terça-feira, 7 de julho de 2020

OLHÃO: QUE MERDA DE DEMOCRACIA É ESTA?


1 - A troca de comentários de dois amigos nas redes sociais bem demonstrativas das grandes qualidades democráticas do nosso amigo Pina, presidente da câmara municipal de Olhão.
Por acaso não sou amigo do Rogerio nestas redes, embora o conheça há muitos anos, mas alguém me fez chegar esta perola. O Rogerio sempre teve a sua moto e se assumiu como um motard e nunca lhe terá passado pela cabeça uma situação semelhante. A ameaça de lhe fechar o café se os motards persistirem em frequentar a Avenida 5 de Outubro diz tudo sobre a personalidade de quem a profere.
Mas fica-nos a curiosidade de saber como os motards de Olhão vão reagir a isto, já que o Pina se serve deles por alturas como o Natal, Pascoa ou Carnaval. Por dar uns subsídios aos clubes motards sente-se no direito de definir por onde podem circular. Então ele que faça uma postura municipal e proíba a circulação de motos naquela Avenida, mas fechar um café por causa disso, só de um pequeno ditador!
Se houvesse concentração motar o Pina fazia a mesma coisa?
2 -
 Foram  muitas imagens chegar, com a generalidade das pessoas a reclamar da exorbitância da factura da agua.
Desde sempre que contestámos o preço da agua por ser um bem essencial, indispensável à vida das pessoas. Transformar tal bem num negocio serve para definir o perfil ultra liberal do presidente que não houve a população.
Pelo meio, procedeu a revisões de preço completamente ilegais e que foram objecto de uma acção em Tribunal. Mas claro que a politica interfere com a Justiça e esta ajuda à bagunça politica. Num processo administrativo, é recorrente as autarquias recorrerem das condenações sabendo que o Tribunal Central Administrativo pode levar anos, para não dizer dezenas, para tomar uma decisão definitiva. E assim vai andando, assaltando a carteira dos munícipes.
As justificações dadas não têm cabimento. Alegam que um funcionário foi para a reforma e não conseguiram arranjar substituto. Quem acredita nisto? Que a pandemia não permite o regular funcionamento dos serviços. Desde quando os leitores de contadores não podem fazer a leitura dos contadores? Correm riscos? A sério? E os senhores que fazem as facturas também correm riscos? Bom, vamos admitir que sim que todos estes trabalhadores correm tais riscos, mas não era o presidente que se orgulhava dos resultados do Covid no concelho? E não foi ele quem veio a defender o desconfinamento? Ou o desconfinamento é só para os outros que não trabalham para o grupo empresarial câmara municipal de Olhão? Em ultima analise responsabiliza os correios pelo atraso na entrega das facturas ( eu ainda não recebi), ameaçando deixar de lhes pagar porque não prestam o serviço. Não deveria antes o presidente da câmara, enquanto representante da população de Olhão questionar o governo sobre que medidas pensar tomar para obrigar os Correios a cumprir o serviço contratado?
A factura da agua, já por si é um roubo e os valores apresentados na ultima factura ainda são pior!
3 -
Nesta imagem vemos o presidente Pina à espera do outro presidente, o rei das fotografias, para uma boleia para o Algarve para chegarem a tempo do jantar em Vila Real de Sº António, com os seus colegas.
A primeira questão que se coloca é a forma como são gastos os dinheiros públicos, sejam por esta cambada, seja pelo professor Martelo. Isto porque do Algarve a Lisboa são trezentos quilómetros e com as autoestradas, a deslocação é bastante rápida não se justificando de forma alguma a deslocação em avião. Mas como os otários a pagar as despesas do estado, está tudo bem. Talvez que o avião ande a Covid e não a gasolina. São as novas tecnologias!
Também se poderia perguntar porque razão o jantar não foi marcado para outra altura, já que nesse dia tinham uma reunião com o ministro do ambiente, sendo previsível que houvesse um contratempo.
E quem paga a pastagem destes moços? O erário publico como de costume! E logo em Vila Real, cidade de que o nosso presidente tem vindo a copiar o modelo, seja na calçada de escarpão, seja na descaracterização da zona histórica ou na falta de planos de salvaguarda dos edifícios classificados.
A verdade é que foram mamar à nossa conta e nós como habitualmente, gostamos! Batemos palmas à excelência da gestão autárquica no canto mais a sul do País.
4 -  Estes episódios mostram também como o Povo reage perante o Poder politico. Quando os problemas lhes batem à porta, aqui Del Rei que me estão a roubar mas logo de seguida e mal tenha o seu problema resolvido, batem palmas e aclamam a quem os queria roubar.
Até ao dia em que lhes falte o prato da sopa!
BATAM MAIS PALMAS!

2 comentários:

Anónimo disse...

O amigo Rogério se sentir-se ameaçado só tem uma coisa a fazer:
Apresentar uma queixa-crime contra os "inventores" dessa ideia. Alguém tem que fazer ver a essa gente que Olhão é de todos e não é de ninguém.

Anónimo disse...

O produto final que que o povo digeriu com muito gosto, pelo que se constata.