quinta-feira, 5 de setembro de 2019

ILHA DA ARMONA: COM PAPAS E BOLOS SE ENGAM OS TOLOS!

O Poder Local, por interposta pessoa, fez constatar que haveria um acordo entre a Câmara Municipal de Olhão e a Sociedade Polis que evitava as demolições previstas.
Nada mais falso, mas houve crentes no Pai Natal que acreditaram!
No passado dia 28, quarta feira da semana passada, realizou-se na sede do Parque Natural da Ria Formosa uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Plano de Intervenção e Requalificação da Ilha da Armona e dela nada se pode extrair a não ser que foi mais um expediente, um acto de manipulação para empurrar para a frente com a barriga, o problema das demolições, para que estas não tenham impacto nas eleições.
Obviamente que se houvesse um acordo efectivo, ele só teria valor se escrito, preto no branco, mas ninguém dos que dizem haver, consegue apresentar qualquer documento. Também teria de haver uma acta da reunião em que tivesse sido alcançado o tal acordo, mas nem isso é apresentado, porque não há!
Alem do mais, subsiste o problema da casa do casal inglês, que enganados pela autarquia, construíram onde não podiam nem deviam, cujo processo está em Tribunal Superior. Se efectivamente houvesse acordo escrito, aquele processo estaria terminado, Mas não! O processo continua e o casal inglês tem direito a ser indemnizado. O único acordo possível, é entre a autarquia e os ingleses para que estes aceitem transferir a sua casa para um lote vago, mas às suas custas, porque de outra maneira, assistiria ao município o direito de reversão, ou seja quem autorizou a obra ilegal tem a obrigação de ressarcir o município.
E mesmo que houvesse um acordo celebrado entre a autarquia e a Sociedade Polis ele teria de ser ratificado pelo Ministro do Ambiente, o que também não aconteceu. A acontecer será depois das eleições, e é mais provável que as propostas apresentadas sejam recusadas. 
Da reunião pode dizer-se que se caracterizou pela apresentação de propostas, nada mais do que isso, sendo que numa delas se apresentava um traçado que englobava as casas construídas fora da área concessionada, ou seja, a totalidade das casas, sejam elas legais ou ilegais.
Significa isso que não vão haver demolições? Não! Embora em parte alguma se diga que há demolições, elas existem de facto com a capa de relocalizações de casas construídas com a autorização da autarquia. Se há casas consideradas ilegais, é por demais óbvio que elas serão demolidas, mas até mesmo para essas, é inconveniente falar.
Um ano depois continua na mesma ou pior, com o Poder Local a tentar manipular a opinião publica, à boa maneira destes socialistas de pacotilha.
Devemos também salientar e saudar o facto de a Liga dos Amigos da Ilha da Armona ter agora uma nova direcção, com vontade de lutar contra qualquer demolição na Ilha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que a Liga de Amigos tenha tolerância zero com vigaristas manhosos, habilmente manhosos. São devorados ao mínimo descuido de confiança.