sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

OLHÃO: AFINAL QUEM MANDA NA FRENTE RIBEIRINHA?

Aquando da construção dos Portos de Abrigo e de Recreio, no topo oeste deste ultimo, foi também construida uma infraestrutura para permitir a subida dos barcos (veleiros) e deixado um espaço para estaleiro de apoio à náutica de recreio.
Com a vinda do hotel, construido no outro lado da Avenida 5 de Outubro, as intenções parece terem-se alterado, uma vez que a administração do grupo já veio manifestar o seu descontentamento com a localização do estaleiro.
Não sabíamos que o hotel já manda em Olhão!
Ora quando o hotel ali se instalou sabia antecipadamente o que se pensava para aquela zona, não podendo vir agora argumentar com o desconhecimento da situação, e nem a administração publica tem que andar a reboque das intenções do hotel.
Por outro lado, a câmara municipal de Olhão envidou todos os esforços para que os amigos do presidente ficassem com a concessão do Porto de Recreio, e só não correram com os pescadores da pequena pesca artesanal, porque a ministra do mar a tal se opôs, mas a ideia era alargar o Porto de Recreio até ao Cais T.
Se a intenção não era a de permitir o estaleiro no espaço para ele concebido, tal deveria ter ficado esclarecido logo no acto assinatura da concessão, o que não aconteceu. Falta saber se a área comercial prevista para o lado sul do parqueamento dos barcos de recreio, não incomodará também o hotel e por isso deixar de ser construido.
Mas como o presidente da câmara é um autêntico artista na arte de contornar os problemas, logo se lembrou da rampa, nunca utilizada, na área portuária para ali hospedar o estaleiro e parqueamento do Porto de Recreio, o que obriga a uma nova concessão por parte da Docapesca. Ou será que vai ficar à borla, embora o concessionário fique com mais espaço disponível?
Como as contas das entidades publicas não primam pela clareza e transparência a que estão obrigadas por uma Lei quase sempre violada, e porque a autarquia tem um contrato de gestão celebrado com a Docapesca, seria interessante saber que verbas entregou a esta pela exploração dos terrenos sob jurisdição da Docapesca?
E qual é a situação dos barcos que até aqui mantêm o seu lugar no Porto de Recreio, já que segundo nos informaram, as taxas a cobrar foram substancialmente agravadas, muito acima da inflacção? A empresa concessionária vive de resultados, lucros, e não deixará de penalizar os olhanenses que ali mantêm os seus barcos, para no seu lugar colocar outros cujos proprietários têm mais poder económico.
Na altura chamámos a atenção para o que se iria passar, mas as pessoas fizeram questão de ignorar, ficando na expectativa. E agora que dirão, depois de terem votado no nosso "amigo" Pina, o mentor, e cúmplice de toda a tramoia?
Temos assim uma troika, câmara municipal, hotel e concessionária, contrária aos interesses da população de Olhão, mas cujos outros e altos interesses se agigantam, tornando-os nos novos donos disto tudo.
CUIDEM_SE!

3 comentários:

Anónimo disse...

O plano é o seguinte meus "amigos", em relação à Marina dos verbos de encher os preços aumentaram já os tais 20% que tinham como tecto máximo durante 5 anos, ou seja, o plano de separar o "trigo do joio" está em marcha e no caminho previsto, daqui a 5 anos podemos aumentar o que quisermos no preço, e aí sim, eliminamos completamente os ranhosos olhanenses da marina, para assim dar lugar a quem de Vilamoura e Quarteira merece estes lugares numa marina espectacular, quando acabarmos, nem os vossos mafiosos de Olhão, guerreiros, meninos de hotel e outros, vão ter dinheiro para pagar lá marina.

Anónimo disse...

E mais ainda, será que vamos saber como o Caleres do "Nauta" arranjou lugar na marina para o seu barco "fuzileiro" e mais que isso um lugar na administração da verbos de encher sem ter competência alguma. Diga-se que este senhor tinha o barco na marina da pesca artesanal e passou à frente de centenas de pessoas da lista de espera. Mais um amigão do Pina que veio do barreiro usufruir do paspalho povo de Olhão. Votem mais nos mesmos. Paspalhos!

Anónimo disse...

fizeram uma marina para alguns ,onde o espaço era de todos -se eu voltar a ter barco onde vou por?.desde pequeno vejo barcos nesse local atè fazerem a porcaria da marina