sábado, 7 de dezembro de 2013

OLHÃO: QUINTA JOÃO DE OUREM E O EMBUSTE DO PINA

 A carta que hoje reproduzimos é da autoria do novo presidente da Câmara Municipal de Olhão, que apesar de já ter atrás de si oito anos como vereador mostra toda a sua imaturidade, ao mesmo tempo que pretende esconder, disfarçar os crimes cometidos pelo seu antecessor, com o qual aprendeu a mentir.
A desconformidade nos parâmetros de construção resultou da cumplicidade dos técnicos da Construções Lagarça e do Gabinete de Gestão e Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal, contando com o aval do próprio presidente.
A construção dos estádio e pavilhão municipais data de 1986 e assume contornos deveras estranhos que nunca tivesse sido regularizada a situação desses terrenos, mal se percebendo como é que tal vem agora ao barulho.
Certo é que ao declarar uma determinada área, e multiplicando pelo índice de construção, obtém-se a superfície total de construção, que obviamente a Construções Lagarça e a Câmara não respeitaram, conseguindo com essa manobra construir mais 110 apartamentos do que o PDM permitia.
E prossegue com a mentira ao atribuir a uma deficiência entre a planta utilizada e os actuais meios informáticos. Em primeiro lugar para dizer ao mentiroso presidente que a Câmara Municipal de Olhão, quando se trata de operações de loteamento fornece, informaticamente ou em papel, plantas de localização à escala de 10.000,o que equivale a dizer que vamos de mentira em mentira.
Por outro lado, aquando da elaboração do PDM, as delimitações das diversas categorias e classes de espaço foram feiras por muros, valados, ribeiros e caminhos. Em http://ortos.igeo.pt/, se pesquisarem , que verificarão que do sitio onde está agora a rotunda, seguia um caminho para poente, caminho esse que servia de fronteira entre o espaço de expansão urbana e os terrenos agrícolas. Posta a questão assim só se poderá entender que a Câmara Municipal de Olhão procurou favorecer a Construções Lagarça do Grupo Bernardino Gomes.
Mas, o novel presidente admite a possibilidade da declaração de nulidade, o que em si só é bastante para se perceber o conjunto de irregularidades/ilegalidades cometidas. Contudo apela ao Tribunal para atender ao principio da consolidação da operação pelo decurso do tempo passado, que ao contrario do que afirma, ainda não decorreram dez anos, apesar de todas as manobras dilatorias criadas pela CM Olhão. É que em 2007 foi pedido uma alteração ao alvará de loteamento e portanto só faz dez anos em 2017.
Obviamente que estaríamos de acordo com uma consolidação, não pelas razões apontadas mas pelos prejuízos provocados aos moradores, que em ultima analise foram alvo de uma burla ao comprar como legal  aquilo que agora se mostra completamente ilegal.
E vai mais longo, ao invocar a causa de inexecução pelos danos para os interesses públicos e privados. Com este argumento António Pina está simplesmente a tentar fugir às responsabilidades que competem à Câmara e à Construções Lagarça. É bom lembrar que os técnicos da Lagarça estão obrigados à apresentação de termo de responsabilidade, no qual afirmam da conformidade do projecto com os planos de gestão territorial, enquanto os técnicos da autarquia estão obrigados a verificar dessa conformidade, ou seja de parte a parte há culpados. 
E termina com uma palavra de "conforto" que a autarquia, que cometeu este crime, está a fazer todos os esforços para salvaguarda dos direitos dos proprietarios, como se fossem os mesmo da CM Olhão.
António Pina procura a todo o custo que as pessoas apresentem queixa nos tribunais, pois sabe que numa situação destas a CM Olhão está obrigada ao pagamento de indemnizações.
Não tem uma única palavra para responsabilizar que autorizou o crime, sendo que a Lei permite à autarquia o exercício do direito de regresso ou seja, exigir que quem aprovou, eleitos, técnicos da autarquia mas também do promotor, reparem os danos causados ao Município.
Quanto aos moradores, entendemos que não devem embarcar nas manobras de António Pina e procurar assegurar-se que se houver alguma decisão desfavorável, possam exigir a indemnização a que têm direito. Quem mentiu e continua a mentir, não age de boa fé.
REVOLTEM-SE, PORRA!

5 comentários:

Anónimo disse...

Essa carta é uma palhaçada e uma ofensa aos proprietários, pois se a CMO embarcou num negocio de loteamente ilegal, os proprietários lesados só tem de apresentar-se como contra interresados.Proprietários de um Lado a CMO de outro lado.
Os proprietáriso são lesados quem fez essa golpadas são bandidos.

Anónimo disse...

por esses ilegalidades é que tentaram sempre esconser o acesso aos documentos sobre a urbanização da quinta joão de ourém.
devem ter carregado a chata com esse negocio mafioso.

Anónimo disse...

Eleições na Concelhia do PS em Olhão Ps depois de analizar o resultado da perda de mais de 2000 votos em OLhão,da perda da maioria do PS pela 1ª vez na vereação da CMOlhão e da não eleição do Leal para presidenete da A.M.
Resultado o Xico Leal desapareceu do Mapa politico do PS em OLhão pois não faz parte de qualquer orgão.
O Carlos Martins o Camachitoo marinhe dos trapes o Mamão da fesnima, e Gracindinha forem todes endande
Ficou o pininha por ser preidente da CMO e por inerência ter lugar na concelhia mas também é por pouco tempo pois com a merda que anda a armar,quando houver algum acidente mortal, vai ter de prestar contas à PJ e depressa verá o sol aos quadrinhes,e assim vai ter tempo desobra, para aprender brasileiro.

Anónimo disse...

Ahahahah!!!!Desmasiade!!!!!Bem fêta!
Quis armar-se em chique sperte é o que dá!
Na sabe que é aprendiz de fetcêre....
Pininha,ha uma coisa que se chama karma e outra que se chama boomerang...o que mandas,é o que recebes ;)
Por isso...faz de attencion porque tá visto que aqui ninguém anda a dormir!

Anónimo disse...

Espero bem que os proprietários na Quinta João de Ourém também não andem a dormir e não se deixem levar na palhaçada que é esta carta.A sério isto é possível em 2013?