sexta-feira, 24 de setembro de 2021

OLHÃO FEZ-SE A SI PRÓPRIO

 O titulo é o mesmo do livro da autoria de António Rosa Mendes, que se pode considerar um filho adoptivo. Advogado e historiador vasculhou em imensa literatura a história de Olhão e como nãopodia deixar de ser, das suas gentes. 

Mais importante até de que o património edificado, foram as pessoas que contra tudo e todos se fixaram neste lugar e fundaram a nossa cidade. Eram pescadores que na costa ou na Ria procuravam o seu sustento e o dinheiro para construir as suas casas a partir das barracas de madeira até chegar à alvenaria.

Foram esses olhanenses que lutaram, e derrotaram, contra a ocupação francesa pelas tropas de Napoleão. Na ponta poente do concelho, na Fuzeta, aconteceu algo semelhante, também ele um Povo heroico que lutou contra a construção do caminho de ferro e contra a invasão e cerco pela GNR para os obrigar a ir para o bacalhau.

Temos um Povo que nos deixou uma história de organização e luta contra aqueles que os tentavam controlar, em épocas bastante dificeis.

Hoje quando olhamos para trás, perguntamos-nos onde estão os herdeiros daquele Povo? Calados, amedrontados com o expectro de perderem empregos, casas, bens e familia. Resignados com as imposições de politicos que no passado seriam jogados nos contentores do lixo, o lugar deles. Não serã todos mas a maioria.

Amedrontados também com as mudanças embora sejam os mais fracos e desfavorecidos a pagar a factura dos desmandos da classe politica no poder, sendo certo que serão os mais abastados os beneficiarios destas crises.

Dia 26 é o dia de escolher quem vai governar o concelho por mais quatro anos, através do voto secreto, e é bom que tenham presente que o voto é secreto, e que por isso mesmo se discordam da forma como o concelho tem sido gerido, só têm que votar noutra força politica que não a do falso partido socialista.

As chamadas requalificações urbanas na cidade de Olhão e nas Vilas da Fuzeta e Moncarapacho fazem parte do processo de exclusão dos naturais empobrecidos para os subsituir por gente com outro poder de compra, num fenomeno chamado de gentrificação, e que já levou a grandes contestações noutros países.

Não será um acto de luta como o dos seus antepassados mas ainda pode representar um marco histórico na vida politica do concelho. Não têm que temer e se os novos governantes não derem conta do recado, é manda-los às urtigas como o devem fazer agora ao recandidato dito socialista.

E já agora adquiram e leiam o OLHÃO FEZ-SE A SI PRÓPRIO, porque essa será a melhor homenagem que os olhanenses podem fazer ao Dr. Rosa Mendes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Citando Nicolau Breyner:
”Se me dissessem para todos deixarmos de ter tanto, para mais pessoas terem, estava plenamente de acordo.” Entre nós, quantos concordam?! Imagino o sarcasmo de certos sorrisos caso lessem estas linhas ..
E dizia ainda:” Vivo perturbado todos os dias, e sempre que abro um jornal, com a total injustiça social. Cada vez que me acontece alguma coisa boa materialmente - ganhar mais dinheiro -, há sempre em mim um sentimento de vergonha. Penso nas pessoas que naquele momento não sabem se têm dinheiro para almoçar e para dar almoço aos filhos.” .. VERGONHA? Há muito tempo que esta NATA DA POLÍTICA DE OLHÃO a perdeu e suspeito que em vida não voltam a encontrá-la! Enfim….

Cruzes feitas nos 3 boletins de voto com a amarga convicção de que pouco mudará para melhor; se ao menos perdessem a maioria já não seria mau…caso contrário nos próximos 4 anos será “sacar” o mais que puderem desta nossa terra à beira ilhas plantada!! WTF

Obrigada a este Blog, vida longa e pujança, até sempre!!!