terça-feira, 15 de janeiro de 2019

FUZETA: BARRA NOVAMENTE ASSOREADA!

O jornal Correio da Manhã publicou uma noticia dando conta do assoreamento da Barra da Fuzeta, mais uma vez, e do descontentamento dos pescadores que não a podem utilizar em baixa-mar, (ver em https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/barra-da-fuseta-volta-a-assorear-e-impede-pescadores-de-sair ).
A história da Barra da Fuzeta já é velha e ninguém se quer pronunciar sobre ela, particularmente o Poder político, que tem gasto autenticas fortunas para ficar tudo na mesma, passados meia dúzia de dias.
A imagem publicada acima faz parte de um documento de apresentação do Professor Alveirinho Dias, um estudioso da movimentação das areias da Ria Formosa e uma das vozes mais conceituadas nessa matéria. E diz o professor que já em 1999 a Barra foi desviada para nascente por pressões do Poder local. Com continua actual o que se tem passado nos últimos vinte anos!
Em Março de 2010, o mar galgou a Armona-Fuzeta, deixando um rasto de destruição, mas abrindo uma barra natural. Por essa altura, o então geólogo da Administração Regional Hidrográfica do Algarve, Sebastião Braz Teixeira, emitiu uma nota técnica onde dizia que se o mar não consolidasse aquela barra, então ela deveria ser aberta artificialmente.
Em tempo recorde, e por pressão do Poder local, mais uma vez, a nova barra foi deslocalizada para nascente, suportada num relatório rapidíssimo do LNEC que o próprio Ministério Publico considerou demasiado rápido.
A deslocalização da barra está associada aos interesses da Câmara Municipal de Olhão em permitir a edificabilidade na margem terrestre, aguçando a ganancia de especuladores sem escrúpulos, sejam de Braga ou de Faro.
Depois disso já a barra foi objecto de sucessivas intervenções de uma Sociedade Polis que no espaço lagunar, nas ilhas ou nas barras só tem feito merda. Ainda recentemente, os dragados do Rio Gilão foram despejados numa das margens da barra de Tavira sem ter feito os estudos da qualidade das lamas e da granulometria das areias repulsadas.
Em 2009, já existia a Sociedade Polis, o então presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, na ânsia de ganhar as autárquicas, mandou depositar no fundo da barra da Armona, as condutas de agua e saneamento que vinham do Farol até Olhão. A empresa que antes abandonara a obra continuou a ganhar concursos do Estado, como se isto fosse, e é, uma republica de bananas! Esta era uma obra provisória, tão provisória que já conta com nove anos e por outros tantos vai continuar, apesar de contribuir fortemente para o assoreamento da barra da Armona.
As barras naturais da Ria Formosa, estão cada vez mais abandonadas, sem que se faça um estudo sério, que no respeito pelo ambiente permita um outro tipo de intervenção que não a simples repulsão de dragados.
Pergunta-se quem cuida dos interesses dos Pescadores da Fuzeta? O fantoche em presidente da Câmara? Esse quer é turismo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Poder Local ou Poder da MAFIA Local?

Atento disse...

uma vergonha o que se passou e passa na Fuzeta o Mario Soares prometeu `há 40 anos,uma barra em condições aos pescadores da Fuzeta,passados 40 anos os pescadores da Fuzeta tem sido obrigados a abandonar a pesca por não terem uma barra em condições.
O fecho da barra que o mar abriu em 2010 foi uma palhaçada só para os homens da areias ganharem fortunas.

Anónimo disse...

A barra da praia de Faro foi igual.