domingo, 15 de dezembro de 2013

OLHÃO: PINA, CHICO-ESPERTO

Passados dois meses sobre a tomada de posse e a caminharmos a passos largos para o final do ano, a Câmara Municipal de Olhão continua sem Orçamento à vista.
A semana que agora acabou levou o presidente Pina a tomar mais umas das suas iniciativas, que começam a tornar-se um habito, de encenar um acto de diversão mas também de hipocrisia. Pina não age, reage e mal.
Ao enviar um projecto de Orçamento para os grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal sem a devida aprovação na Câmara, está tentar criar manobras de divisão entre os grupos parlamentares e os representantes dos partidos na Câmara, sabendo que o Orçamento em primeiro lugar tem de ser aprovado em sessão de Câmara e só depois passa para a Assembleia.
Parece que o pirralho não esteve presente na primeira sessão da Assembleia Municipal, onde e muito correctamente foi observado que essa não poderia onerar as contas da Câmara, mal se percebendo como é que agora se iriam pronunciar em matéria financeira sem estarem na posse da fundamentação.
Entretanto marcaram ou pretendem marcar a Assembleia Municipal para 30 de Dezembro sem ter o Orçamento aprovado no órgão executivo, pondo a carroça à frente dos bois, isto é sem ter a certeza de que naquela data o Orçamento esteja aprovado em reunião de Câmara para ser, então sim, apresentado como proposta a deliberar pelo órgão deliberativo.
O diabo sabe muito, não por ser quem é mas porque é muito velho; António Pina é um moço pequeno com pretensões a diabo mas falta-lhe a matreirice e sabedoria da velhice, ficando-se pela chique espertice.
Porque reage assim o Toninho?
Bom, o projecto de Orçamento enviado às bancadas da Assembleia Municipal contemplam essencialmente, no lado da despesa, cortes nos apoios sociais, que não na adiposidade camarária, enquanto no lado da receita, ao estilo da gestão anterior, recupera dois milhões caídos do céu, sabe-se lá porque carga de agua, mas sem o acordo da oposição.
E é aqui que a porca torce o rabo, pois o traquina ainda não percebeu que está obrigado a apresentar um projecto capaz de reunir consensos mais alargados, preferindo entrar no campo da confrontação; não tem jogo de cintura suficiente para fazer algumas cedências à oposição a troco de garantir outros resultados.
Para quem tanto atacava as politicas neo-liberais do governo e segue-lhe as mesmas pisadas mais não podemos dizer de que estamos perante um candidato a novo ditador, tentando impor o quero, posso e mando que caracterizaram as gestões anteriores que partilhou.
E para finalizar, dizer que no projecto Pinesco, não há um cêntimo para resolver o problema dos esgotos que poluem a Ria Formosa nem para apoio à calamidade social provocada pela desclassificaçao das zonas de produção de bivalves.
POR UM CONCELHO DE BEM ESTAR E PROGRESSO!

5 comentários:

L.Pedra. disse...

Quem sai aos seus não degenera.Tá com azar agora não tem maioria e tem tiquezinhes de ditador,pois está habituados que os boys lhe anbanem a cabeça e lhe deêm sempre razão.

Anónimo disse...

o Pininha quer é vender os viveiros com terrenos ocupados elegalmente aos franceses,como já fez a grancindinha..

Anónimo disse...

Sai ao pina macaco, que passou do PC para o MDP doMDP para o PS e depois com as intrigas,foi quase tudo o que quis menos ser presidnete da capital dos cagalhões.

Anónimo disse...

para começar a arranjar dinheiro era melhor começar por acabar com a mama do CAT da CMO,pois mamam uns poucos com o dinheiro de todos os contribuintes. o clan da pulga domina todos essas negociatas e TODOS os dias vão por o dedo para dar entrada na CMO depois voltam a sair e vaõ dar à lingua,para o cantinho da despesa publica..só voltam quando colocam as conversinhas em dia,e depois de ostrarem os penteados e os perfumes.

Anónimo disse...

Outras vão até para a cabeleireira na hora de expediente!!!!!!espetáculo......