segunda-feira, 24 de novembro de 2014

OLHÂO: EMPRESA MUNICIPAL FALIDA?

Porque dentro de dias vamos ser confrontados com uma assembleia municipal para aprovação das grandes opções e do plano; entendemos ser pertinente trazer à luz do dia alguns números sobre a empresa municipal ambiolhâo e que demonstram bem da inutilidade dela e da real necessidade da municipalizaçâo dos serviços: algo que foi bandeira de campanha eleitoral de todos os partidos:

   ANO     RECEITAS     CUSTOS     SALDOS     CONTRATOS     ACRÉSCIMOS
  2011         8.721              8.576              145                                          2.401
  2012         9.691              8.188           1.431             4.112                    5.148
 2013          9.479              8.206           1.273             2.247                    3.829
Totais        27.819            24.970           2.849             6.359
 Como se pode ver, não fossem os contratos programa celebrados entre a Câmara Municipal de Olhão e a empresa ao fim dos três anos analisados. a Ambiolhão apresentaria um saldo negativo de cerca de três milhões e meio.
Os acréscimos, são parte integrante das receitas, são valores a receberem mais tarde, no ano seguinte e em regra, representam na sua maioria, divida da autarquia para com a empresa, bastando pensar que se as facturas não forem pagas ao fim de dois meses cortam a agua aos consumidores. Aliás, repare-se como os acréscimos aumentam substancialmente no ano de 2012, correspondendo a um contrato programa superior ao normal.
A questão que aqui se coloca é a de saber se vale a pena manter uma empresa que depende essencialmente da Câmara e com a qual dispararam os preços da agua e resíduos para os consumidores ou se pelo contrario estes serviços devem ser municipalizados.
A apresentação de contas do sector empresarial local antecede a consolidação das contas do grupo que integram, a Câmara Municipal de Olhão, que sistematicamente procede à anulação das operações entre a autarquia e a empresa, ou seja não paga mesmo.
Nos anos em causa foram anuladas com a Ambiolhão contas no valor de 6.229, 3.443 e 3.276 respectivamente.
E é essa falta de pagamento por parte da autarquia, aliada à transferencia da divida que tinha para com os fornecedores que está a levar a empresa municipal para uma situação de falência, incapaz de cumprir com os prazos a não ser que deixe por pagar as contas recentes acumulando divida à divida.
Quando o PSD se prepara para viabilizar as grandes opções e o plano, está objectivamente a fazer o jogo dos socialistas na Câmara, omitindo que sem corrigir este problema não está a salvaguardar os interesses da população em geral e do município em particular, mas antes a manter um monstro que vai consumindo dinheiros rapinados ao Povo.
Também sabemos que no PSD, as vaidades pessoais se sobrepõem aos interesses da população e que a feira de vaidades leva a que responsáveis políticos locais estejam mais interessados nos lugares que lhe são oferecidos na administração da falida empresa.
Que OPÇÕES? Que PLANO?
Pela extinção da Ambiolhão!
REVOLTEM-SE, PORRA!


Sem comentários: