segunda-feira, 16 de abril de 2018

Ria Formosa os crimes de poluição continuam, com os viveiristas a serem ameaçados!

Resultado de imagem para fotos dos esgotos em Olhão
A Agência Portuguesa do Ambiente o Parque Natural da Ria Formosa estão a obrigar os viveiristas da Ria Formosa, a trazerem para terra todas as caixas e redes de plástico e pneus que tem em cima dos viveiros de bivalves do Parque natural da Ria Formosa.
Alegam essas duas entidades que há anos fecham os olhos aos esgotos tóxicos directos para as Aguas de Produção de Bivalves, que os plásticos fazem mal ao ambiente,e os concessionários dos viveiros que desobedecerem vão ser obrigados a pagar as respectivas coimas
Em principio é uma medida de defesa do ambiente...Mas será que essas entidades A.P.A. e P.N.R.F. estão mesmo interessadas na defesa do ambiente e na qualidade dos bivalves que as pessoas consomem?
 Mais  uma vez perguntamos nós, qual a razão que essas entidades publicas(APA e PNRF), são tão rápidas, em ameaçar os  viveiristas com coimas insuportáveis para a sua actividade, e fecham os olhos aos crimes de poluição que  há anos ocorrem, pois diariamente a CMOlhão e a CMFaro e as Aguas do Algarve, envenenam as Aguas de Produção de Bivalves de Sal tradicional e de flor de Sal e de peixe, com esgotos tóxicos e escorrências das ETARs assasinas de Olhão Poente e Faro Nascente.
Mais uma vez deixamos aqui a foto das escorrências da ETAR Poente de Olhão situada na Ilha da Lebre em Belamandil, e  que há anos leva a descarregar escorrências que envenenam as aguas dos viveiros de Bivalves e de salinas que produzem sal tradicional e flor de sal.
Resultado de imagem para Fotos da poluição na Ria Formosa

Será que são as caixas de plástico os pneus e as redes plásticas em cima dos viveiros que deram origem à desclassificação de várias Zonas de Produção de Bivalves como acontece em Olhão, passando essas zonas de Zona B para Zona C devido ao excesso de Coliformes fecais na carne dos bivalves em análises levadas a cabo pelos cientistas do IPMA?
Será que são as caixas de plástico pneus e redes plástico que deram origem à diminuição  cada vez maior da produção de bivalves na Ria Formosa?
Ou será essa diminuição de produção de bivalves na Ria Formosa não tem origem nas descargas assassinas de esgotos tóxicos directos das autarquias de Olhão e de Faro que impunemente e diariamente envenenam as Aguas onde se cultivam as amêijoas os berbigões e os langueirões?
Aqui ficam mais uma vez as fotos mil vezes divulgadas desses crimes cometidos em Olhão e em Faro.
Esgoto do Cais T(ao pé das bilheteiras para os barcos da carreiras e táxis e passeios turísticos,  para as Ilhas da Armona Culatra e Farol).

Resultado de imagem para fotos de esgotos do T+olhão livre
Esgoto situado nas ruínas do Moinho de Maré ao pé da Horta da Areia em Faro( a moto na foto que já foi retirada,  foi a única alteração ao crime diário cometido em Faro.)
 
Mas o que dizem as mesmas autoridades sobre os pneus que fazem mal em cima dos viveiros, mas será que não fazem muito pior os pneus  gigantes que a Doca Pesca tem a servir de defensas na Doca de Pesca em Olhão?Será que não é muito pior os resíduos do desgaste dos pneus dos automóveis que diariamente circulam na Estrada Nacional 125 na Zona do Parque da Ria Formosa, e que vão através das chuvas parar às Aguas de Produção de Bivalves da Ria Formosa?
Porque será que para a Agência Portuguesa do Ambiente e Para a Directora do Parque Natural da Ria Formosa a engenheira Valentina Calixto, as caixas de plástico fazem mal ao ambiente mas os sacos onde o presidente da CMOlhão e outros incluindo os franceses, que engordam ostras exóticas vindas de França não fazem mal?
Qual a diferença entre as caixas e redes plásticas que obrigam os viveiristas, a retirar de cima dos viveiros e os sacos plásticos onde as ostras exóticas  são engordadas?
Será que querem com essa medida fazer com que muitos viveiristas vendam os viveiros de amêijoas aos franceses e ao presidente da CMOlhão, presidente esse que impunemente, continua  ocupar ilegalmente terrenos da Rede Natura 2000 para cultivar ostras exóticas vindas de França na Zona da Fortaleza?
Será que  a introdução de espécies exóticas como as ostras vindas de França já é permitida no Parque Natural da Ria Formosa e pela Agência Portuguesa do Ambiente?
Será que os esgotos directos para a Ria Formosa são permitidos pelo Parque Natural da ria Formosa e pela Agência Portuguesa do Ambiente?
Será que a Ministra do Mar  está ao corrente desses crimes, ou como são poderosos a cometer os crimes deixam de ser crimes?



1 comentário:

Anónimo disse...

Fortes com os fracos, fracos com os fortes!Ter razão é uma coisa, ter autoridade moral para impor a razão é outra. Onde reside a diferença entre regime de ditadura e regime democrático? Sejam felizes na vossa república (de refinada sacanagem).