sábado, 21 de abril de 2018

OLHÃO: A DESINFORMAÇÃO AO SERVIÇO DA NEGLIGÊNCIA MUNICIPAL

O dia começou mal, com um ritmo de relâmpagos e trovões que quase pegavam uns com outros, prenuncio do pé de agua que acabaria por cair meia hora depois.
É verdade que caiu um bom pé de agua, mas não de molde a provocar qualquer cheia, a não ser pela falta de escoamento de sumidores de aguas pluviais entupidos.
Na Rua dos Lavadouros, já com algum tempo para escoar a agua, ela continuava a transformar parte daquela Rua numa autêntica piscina, impedindo as pessoas de sair de casa, a não ser que utilizassem botas de agua, num regresso ao passado. Esta é a Alma que o presidente da câmara diz Olhão ter!
Há cerca de um mês atrás, os serviços da Ambiolhão fizeram deslocar uma brigada para limpar o sumidor, mas como se vê na imagem, a operação não correu muito bem, e a "piscina" encheu novamente.
Para alem de impedir o livre acesso das pessoas à rua, alguns carros correram o risco de meter agua, como é o caso daquele que mostramos na imagem. Não tínhamos meios no momento em que a altura de agua era maior para recolher a imagem, mas ainda assim dá para ver como ficou.
E se houver danos na viatura, de quem é a responsabilidade? Não terá a Ambiolhão de reparar os danos causados?
Mas não foi só aqui que se verificou esta súbita "enchente", pois o mesmo aconteceu noutros pontos da cidade. Os coletores de aguas pluviais estão sub-dimensionados para o crescimento da cidade, dando a sensação de vivermos numa cidade do terceiro mundo.
Enquanto o presidente da câmara e os seus acólitos especialistas destilam um "desenvolvimento" cosmético, as infraestruturas ficam muito aquém das necessidades. Roturas na rede de agua, entupimentos na rede de saneamento, esgotos despejados na Ria sem qualquer tratamento, estradas cheias de buracos, esta é a realidade do nosso concelho.
Vir defender a aposta no sector turístico sem tratar das condições para o receber, dotando o concelho de infraestruturas em condições para proporcionar um ambiente e condições de circulação aos visitantes, não será a melhor aposta. Não basta assegurar o alojamento, mas também assegurar a qualidade do ar que respiramos, a qualidade da agua que consumimos e apresentar uma cidade limpa.
A câmara de Olhão apenas vê o desenvolvimento económico, mas acaba por matar a "galinha dos ovos de ouro".
Que rico "desenvolvimento"! Percebe-se bem a razão da contratação de assessores para desinformar a população!

Sem comentários: