sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

RIA FORMOSA: INCOMPETENCIA E HIPOCRISIA!

Na passada quarta-feira, o ainda presidente da Câmara Municipal de Olhão, levou à sessão de Câmara uma proposta a apresentar e votar na Assembleia Municipal com vista à suspensão do artigo 37º do POOC.
Tal pretensão esbarrou na posição do vereador do BE que, muito justamente, entendeu que tal proposta não tinha o mínimo de eficácia, uma vez que não estava prevista a suspensão das demolições. Confrontados, os vereadores do PS e do PSD acabaram por concordar e acrescentaram então a suspensão das demolições.
Este episódio mostra bem da incompetência e hipocrisia que está por detrás de quem, ao longo dos anos e depois de ter aprovado as demolições, se vem agora apresentar como um grande defensor dos moradores das ilhas barreira.
Nada mais errado! Se olharmos a outras situações em que se pretendiam legitimar construções em áreas protegidas, e poderíamos citar montes de exemplos, as autarquias pediram a suspensão dos planos de gestão territorial em vigor à data das aprovações, mas nunca pediram a suspensão de um artigo especifico. originalidades deste PS em campanha eleitoral!
O facto de o PS vir agora pedir a suspensão de apenas um artigo do POOC mostra que de facto não está interessado em resolver os problemas da Ria Formosa, mas e apenas, de forma oportunista cavalgar a indignação dos moradores perante o espectro das demolições.
Um pedido de suspensão e revisão dos planos de gestão territorial tem de ser fundamentado e no caso dos planos que incidem sobre a área da Ria Formosa, é pelo facto das perspectivas de desenvolvimento económico e social e também ambientais não corresponderem à realidade, pelo contrario, o que assistimos é à degradação a todos níveis.
Mas porque esta gente não se enxerga e tentam enganar as pessoas, convém lembrar que não é apenas o POOC mas também o Plano de ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa que deve ser suspenso e revisto, porque afinal se o POOC diz mata, o POPNRF diz esfola!
É que pelo POPNRF também não são permitidas as casinhas, prevendo mesmo a reestruturação dos espaços edificados com renaturalização, ou seja, até por aqui é possível, ao estado terrorista, mandar demolir todo o edificado das ilhas barreira.
Que a generalidade dos moradores desconheçam esta realidade é normal, mas já o mesmo não se pode dizer dos actores-aldrabões políticos que tinham a obrigação de o saber. Mas se tivermos em conta que o jurista da Câmara Municipal de Olhão e a chefe do Gabinete de Planeamento e Gestão Urbanística "só" tomaram conhecimento da Lei do Domínio Publico Marítimo pela comunicação social quase dez anos depois da sua publicação, então não admira que a imbecilidade politica, desconheça o que anda a fazer.
Desta forma, fingindo estar ao lado dos moradores, os patifes políticos, lograram enganá-los e conduzi-los a um beco sem saída.
Enquanto os moradores das ilhas barreira não interiorizarem a ideia de que é com luta e não com delegação de representação na canalha que aprovou as demolições, jamais verão o seu problema resolvido.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

V.P. disse...

o moçe pina quer é banhos de multidão pois até aqui tem tido lábia dar a volta ao texto e enganar as pessoas,mas a panciência do povo tem limites no caso das desclassificações do Viveiros em pânico ele e os amigos comerciantes, que ele agora o pina chama tubarões,com papeis de convocação nas depuradoras existentes na altura convocaram as pessoas,no Auditório admitiu que a CMOlhão pouia a Ria mas que ele Pina já tinha guardado na ambiOLhão 500 000€ para resolver o problema,passado quase ano e meio o veneno continua a ir para as aguas de produção de bivalves.
Ou seja não resoveu nada simpelsmente enganou as pessoas impedindo-as de lutar,contramo flajelo da poluiçao na Ria Formosa.
No caso da passagem de nível foi outro caso igual,as pessoas mais uma vez foram engandas e continuam a ter de subir e descer o tunel.
Agora no caso das demolições é o mesmo,sabendo ele de antemão que não há volta a dar,e que as máquinas em fins de Abril vão invadira a Ilha do Farol e demolir as casas ditas ilegais.
Lei essa que Pina aprovou e assinou, como vereador sem pelouro que era na altura.
Olha pininha faz café e deta-te que o tempo das mentiras está a chegar ao fim.

Anónimo disse...

Era só o que faltava quanto a intreses muda-se a lei, ainda hoje a aqua batia nas casas do farol e armona na praia de faro no lado dos pescadores.Força demolir as casas de 2º habitação que só servem para ferias e alugar vamos deixar de demagogias.