terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

RIA FORMOSA: BATOTA ELEITORAL NA RECLASSIFICAÇÃO DAS ZONAS DE PRODUÇÃO!

A desclassificação das zonas de produção de bivalves na Ria Formosa em Novembro de 2013 deveu-se essencialmente à detecção de falta de analises como efeito colateral de uma queixa apresentada na Comissão Europeia pela contaminação de bivalves por biotoxinas.
Olhando o quadro acima, pode constatar-se que há data a contaminação microbiologica dos bivalves era menor do que hoje, pelo menos nalgumas zonas. Sabedores que o grau de contaminação era diminuto e passível de enquadrar as diversas zonas em classe B, as entidades oficiais, particularmente o IPMA, mandou fechar os olhos às autoridades policiais e permitir a apanha de bivalves.
O presidente do IPMA já elaborou o despacho de reclassificação, determinando que apenas a zona do Alto da Farroba - Regueira da Agua Quente continuem em classe C, o que nos merece alguns comentários.
Em primeiro lugar para o trapalhão do primeiro-ministro que dizia que o seu partido não funcionava em função dos resultados eleitorais, mas a reclassificação agora efectuada não passa de um mero acto eleitoralista. Portanto temos um primeiro ministro aldrabão e mentiroso!
Na altura, o deputado laranja Cristóvão Norte também veio a terreiro afirmar que a saúde publica estava em primeiro lugar. O que quer dizer que a opinião do deputado também mudou com o aproximar das eleições, uma vez que os resultados analíticos, são agora de maior risco para a saúde publica do que na altura. Mais um contorcionista politico! E não será demais lembrar ao dito cujo que as sanções a aplicar às autarquias poluentes da Ria, deve ser feita de igual forma, porque a sua, Câmara Municipal de Faro, também tem esgotos directos como os da Ribeira das Lavadeiras.
Regressando às analises, elas mostram-nos que são feitas de forma tão irregular que se de um momento para o outro aparecer uma delegação de veterinários da Comunidade, a maior parte das zonas de produção serão desclassificadas, algumas delas que estão em condições de passar para a classe A e como tal isentas de depuração.
Por outro lado, as analises dos dois últimos meses mostram que, ao contrario do resto da província, no concelho de Olhão chove merda! É que em nenhum outro concelho se registam níveis de contaminação microbiologica como aqui. Será mesmo de alguma forma de chuva indesejável?
Como é do conhecimento publico a contaminação microbiologica tem origem na produção animal ou humana, sendo que desde 2009 a produção animal na região foi extinta razão pela qual a justificação de excorrencias superficiais da agricultura não tem qualquer cabimento o que equivale a dizer que esta contaminação se deve, única e exclusivamente à produção humana.
A zona identificada como Alto da Farroba - Regueira da Agua Quente tem o azar de a estação elevatória de Bias do Sul, volta e meia, entrar em colapso e descarregar directamente na Ria, sendo por isso um crime ambiental da responsabilidade da Águas do Algarve mas que conta com o apoio do resto da cambada das entidades publicas agora controladas por uma laranja bastante azeda (esta não é do Algarve, certamente). Mas ainda assim, as analises efectuadas no Alto da Farroba apontariam no mínimo para a sua classificação em classe B e nunca em C.
E pior ainda quando verificamos que as analises efectuadas nos últimos meses apontam o Ilhote Negro ou a Garganta, especialmente esta, para que fossem classificadas como C. Quando uma analise aponta um valor de NMP de 35.000 eco li, quase a entrar nos limites da classe D e a zona é reclassificada em B, é caso para dizer que a decisão não é técnica mas puramente politica e eleitoralista. E a questão é tão simples quanto isto, porque a partir do momento em que está anunciada a construção da nova ETAR, bem podem as estações da caca despejar à vontade sem qualquer preocupação ambiental.
Se por um lado ficamos satisfeitos pelo facto de os produtores regressarem à sua actividade normal, não deixamos de lembrar que de um momento para o outro tudo isto muda e poderá implicar custos muito gravosos para quem tenha viveiros no Ilhote Negro ou na Garganta.
Falta ainda saber qual a influencia que estas analises irão ter no processo de revisão das concessões.
REVOLTEM-SE, PORRA!

3 comentários:

V.P. disse...

qunado morrer algum turista inglês ou alemão por consumir amêiojas poluidas vão à presa requalificar as zonas de producção.
tanta merda descarergada para a ria em Olhão e em Faro e todos fecham os olhos?
num apís a sério os responsaveis por esses crimes já tinham sido TODOS,julgados e presos

Anónimo disse...

mas ja saiu o despacho?

Anónimo disse...

Mais uma manobra para tapar os olhos do povo. As etares são as mesmas merdas o esgoto continya a mandar para a ria as barras e canais iguais e agora sao b? Deve ser obra dos vira casacas ou fejao careta.