sexta-feira, 24 de setembro de 2021

OLHÃO : PODER PESSOAL OU PODER DA COMUNIDADE

 Hoje é o ultimo dia de campanha eleitoral pelo que entendemos dever chamar a atenção para o que tem sido a gestão politica na câmara municipal de Olhão. 
A maioria dos eleitores olhanenses não tem noção que há diversas formas de gerir um municipio, podendo assumir formas de poder pessoal, como é o caso do presente, ou uma forma colectiva, vendo o municipio como uma comunidade. 
Em tempos, o Pina, considerava o municipio como um condominio maior, no fundo uma comunidade, mas depressa esqueceu que num condominio o administrador está condicionado pelas decisões da assembleia de condóminos, algo que ele nunca teve a preocupação de saber o que pensavam os "condóminos" (municipes), transformando o processo de decisão, num projecto de poder pessoal.
É esse porjecto de poder pessoal que está em execução, à revelia de todos os olhanenses que nunca foram chamados a pronunciar-se sobre as carências das suas areas de residência ou de trabalho.
Na Ilha da Armona ninguem que tenha lá casa sabe como está o PIR ou se, casas que foram construidas com a autorização do municipio, são ou não demolidas e quantas são; na Fuzeta, procede-se a uma pretensa requalificação sem que as pessoas sejam chamadas a pronunciar-se sobre o que realmente precisam, bem pelo contrário, contra a vontade da população local pretende, o Pina, desmantelar o Parque de Campismo para no seu lugar construir um eco-resort; manda elaborar um plano de urbanização sem ouvir as pessoas e nas costas delas roubar-lhes propriedades que foram transmitidas pelos seus antepassados, para favorecer a construção de uma grande superficie,um parque de estacionamento que em nome da Vila vai servir aquela superficie, e o novo parque de campismo;em Moncarapacho mantem uma guerra com o presidente da Junta e para diminuir a imagem deste ultimo, anuncia a construção de uma piscina descoberta mas ainda sem projecto ou financiamento; em Olhão mantem os esgotos sem tratamento a poluir a Ria, uma autentica Auto Europa ameaçada pela perda de postos de trabalho, sustento de milhares de familias.
A visão pessoal deste artista centra-se no urbanismo, particularmente no sector imobiliario e de tudo que gira à sua volta, muito duvidoso. Neste aspecto devemos lembrar que o marketing, a publicidade, a comunicação, as participações em grandes feiras para promoção da cidade, que estão no desenvolvimento da gentrificação, provocando o aumento das rendas e do preço dos arrendamentos.
Quando se faz tudo nas costas das populações, quando as pessoas não são chamadas a participar no processo de decisão de situações que lhe dizem respeito, quando se impõe acções contrárias ao que as populações desejam, não restam duvidas de estarmos em presença de um projecto de poder pessoal.
Qualquer projecto de poder pessoal aciona, ou devia acionar as campainhas para o enriquecimento sem causa. É necessário saber o que tinha antes e o que tem depois de chegar à presidência. Não pode, a classe politica, continuar a enriquecer à custa do empobrecimento das populações.
Quando se diz que queremos o melhor para uma determinada zona, devemos auscultar as populações e saber o que pensam e desejam; isso é um projecto de poder colectivo ou comunitário e ninguem melhor do que as populações dizerem o que querem, o que é melhor para elas a cada momento.
Contra qualquer projecto de poder pessoal NÃO VOTO PINA!

Sem comentários: