quarta-feira, 3 de junho de 2020

OLHÃO: FOI-SE O BERARDO VEM AÍ OUTRO MUSEU

Já passou à historia a possibilidade da abertura de um museu que contaria com a "colaboração desinteressada" de Berardo, mas há que gastar o dinheiro de alguma forma e sempre com o mesmo objectivo.
Desta vez, está na mente do presidente o Museu Interactivo da "AGUA e da RIA FORMOSA". Para tal, a Câmara Municipal de Olhão, contratou a Universidade do Algarve a titulo de consultoria (mais um) pelo valor de trinta mil euros acrescidos de IVA, conforme se pode ler em http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/818299.
Pena é que com tanto contrato de consultoria apenas este seja celebrado com a UALG, uma boa forma de financiar o ensino superior publico. Mas isso é outra questão!
Toda a população sabe do estado em que se encontra a agua da Ria Formosa, particularmente na zona sob jurisdição da Capitania de Olhão. Mais importante do que fazer um museu, seria mandar elaborar um estudo que procurasse as causas da péssima qualidade ecológica das aguas da Ria Formosa com vista à resolução do problema que afecta milhares de famílias. Mas não!
Como sempre, a visão do presidente versa apenas sobre o sector turístico e a criação de um tal museu é para cumprir esse objectivo, dando a conhecer, não a realidade da qualidade das aguas e menos ainda da Ria Formosa, mas para apesentar os viveiristas, mariscadores e outros que vivem da Ria como macacos para a fotografia. Isto traz-me à mente a ideia de um certo deputado espadachim que defendia que podiam colocar os mariscadores de cu para o ar, fingindo apanhar ameijoas para que os turistas tirassem fotografias.
O museu até seria bem vindo noutro contexto, mas numa situação em que o rendimento real das pessoas é cada vez menor de tal forma que mesmo trabalhando estão na miséria, gastar o dinheiro para camone ver, sem nada de produtivo, é manter tudo o que tem sido feito. Nada aponta para a diversificação da actividade económica e portanto mais do mesmo.
Por outro lado. a criação deste museu, e o contrato tem a duração de quatro meses, sugere mais uma acção de propaganda politica visando as eleições de Outubro de 2021. O prazo termina no final de Setembro e a autarquia terá pouco menos de um ano para concretizar mais esta "grandiosa" obra.
Tudo feito com o calendário eleitoral como pano de fundo. Não brinquem com isto!   

2 comentários:

Anónimo disse...

Haja saúde e da boa, certamente que se existir vontade e propostas concretas, o museu poderá não só servir os" interesses" político partidários, mas que já é merecido é. Deverá existir contra partidas e vontade com projectos concretos e objectivos claros sobre o método de dezentoxicação sobre essa jurisdição da Cap.Porto. Olhão, nomeadamente zonas de marisqueio..... só uma ideia... força para frente com o museu.....abram portas a ideas novas....

Anónimo disse...

Será que não podem acrescentar ao nome do museu "O Museu Interactivo da "AGUA, da RIA FORMOSA e do CAGALHÃO".
Não seria mais rentável para a terra, a Câmara Municipal de Olhão, contratar pessoal, para limpar as ruas da cidade. Por exemplo, se pagar mil euros por pessoa, contrataria trinta pessoas e de certeza que a população olhanense ficava melhor servida. Deixem-se de tretas e limpem mas é a cidade. SERVIAM O POVO!