segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OLHÃO: ESCOLA CADA VEZ MENOS PUBLICA

A convocatoria acima reclama a presença dos pais dos alunos da Escola Primaria de Quelfes para discutir assuntos como a segurança e funcionamento da escola.
Regista-se e aplaude-se o envolvimento dos pais mas há aqui algo que não bate certo, porque a escolaridade obrigatória, que deveria ser gratuita, obriga os pais a gastar uma boa parte dos seus recursos já diminuídos pelo assalto do governo laranja, sob a forma de impostos e a responsabilidade de algumas questões focadas na convocatoria é da exclusiva responsabilidade da Câmara municipal de Olhão.
A substituição de lâmpadas por fazer há mais de um ano é no mínimo absurdo, porque por muitas que sejam, a Câmara tem-nas armazenadas, talvez à espera que alguém as leve para casa. A Câmara tem electricistas e o material necessário para resolver o problema, sendo desnecessária a intervenção dos pais, só admissível pela ausência criminosa de quem tem a responsabilidade de gerir as escolas. As janelas da escola precisam de reparação quando a Câmara tem carpinteiros e material para fazer a sua manutenção ou reparação sendo igualmente criminoso por parte de quem diz que a educação é uma paixão. Nos tempos que correm, a alimentação escolar assume particular importância, porque como é sabido há cada vez mais famílias onde a única refeição aceitável é a da escola e criminoso é quem diz apoiar ou combater a exclusão social e depois coloca problemas na alimentação escolar.
E como se isto não bastasse, coloca-se uma outra questão que é a da escola publica e obrigatória estar aos poucos a privatizar-se, com os pais a suportar as despesas que são da responsabilidade da autarquia, que tem dinheiro para gastar em constantes festas, festinhas e festarolas, mantendo um staff cada vez mais partidarizado e bastante oneroso mas depois não tem dinheiro para substituir lampadas, arranjar janelas ou dar uma refeição dentro de padrões de qualidade aceitável às crianças, o futuro deste concelho.
Os pais têm outras formas de obrigar a autarquia a assumir as suas responsabilidades e é bom que o façam, marcando um peditório para um sábado, no meio dos Mercados, à semelhança do que fizeram à quatro anos um grupo de pais indignados a pedir papel higiénico, obrigando de imediato a Câmara Municipal a dotar as escolas do material necessário ao seu normal funcionamento.
Os pais não devem assumir as responsabilidades de terceiros que já os roubam no IMI e na Factura da Agua. Os Pais têm direito à INDIGNAÇÃO e devem mostrá-la ao presidente que hoje mesmo toma posse, assistindo à Assembleia Municipal marcada para 21:00 horas no Auditório Municipal.
INDIGNEM-SE!

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá para cima as criancinhas levantão cedo para ir para a escola e ainda não vi morrer nenhuma por isso. também existe a falta de funcionarios e não foi raptado qualquer criacinha,os pais estão é mal habituados.Não tem pachorra para aturar as suas criancinhas. Casas de banho para quê. Para que serve as hortas que ali estão. Se calhar nem casa de banho tem em casa.Há zalazar vem para olhão que estas perdoado.

Anónimo disse...

Caro comentador: no tempo do seu salazarismo a escola basica começava às 09:00 horas. E não estamos lá em cima mas cá em baixo; se acha que errado é que se passa aqui, porque não vai para cima?