sexta-feira, 6 de julho de 2018

CACELA: O CRIME A TROCO DE QUÊ?

Nos últimos dias, a zona a nascente da Fortaleza foi objecto de uma intervenção autorizada pelo ICNF, a qual constitui um autentico crime pela destruição paisagística, de árvores centenárias e mais que deixaremos para mais adiante.
Quem dirige o ICNF na região algarvia, é Valentina Calixto, a presidente do Parque Natural da Ria Formosa, a mesma que enquanto presidente da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, mandou abrir a nova barra de Cacela, no chamado "fundo do saco" e que contou com a cumplicidade do então presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que disponibilizou as maquinas.
Pelos seus contornos, não podemos deixar de estabelecer conexões entre as duas intervenções, qual delas a mais suspeita, embora possa estar tudo legal, do que duvidamos.
A presente intervenção, é feita ao abrigo da chamada prevenção dos fogos, como se vivêssemos numa zona de floresta com casas rodeadas por mato que pudesse pôr em causa algumas delas. Nada de mais errado.
Havia mato sim, rasteiro e habitat de algumas espécies, mas também haviam árvores centenárias como alfarrobeiras e oliveiras, protegidas por Lei, mas que nem por isso deixaram de ser objecto de uma acção que visou sobretudo eliminar todo o coberto vegetal da zona. Naquele local está também uma arriba fóssil, a maior jazida fossilifera do País e que devia estar protegida do vandalismo ganancioso de gentalha sem escrúpulos. Nem o proprietário nem a Valentina Calixto tiveram o mínimo resquício em executar e autorizar o crime que presenciamos!
                                                                       Antes  
                                                                     Durante
                                                                 Resultado final
Ainda antes desta acção. já uma outra tivera lugar, com o proprietário a decepar dezenas de oliveiras, um claro prenuncio de que se preparava qualquer coisa para aquele local.
Do mesmo modo, não podemos esquecer que existem umas estufas, mesmo em frente do acesso ao sitio da Fabrica, em violação do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa e sobre a Valentina ou Valentona nada diz.
Recordamos que a engenheira Valentina Calixto foi brindada com a desafectação de uma parcela do Domínio Publico Marítimo no Ludo, onde construiu a sua "modesta" casinha, do mesmo modo que o seu conjugue com mais um marinheiro de agua doce, depois de ver aprovado um empreendimento de aquacultura, também ele no Ludo, acabou por abandonar. Ninguém vai preso neste País a não ser o pilha-galinhas, mas esta gente pode destruir tudo o que as rodeia, que a Justiça não chega até eles. As leis são feitas por famílias político-mafiosas para se protegerem a enorme quadrilha que tomou conta do País!
Onde pára o desmiolado secretário de estado das florestas que por sinal é mais um repolho do Algarve, que nada diz? Perdeu a lingua?
Com a abertura da barra em 2010 e consequente destruição de todo o cordão dunar da Península de Cacela. o mar trouxe as suas areias para o meio da Ria, criando as condições para uma nova Praia urbana, a que só falta dar um jeitinho para compor o ramalhete.
Na área agora devastada pela acção de limpeza, e em presença da futura Praia, é bem provável que venha a surgir mais um Projecto Pin, para ultrapassar os inconvenientes dos planos de protecção da zona, que está integrada na Rede Natura 2000, Sitio de Interesse Comunitário e outros mais.
O abate das oliveiras e do coberto vegetal obrigava a parecer prévio da Direcção Regional de Agricultura, mal se percebendo como tudo isto foi autorizado sem uma forte pressão política vinda de cima.
No momento, deve ser feito o levantamento de todas as espécies da avi-fauna protegidas por Directivas Comunitárias que existiam na zona com vista a uma queixa junto das autoridades nacionais e comunitárias.
E por favor, não venham deitar agua na fervura que com esta canalha, só com a união de todos e uma acção musculada, será possível evitar a destruição de todo o património de Cacela.
Cadeia para os criminosos e morte para os traidores!

3 comentários:

RAUL BOTAS disse...

A justiça é como uma " teia de aranha ":
só apanha os insectos pequenos...os grandes ultrapassam-na !!!

Anónimo disse...

Nesta democracia que uns palermas nos ofereceram é assim: AOS AMIGOS TUDO, AOS OUTROS AS NOSSAS LEIS. Total liberdade para emigrar quem não concordar.

Anónimo disse...

Pelos outros crimes fácil dedução.