Nova barra da Fuzeta só funciona em maré alta | |
Areias serão removidas assim que o mar permitir | |
A presidente da Sociedade Polis Ria Formosa admitiu hoje que a barra nova da Fuzeta só está operacional “em maré média a alta” e assegurou que “assim que o mar o permitir” as areias da nova barra serão removidas. “A barra só está navegável, efectivamente, em condições de maré média a alta, portanto, na baixa mar o assoreamento que se deu dificulta a sua utilização”, declarou Valentina Calixto, em entrevista à Lusa. De acordo com Valentina Calixto, o atual cenário da barra nova estava previsto, mas não foi possível impedir o seu assoreamento por causa dos recentes temporais que não permitiram iniciar os trabalhos de encerramento da barra velha. A barra velha começou a drenar com o temporal que ocorreu e entrou em concorrência com a barra nova, explicou Valentina Calixto, acrescentando que assim que o mar o permitir as equipas vão para o terreno desimpedir a boca da barra nova. “São oito dias de trabalho e assim que o mar o permitir as equipas vão para o terreno, porque fizemos na quinta-feira a adjudicação desse trabalho à Sofareia”, uma Sociedade Farense de Areias, vocacionada para a execução de dragagens e obras marítimas, declarou Valentina Calixto. A areia que vai ser retirada da “boca da barra nova” vai servir para fechar a barra velha e para reforçar o cordão dunar, referiu. A abertura e o acesso à barra nova, de onde foram retirados 30 mil metros cúbicos de areia, teve um custo de 90 mil euros, mas se se acrescentar os trabalhos do fecho da barra velha e o reforço do cordão dunar a empreitada do Polis está avaliada num valor total de 980 mil euros. Os pescadores voltaram hoje a acusar os responsáveis do Polis da Ria Formosa de “atirarem dinheiro ao mar” ao gastarem milhares de euros na abertura da nova barra da Fuzeta (Olhão), que em duas semanas o mau tempo fechou. A 02 de dezembro já se registava o assoreamento de uma parte do canal de acesso ao mar que condicionou a funcionalidade da nova barra, impedindo os pescadores de irem para a faina. Quinze dias volvidos, o prognóstico dos pescadores tornou-se verdade: a barra nova não está navegável. O "Polis Litoral Ria Formosa" é um plano estratégico de requalificação e valorização da Ria Formosa, cujo investimento total é superior a 87 milhões de euros e que tem uma sociedade onde os municípios de Faro, Olhão, Loulé e Tavira participam com capital social. |
|
23 comentários:
essa valentina e o leal devia era de serem jogados abaixo de cais, quando apareceseem na Fuzeta.
sofareia é igual a :pilagens de areia na ria formosa.
cada embarcação de 900m3 da sofareia fazia duas barcadas por dia o que quer dizer roubava 1800 m3 de areia à ria durante anos e anos. será que vai recomeçar o roubo das areias?
A intervenção feita na barra da Fuzeta pela SOC.POLIS,chama-se:NEGLIGÊNCIA é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação,neste caso na construção da barra da Fuzeta,poderiamos com toda a justiça aplicar outros sinónimos,descuido,incuria e até desleixo pela medida aplicada,com os gastos associados aos desvaríos dos reponsaveis pela aplicação tecnica,na qual resultou elevados prejuizos tanto para os cofres do Estado,como para os profissionais da pesca.
O art.18 do codigo penal,penaliza a falta de reflexão ás circunstâncias do agente prevaricador leia-se imprudência na acção.
vi logo que esta historia ainda ia dar negocio,empresa espanhola,sofareia fora o resto que ainda está para vir, 1 milhão já lá foi barra fora.
Manuel Godinho
é caso para perguntar a valentina calixto sabe o que é uma barra????
nao vai haver obras nenhumas em Olhao financiadas pala Polis todas as que estavam previstas nao vao ser feitas, mas a Camara esta calada que nem um rato,investiguem
O Polis gerido pela dona Valentina, com tanta prepotência,leviandade e teimosia ainda vai trazer desgraça a alguém e logo calisto a significar mau agouro.Os técnicos que se cuidem porque em política a traição e a pulhice está logo ao virar da esquina e esta estirpe é altamente refinada no passar para outros a responsabilidade das suas decisões.
Mas que povo é este que permite que esta cambada de malucos andem a mixordar com as suas vidas e o seu dinheiro? Dona Valentina! Faça um favor a este país,PARE! a senhora já fez porcaria de mais! Deixe de interferir com a natureza!
Mó, não desenterrem os mortos,o brasinho está bem onde está.
OLá sou Claudia,sou Holandesa e fui contratada para chupar.
Finalmente houve uma portuguesa,muito conhecida por gostar de chupar,que me contratou para chupar a sério.
aguardem por novidades!
Hó Claudia B , as tuas chupadelas devem ser caras que se fartam,mas não faz mal o estado paga.
Essa Claudia B não vem para chupar os canais da Ria Formosa??
Parece que o trabalho dessa moça é chupar.
e será que engole ou joga fora?
ou seja os sedimentos vão para cima dos ilhotes,ou vão reforçar o cordão dunar, ou vão para fora da Barra?
será que nao repararam que essa claudia não chupa mas sim transporta isso é um batelao
Batelão?eu conheço uma claúdia,que faz uns chupoôes que não queram saber,vocês já ouviram falar dela e da obra que ela fez na barra da fuzeta
Um é batelão,e outra é uma barcaça
olha que dois a tratar de barras.
tem a certeza?
será que é legal o racionamento do acucar???
se eu m dirigir a um hipermercado e querer 10-20 xxx pacotes de acucar não é este obrigado a vendelos??? será que estou no direito de exigir o livro de reclamacoes por a venda m ser negada ?'
não estando o racionamento decretado poderá ser efectuado???
ja vi racionamentos no jumbo com a cerveja mas era associado a promocoes ex. paks a x€ mas so podia comprar 2 snao custavam o preco normal ... agora nao estando o acucar em promocao nem em racionamento decretal qual a justificacao para m negarem a venda do mesmo??
o estabelecimento nao tem capacidade para negar a venda a um cliente infrigindo a lei ...
analizem a situaçao
obrigado
j.j.
A Cláudia é um navio com varias capacidades nomeadamente rebocador e também dispõe de uma grua hidraulica
Vocês falam em claudia,mas quem está cá esta noite em olhão é a valentina,o que será que ela quer da gente.
É por isso que o outro anda com a lingua aos saltos .
Racioanamento do acuçar:"A comissão executiva municipal já distribuio por todas as fregusias do concelho o acuçar ultimamente recebido.
A distribuição dele ao publico foi confiado ás juntas das freguezias a quem haver logar a reclamações.
A distribuição á freguesia de Olhão foi feita directamente pela Camara no Sabado a quarta-feira ultima,devendo continuar na proxima semana aos mesmos dias.
O preço e´de $60 centavos cada quilo e as senhas são as mesmas"
Retirado da Gazeta de Olhão nº161 de 31.07.1920 (Estas gazetas estão no arquivo municipal)
A Lingua portuguesa é muito traiçoeira. Uma determinada expressão pode ser interpretada das mais variadas formas. O que se pede aos comentadores, é que tenham cuidado com a utilização de determinadas expressões que podem ferir sensibilidades mais apuradas. A manter-se algum tipo de comentários que tem aparecido por aqui, ariscam-se a que os mesmos não sejam publicados...
Com tanta gente em Olhão a chupar,agora ainda vai apareçer mais uma Claudia,até os forros dos bolsos nos levam.
Enviar um comentário