segunda-feira, 11 de abril de 2016

OLHÃO: QUE POLITICA DE PESCAS?

sardinha
José Apolinário, secretário de estado das pescas do governo Costa, veio a terreiro para anunciar alterações e parcerias futuras na náutica de recreio, como se pode ver em http://www.jornaldaeconomiadomar.com/governo-quer-mais-intervencao-de-municipios-na-nautica-de-recreio/.
Ora o Apolinário é secretário de estado das pescas mas não do turismo e seria lógico que se pronunciasse sobre a pesca, embora o seminário fosse da Nauticampo. Mas, o Apolinário, que até ir para o governo foi presidente da Docapesca ( e não gosta que se diga que nada mais fez profissionalmente do que viver á custa da politica), enquanto tal encomendou um estudo à UALG sobre o impacto económico da nautica de recreio, estudo esse que contou como coordenador um tal Fernando Perna, o mesmo que estudou a capacidade de carga das praias dos núcleos do Farol e Culatra, como se pode ver no link publicado em http://olhaolivre.blogspot.pt/2016/03/ria-formosa-ilheus-um-povo-que-luta.html.
Significa isto que todos os estudos obedecem a uma estratégia de desenvolvimento turístico e nunca da pesca, porque esses não são convenientes.
A monitorização efectuada em Dezembro passado, indicam uma elevada abundância de sardinha juvenil, como se pode ver em http://www.jornaldaeconomiadomar.com/governo-adopta-novas-medidas-para-a-pesca-da-sardinha/. Neste texto, admite-se capturas de sardinha até ao limite de quinhentos quilos de sardinha T4, ou seja de menor tamanho,mas acima dos 11 cm, como medida proteccionista.
Mas como se protege a sardinha de menores dimensões, quando os predadores espanhóis operam na nossa costa com total impunidade? Ou quando são mais os barcos espanhóis que os portugueses?
Ora, o secretário de estado das pescas devia era estar preocupado com a situação das pescas e com os acordos que fez com o outro lado da fronteira, com prejuízo para os pescadores portugueses.
Compreendemos que o Apolinário depois de ter anunciado a concessão do porto de recreio de Olhão (http://www.jornaldaeconomiadomar.com/porto-de-recreio-de-olhao-vai-ser-concessionado/), para o qual nunca revelou qualquer aptidão para o gerir,venha assim defender-se das suas incapacidades, fazendo intervir dos municípios. De facto com um secretário de estado destes, nem pescas nem portos!


5 comentários:

Anónimo disse...

o moço de pechão foi bom foi a entregar obras a empresas amigas.

Anónimo disse...

Não vale a pena questionar o futuro advogado José Portada futuro porque o homem andou em direito mas ainda não fez estagio.
Mas é tratado por Drº José Apolinário Nunes Portada.
De parvo não tem nada como profissão é Politico e é tão inteligente que faz parte da loja "O Futuro" da Maçanoria neste governo eles lá estão Campoulas Santos, Augusto Santos Silva, José Apolinário, Ex ministro João Soares e muitos mais em gabinetes é um autentico espectáculo.
Culpados não são, quem acredita nele Zé Apolinário e companhia esses sim deviam ir para o PURGATÓRIO.

Anónimo disse...

Portugal foi terra de pescadores, de marinheiros...foi... foi num Portugal independente que desapareceu. Com a adesão à UE outro Portugal, agora de mão estendida passou a ser país de prestação de serviços, logo o que mete turismo em primeiro lugar. Tudo o que envolve pesca é treta para entreter a sobrevivência de uma meia dúzia de teimosos saudosistas.

Anónimo disse...

A MAFIA com os seus sócios colocados nos lugares chave do poder de influência e decisão tem tudo controlado. Nada a fazer numa mundo de cegos, ou pior, que preferem não ver.Sejam felizes.

Anónimo disse...

entao e ja se sabe alguma coisa do concurso dos viveiros?