quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Barra da Fuzeta só funciona com Maré cheia.

Nova barra da Fuzeta só funciona em maré alta
Areias serão removidas assim que o mar permitir
A presidente da Sociedade Polis Ria Formosa admitiu hoje que a barra nova da Fuzeta só está operacional “em maré média a alta” e assegurou que “assim que o mar o permitir” as areias da nova barra serão removidas.

“A barra só está navegável, efectivamente, em condições de maré média a alta, portanto, na baixa mar o assoreamento que se deu dificulta a sua utilização”, declarou Valentina Calixto, em entrevista à Lusa.

De acordo com Valentina Calixto, o atual cenário da barra nova estava previsto, mas não foi possível impedir o seu assoreamento por causa dos recentes temporais que não permitiram iniciar os trabalhos de encerramento da barra velha.

A barra velha começou a drenar com o temporal que ocorreu e entrou em concorrência com a barra nova, explicou Valentina Calixto, acrescentando que assim que o mar o permitir as equipas vão para o terreno desimpedir a boca da barra nova.

“São oito dias de trabalho e assim que o mar o permitir as equipas vão para o terreno, porque fizemos na quinta-feira a adjudicação desse trabalho à Sofareia”, uma Sociedade Farense de Areias, vocacionada para a execução de dragagens e obras marítimas, declarou Valentina Calixto.

A areia que vai ser retirada da “boca da barra nova” vai servir para fechar a barra velha e para reforçar o cordão dunar, referiu.

A abertura e o acesso à barra nova, de onde foram retirados 30 mil metros cúbicos de areia, teve um custo de 90 mil euros, mas se se acrescentar os trabalhos do fecho da barra velha e o reforço do cordão dunar a empreitada do Polis está avaliada num valor total de 980 mil euros.

Os pescadores voltaram hoje a acusar os responsáveis do Polis da Ria Formosa de “atirarem dinheiro ao mar” ao gastarem milhares de euros na abertura da nova barra da Fuzeta (Olhão), que em duas semanas o mau tempo fechou.

A 02 de dezembro já se registava o assoreamento de uma parte do canal de acesso ao mar que condicionou a funcionalidade da nova barra, impedindo os pescadores de irem para a faina.

Quinze dias volvidos, o prognóstico dos pescadores tornou-se verdade: a barra nova não está navegável.

O "Polis Litoral Ria Formosa" é um plano estratégico de requalificação e valorização da Ria Formosa, cujo investimento total é superior a 87 milhões de euros e que tem uma sociedade onde os municípios de Faro, Olhão, Loulé e Tavira participam com capital social.



