edifício da CCDR Algarve, após a tomada de posse do presidente daquele organismo, David Santos, os ministros Poiares Maduro e Jorge Moreira da Silva (do Ambiente), bem como o edil farense, Rogério Bacalhau, foram vaiados por vários moradores das ilhas-barreira, mas, tal como esta quarta feira frente ao Teatro das Figuras, nenhum dos responsáveis políticos responderam, directa ou indirectamente, às acusações dos populares.


Nota do Olhão Livre: O Terrorismo não é só social é também ambiental e económico, pois as pessoas que vivem da Ria  Formosa veêm essa, ser poluida todos os dias, pelos  esgotos tóxicos e sem qualquer tratamento que envenenam as aguas onde trabalham.
A Ria está poluida,  já todos as entidades oficiais admitem esse facto, a  maior parte dos viveiros sofreram uma desclassificação da Classe  B  para C, muitos deles foram impedidos de trabalhar nos seus viveiros, deviam ser compensados por não poderem trabalhar como acontece na Galiza, sempre que há desclassificações de viveiros, que impedem as pessoas de ganhar a vida, é isso que mandam as normas europeias, mas na Ria Formosa nimguém vai receber nada, e ainda tem para pagar este mês a licença dos viveiros, onde foram impedidos de trabalhar.
Como se não bastasse anda todo o mundo calado mas o leilão dos viveiros está à porta,  e já há pessoas deseperadas a fazer ameças de morte se alguém lhe tirar o viveiro que tem na sua pose há mais de 40 anos.

As demolições na Ria Formosa estão na ordem do dia e as pessoas devem vir para a Rua enfrentar os politicos, que lhes querem demolir as casas,e que lhes continuam a envenar as aguas onde trabalham, mas não se podem esquecer quem foram os partidos que aprovaram o POOC, do Sotavento do Algarve, que é o plano que foi criado tendo como um dos principais objectivos as demolições nas Ilhas Barreira, e foi o PS que fez a lei que premitiu isso, e que na Assembleial  Municpal de Olhão,  PS e PSD, e CDU inclusive aprovaram essas demolições. Na  Assembleia Municipal de Faro foi o PS, e o PSD que aprovaram as demolições, sendo a CDU e o BE os unicos que votaram contra.

Sem luta não há vitórias, e o governo prevendo a revolta das pessoas, vai dividindo as pessoas fazendo as demolições  em ilha separadas, de modo a dividir as pessoas, o que as pessoas tem de fazer é unir a luta contra as demolições contra a poluição da Ria Formosa e contra o leilão dos viveiros.

O que devem exigir é no caso das demolições a suspenção imediata do POOC edas demolições, A revisão do POOC,e do POPNRF. com uma ampla participação publica onde as organizações das ilhas dos mariscadores e viveiristas, e pescadores, das associações que se tem batido, pela Defesa da Ria Formosa e todas as pessoas interessadas devem participar activamente nessas discussão publica.

Todas as pessoas devem exigir o Fim da Poluição da Ria Formosa, para que crimes diários como esta foto mostra o que acontece diáriamente em Faro nas ruinas do  Moinhode Maré ao pé da Horta da Areia, onde existe um esgoto a céu aberto que continua a  descarregar veneno na Ria Formosa e que ao longo de décadas tem poluindo toda a zona envolvente  até ao Cais Comercial de Faro.

 As pessoas devem exigir que estas situações criminosas,  sejam banidos de uma vez por todas, e que os culpados sejam julgados pela destruição ambiental, social e económica,  que tem dado origem.
Estes crimes é que fazem mal à Ria Formosa mas o POOC e o Polis nada dizem sobre eles.
Vamos à Luta,mas não só em defesa das casas, mas em defesa de toda a Ria Formosa, só assim podemos evitar as demolições e acabar com a poluição e correr com os interesses dos poderosos em grandes negócios, tendo como objectivo correr com pessoas da Ria Formosa, para fazerem  o que estão a fazer na zona ribeirinha da Fuzeta, construir resorts de luxo quanto mais perto da agua melhor ,pois mais lucro dá, para isso há que correr com as pessoas que sempre viveram da Ria, e que tem casa nas Ilhas da Ria Formosa.
Em Olhão temos o  já célebre esgoto do T em Olhão, que António Pina,.com o Auditório cheio, por causa da desclassificação dos viveiros, dizia ter 500 000 guardados da ambiOlhão para acabar com este e outros crimes, mas passados 1 anos e 4 meses, esses esgotos venenosos  continuam iguais ou piores,  a fazer descargas assasinas como estas da foto embaixo.




1 comentário:

Anónimo disse...

Estes tipo de Blog tem uma função que era o alertar as consciências adormecidas, mas na verdade é uma perda de tempo.
Falam-se em mil e tal casas a derrubar mas aparecem 50 pessoas a manifestarem perante os mandadores do governo, aparecem moções de descontentamento nas assembleias municipais de Olhão e em Faro mas servem para quê?
Servem para que a maltinha fale que o partido A ou C defendem a manutenção das casas.
Desiludem-se meus amigos com casas nas ilhas, tudo o que está previsto com providências ou sem providências vão ser derrubadas.
Se alguém tiver duvidas ouçam os políticos em Faro na assembleia municipal marcada para 27 de Fevereiro que a única pessoa é a leitura das moções contra o derrube.
Sejam felizes.