quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Visita guiada de António Terramoto do Somos Olhão e Silvia Padinha da A.M.I.C. para deputados do PSD verem os crimes que Antonio Pina comete diariamente ao poluir a Ria Formosa!


Deputados do PSD querem sanções «severas» para quem polui a Ria Formosa


Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve defendem que as entidades competentes têm de começar a dar mais atenção aos focos de poluição na Ria Formosa, nomeadamente às descargas ilegais de esgotos, identificar os incumpridores e mostrar «severidade» nos casos em que a situação não seja corrigida.
Cristóvão Norte, Bruno Inácio, Elsa Cordeiro e Pedro Roque, os quatro deputados social-democratas eleitos pela região, efetuaram uma visita de trabalho a Faro e Olhão, esta segunda-feira, onde, além de se inteirarem do andamento dos investimentos em saneamento básico previstos pela Águas do Algarve, visitaram a zona ribeirinha de Olhão, onde há vários pontos de emissão de águas não tratadas.
«O nosso apelo é que todos os que têm responsabilidades [por focos de poluição] cumpram as suas obrigações e, depois, caso não as cumpram atempadamente, que as entidades públicas sejam absolutamente severas na forma de aplicar sanções a quem não cumpre», defendeu Cristóvão Norte, o porta-voz do grupo, em declarações ao Sul Informação.
Em Olhão, as descargas de esgotos diretamente para a Ria Formosa são um problema que já se arrasta há muitos anos, como já foi admitido pelo presidente da Câmara de Olhão, e que não será simples de resolver, dada a sua dimensão.
 Deputados do PSD conhecem emissões de esgotos para a Ria Formosa_4


Na visita efetuada a Olhão, os parlamentares quiseram ver com os seus olhos alguns destes pontos de poluição. Para isso, contaram com a ajuda de António Terramoto, que tem vindo a denunciar as descargas de esgotos diretamente para a Ria Formosa no site do movimento cívico «Somos Olhão», do qual é co-fundador, da presidente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) Sílvia Padinha, do presidente da Assembleia Municipal de Olhão Daniel Santana e do vereador Eduardo Cruz, estes últimos, autarcas do PSD.

António Terramoto mostrou alguns dos pontos de descarga de águas não tratadas, em alguns casos pertencentes ao sistema de águas pluviais de Olhão, ao qual têm sido feitas diversas ligações ilegais. Em alguns dos casos, tratam-se de habitações antigas, mas também há casos de prédios mais recentes que não têm ligação ao sistema municipal de saneamento básico, cujas emissões são orientadas para as ETAR de Olhão.

Uma situação que preocupa quem vive da Ria Formosa, que também vem alertando para este problema há muito. Silvia Padinha, que foi uma das figuras de um protesto contra os planos da Polis Ria Formosa, muito ligado a esta questão, que decorreu na passada semana, não compreende como se chegou  este ponto.
Para a dirigente da AMIC, o plano de intervenção na zona lagunar devia ter contemplado estas obras de saneamento, em detrimento das demolições nas ilhas-barreira, que considera ser uma operação «de cosmética».
«É como se uma pessoa que tivesse uma infeção grave, gastasse o dinheiro que tinha para se curar numa operação plástica. Essa pessoa acabava por morrer dali a pouco, mas bonita», ironiza.



Outro foco de poluição já bem identificado é o provocado pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais de Olhão Poente e Faro Nascente. Cristóvão Norte dá o exemplo da ETAR de Olhão, bem próxima do local visitado pela comitiva social-democrata, para salientar a importância da construção de uma nova infraestrutura desta natureza, já prevista pela Águas do Algarve.
foto da saida do veneno da  ETAR Poente de Olhão retirada daqui, de salientar que ao pé há salinas a produzir sal tradiconal assim como flor de sal,e num raio de 500 metros por lei não pode haver poluição.
 
«Esta ETAR, por exemplo, já está obsoleta e não oferece um grau de resposta adequado às exigências dos estudos de impacto ambiental e às diretrizes da União Europeia, que impõem obrigações a que esta já não responde. Com a agravante de que temos aqui um ecossistema delicado, que precisa de medidas que respondam à fonte de poluição», disse.
Noticia do Sulinformação online 


Nota do Olhão Livre: Antonio Terramoto fundador do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão", que em 2009  apresentou queixa à União Europeia pela poluição existente na Ria Formosa com origem nos esgotos da CMOlhão e da CMFaro e das escorrências assasinas das ETARs de Olhão POente e de Faro Nascente.Pode ver a queixa carregando aqui
 Pode ver mais noticias da comunicação social referente a esta do Somos Olhão carregando aqui pode ver do Publico Online de Idálio Revez
Ver mais aqui no jornal 1 2 3  aqui no Região Sul aqui no Barlavento.
As entidades oficiais continuaram a fechar os olhos e a poluir a Ria Formosa, pois parecia que a queixa tinha caido em saco roto quando em 2013 estalou a bomba da desclassificação dos viveiros por excesso de coliformes fecais na carne dos bivalves,no Concelho de Olhão.
Assim em  2013 derivado a essa poluição, a maior parte dos viveiros de bivalves de Olhão foram desclassificados da Classe B para a Classe C.

Antonio Miguel Pina assustado, promoveu uma reunião no Auditório Municpal onde assumiu as culpas da poluição em Olhão e fez as seguintes promessas, retiradas do artigo do Sulinformaçao online no dia 16 de Feverreiro de 2014
As declarações de Antonio Pina são descritas em baixo.
"A edilidade olhanense tem vindo a ser acusada, desde que as zonas de produção de Bivalves da Ria Formosa viram a sua classificação baixar – o motivo do plenário de hoje – de ser uma das principais poluidoras da zona lagunar, algo que não é rejeitado por António Pina. «Nós, na Câmara, assumimos a nossa responsabilidade», afirmou.
«Já começámos a estudar o processo dos principais emissários de pluviais, nomeadamente o da Docapesca, o do Cais T e o em frente à PSP», anunciou."

Nós perguntamos?
Será que Antonio Pina não conhece este foco de poluição situado no Jardim Pescador Olhanense em frente à Esquadra da PSP, situado a menos da zona de Viveiros de bivalves denominada por Ilhote Negro?


Saída de águas não tratadas frente ao Ilhote Negro_Somos Olhão
"O problema não se resume a estas três condutas, admitiu o edil, mas são uma parte importante do problema. «Não podemos ter uma atitude demagógica e dizer que vamos resolver tudo. Este é um problema com mais de 20 anos», ilustrou. «A Ambiolhão já contratou um engenheiro, que já está no terreno. Alguns de vocês já o viram a levantar tampas», da rede de pluviais, disse. «Espero que, no prazo de três meses, estejamos em condições de apresentar proposta concreta para atenuar este problema. Já há 500 mil euros guardados na Ambiolhão para tratar deste assunto».

Passado um ano dessas declarações os esgotos tóxicos em Olhão directos para a Ria Formosa,  continuam a envenar as Aguas de Producçao de Bivalves ,Cristóvão Norte e mais 3 deputados do PSD dizem querer punições severas.
Será que esses quatro  deputados do PSD, conhecem a lei do poluidor ambiental que pode dar cadeia até 8 anos e uma multa até 2.5 milhões de €?
Será que António Miguel Pina vai continuar a poluir impunente as Aguas da Ria Formosa com a conivência de todas as autoridades?
Será esta visita  é só mera campanha eleitoral ,por causa das eleições que se vão realizar este ano?

Será que esses deputados do PSD que  parecem agora, tão  interessados no combate à poluição na Ria Formosa, vão visitar os esgotos tóxicos que o Bacalhau  em Faro teima em poluir as aguas da Ria Formosa?
Porque será que Bacalhau  continua a mentir, com todos os dentes que tem na boca, ao afirmar que em Faro não há esgotos directos para a Ria Formosa?
Aqui fica a foto de um dos esgotos tóxicos de Faro situado nas Ruinas de um Moinho de Maré ao pé da Horta da Areia a caminho do Cais Comercial.
Se os  deputados do PSD,  não derem com esse crime ambiental em Faro, Antonio Terramoto terá  concerteza todo o gosto em fazer uma nova visita guiada ao local que tão bem conhece, e podem levar o Bacalhau em pessoa com a comitiva para ele se certificar que o que sai desse esgoto directo para a Ria num local que pertence à Ria Formosa, e  à Rede Natura 2000,  é autêntico veneno.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos estar atentos para ver o que resulta desta visita guiada. Não podemos esquecer que são políticos e de promessas e aldrabices, estamos nós fartos. Em ano de eleições, talvez escrevam alguma coisa, mas depois de eleitos, está quieto ou malandro. Talvez criem alguns grupos de trabalho, façam algum barulho, mas depois de assegurado o tacho para mais 4 anos, adeus povo que já foste iludido.
Vamos continuar a lutar, não vamos esperar que eles resolvam alguma coisa. e não lutarmos por aquilo que é nosso, qualquer dia morremos à fome. LUTEM!!!!

Anónimo disse...

Como ficou aqui demonstrado a muito que a situação esta identificada e ninguém quer fugir as suas responsabilidades como se pode ler pelas declarações do Presidente. Mas assuntos como este de anos e anos não são de resolução fácil e muito menos rapida. Devemos ficar muito satisfeitos com o que já se conseguiu uma nova ETAR, projecto por realizar a anos e que o Presidente em 1 ano de governação conseguiu. É que denunciar e criar medo que é o que este blog tenta fazer aos mariscadores é fácil, resolver é que e pior. Lá por todos os dias estarem com a conversa não se resolve mais rápido. Toda a gente tem conhecimento da situação por isso nao vale apena estar sempre com a mesma conversa e deixem as pessoas Trabalhar, Porra!!!

Anónimo disse...

Os Terramotos de braço dado com os laranjinhas deputados do Algarve? Hahaha!