(Lusa)
17:21 quinta-feira, 09 dezembro 2010

Perante essas declarações da Presidente do Polis, só apetece dizer quanto mais a "Engenhera" Calixto, fala fala mais se enterra.
Diz a" Engenhera", que estava previsto o assoreamento da Barra? Então porque a inauguraram? Então porque mandaram embora as chupadoras espanholas, que contrataram à pressa para fechar a Barra que a Natureza abriu e a"Engenhera" fechou?
Como é que ia a presidente do Polis e da ARH tirar os bancos de areia que se formam diariamente no cemitério que ela abriu? Ia desassorear a Barra com as manitas???
A areia que vai desassorear a barra vai servir para fechar a barra velha? Então e toda essa zona não vai ficar com problemas de oxigenação? Se a" Engenhera" não sabe, fica a saber, que existem viveiros nessa zona da ria.
Será que vão outra vez, andar com maquinaria pesada em cima do sensível cordão dunar, como fez o Polis este verão, destruindo toda a vida em cima do cordão dunar entre o cemitério que abriu e a Barra que fechou? Vai novamente destruir, toda a Biodiversidade existente em cima daquele cordão dunar?
A "Engenhera" Valentina, vai outra vez colocar a SOFAREIA a roubar areia da Ria, não bastou os anos em que estava na C.C,D.R. e que essa empresa fazia poços no leito da Ria, com o pretexto que estava a afundar a Ria Formosa.
Não foi essa empresa que foi contratada para aterrar o sapal em frente ao Real Marina Hotel, e que pela calada da noite, os camions não paravam de carregar areia, para uma propriedade situado em Peares de Quelfes formando uma autêntica montanha de areia roubada à Ria?
O negócio das areias na Ria Formosa, é um grande negocio, durante uns anos esteve parado será que vai recomeçar?
Teria esse trabalho todo previsto? Nós no Olhão livre estaremos atentos , e se o roubo das areias recomeçar, imediatamente o denunciaremos.
Onde estão os estudos do LNEC? Quem são os autores desses estudos? Que originou uma barra a funcionar só com a maré cheia.
Será que a presidente do Polis pensa que os pescadores, quando vão para o mar, vão para o escritório?A saída dos pescadores, para o mar é de manhã bem cedo e a Barra tem de ter agua para tal, pois as embarcações não navegam em carris, nem em autoestradas,tem de ter agua suficiente, debaixo do seu calado, para navegarem em segurança!
Já os pescadores da Praia de Faro sofrem com a Barrinha de S.Luis, mas a ARH e a sua presidente nada fazem para que os pescadores governem a vida em condições, está bem mais preocupada com a segurança dos turistas,foi o que ela afirmou para fechar a Barra da Fuzeta contrariando as opiniões do tecnico da ARH o geologo, Sebastião Teixeira.
O que diz a isso tudo o presidente da CMO, que tem estado mais calado que um rato?
E o presidente da Junta de Freguesia da Fuzeta?
O presidente do sindicato dos pescadores não se devia ter já prenunciado sobre esse assunto?
O Natal está à porta, as pescas já de si são más, os vendavais são cada vez mais e ainda por cima a barra está a meio termo, e sem segurança,para as cerca de 70 embarcações registadas no porto da Fuzeta, será que não tem mais soluções?
Não há compensações para estes pescadores que são impedidos de governarem a vida, pelas más decisões da presidente do Polis Ria Formosa!
Cavaco Silva, o ainda presidente da Républica, dizia para se apostar no Mar, mas é assim que se aposta no Mar,impedindo ops pescadores de sairem para o Mar?
As areias, essas, irão continuar a formar cabeços, dentro e fora da Barra.
Serão assim tão incompetentes?

23 comentários:

Anónimo disse...

essa valentina e o leal devia era de serem jogados abaixo de cais, quando apareceseem na Fuzeta.

Anónimo disse...

sofareia é igual a :pilagens de areia na ria formosa.
cada embarcação de 900m3 da sofareia fazia duas barcadas por dia o que quer dizer roubava 1800 m3 de areia à ria durante anos e anos. será que vai recomeçar o roubo das areias?

Anónimo disse...

A intervenção feita na barra da Fuzeta pela SOC.POLIS,chama-se:NEGLIGÊNCIA é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação,neste caso na construção da barra da Fuzeta,poderiamos com toda a justiça aplicar outros sinónimos,descuido,incuria e até desleixo pela medida aplicada,com os gastos associados aos desvaríos dos reponsaveis pela aplicação tecnica,na qual resultou elevados prejuizos tanto para os cofres do Estado,como para os profissionais da pesca.
O art.18 do codigo penal,penaliza a falta de reflexão ás circunstâncias do agente prevaricador leia-se imprudência na acção.

Anónimo disse...

vi logo que esta historia ainda ia dar negocio,empresa espanhola,sofareia fora o resto que ainda está para vir, 1 milhão já lá foi barra fora.

Manuel Godinho

Anónimo disse...

é caso para perguntar a valentina calixto sabe o que é uma barra????

Anónimo disse...

nao vai haver obras nenhumas em Olhao financiadas pala Polis todas as que estavam previstas nao vao ser feitas, mas a Camara esta calada que nem um rato,investiguem

Anónimo disse...

O Polis gerido pela dona Valentina, com tanta prepotência,leviandade e teimosia ainda vai trazer desgraça a alguém e logo calisto a significar mau agouro.Os técnicos que se cuidem porque em política a traição e a pulhice está logo ao virar da esquina e esta estirpe é altamente refinada no passar para outros a responsabilidade das suas decisões.

Zé do Mar disse...

Mas que povo é este que permite que esta cambada de malucos andem a mixordar com as suas vidas e o seu dinheiro? Dona Valentina! Faça um favor a este país,PARE! a senhora já fez porcaria de mais! Deixe de interferir com a natureza!

Anónimo disse...

Mó, não desenterrem os mortos,o brasinho está bem onde está.

Claudia B disse...

OLá sou Claudia,sou Holandesa e fui contratada para chupar.
Finalmente houve uma portuguesa,muito conhecida por gostar de chupar,que me contratou para chupar a sério.
aguardem por novidades!

Anónimo disse...

Hó Claudia B , as tuas chupadelas devem ser caras que se fartam,mas não faz mal o estado paga.

Atente disse...

Essa Claudia B não vem para chupar os canais da Ria Formosa??
Parece que o trabalho dessa moça é chupar.
e será que engole ou joga fora?
ou seja os sedimentos vão para cima dos ilhotes,ou vão reforçar o cordão dunar, ou vão para fora da Barra?

Anónimo disse...

será que nao repararam que essa claudia não chupa mas sim transporta isso é um batelao

Anónimo disse...

Batelão?eu conheço uma claúdia,que faz uns chupoôes que não queram saber,vocês já ouviram falar dela e da obra que ela fez na barra da fuzeta

Anónimo disse...

Um é batelão,e outra é uma barcaça
olha que dois a tratar de barras.

Anónimo disse...

tem a certeza?

acucar racionado ? disse...

será que é legal o racionamento do acucar???
se eu m dirigir a um hipermercado e querer 10-20 xxx pacotes de acucar não é este obrigado a vendelos??? será que estou no direito de exigir o livro de reclamacoes por a venda m ser negada ?'
não estando o racionamento decretado poderá ser efectuado???
ja vi racionamentos no jumbo com a cerveja mas era associado a promocoes ex. paks a x€ mas so podia comprar 2 snao custavam o preco normal ... agora nao estando o acucar em promocao nem em racionamento decretal qual a justificacao para m negarem a venda do mesmo??

o estabelecimento nao tem capacidade para negar a venda a um cliente infrigindo a lei ...
analizem a situaçao

obrigado
j.j.

Cá-Cá disse...

A Cláudia é um navio com varias capacidades nomeadamente rebocador e também dispõe de uma grua hidraulica

Anónimo disse...

Vocês falam em claudia,mas quem está cá esta noite em olhão é a valentina,o que será que ela quer da gente.

Anónimo disse...

É por isso que o outro anda com a lingua aos saltos .

Anónimo disse...

Racioanamento do acuçar:"A comissão executiva municipal já distribuio por todas as fregusias do concelho o acuçar ultimamente recebido.
A distribuição dele ao publico foi confiado ás juntas das freguezias a quem haver logar a reclamações.
A distribuição á freguesia de Olhão foi feita directamente pela Camara no Sabado a quarta-feira ultima,devendo continuar na proxima semana aos mesmos dias.
O preço e´de $60 centavos cada quilo e as senhas são as mesmas"

Retirado da Gazeta de Olhão nº161 de 31.07.1920 (Estas gazetas estão no arquivo municipal)

ol disse...

A Lingua portuguesa é muito traiçoeira. Uma determinada expressão pode ser interpretada das mais variadas formas. O que se pede aos comentadores, é que tenham cuidado com a utilização de determinadas expressões que podem ferir sensibilidades mais apuradas. A manter-se algum tipo de comentários que tem aparecido por aqui, ariscam-se a que os mesmos não sejam publicados...

Anónimo disse...

Com tanta gente em Olhão a chupar,agora ainda vai apareçer mais uma Claudia,até os forros dos bolsos nos levam.