segunda-feira, 3 de novembro de 2014

OLHÃO: POVO CONTRA...


Mais uma vez, a vedação da passagem de nível da estação de Olhão foi destruída por elementos do Povo anónimo que se opões ao encerramento daquela passagem que dificulta o acesso a todos que tenham a mobilidade reduzida.
Já aqui dissemos que a lei que regula as passagens de nível está mal feita e só uma petição a nível nacional poderá alterar esta aberração feita lei. As passagens de nível mistas, para viaturas e peões só fecham metade, deixando a outra metade para livre circulação de velocipedes e peões e nalguns casos, até de carros que ziguezagueiam entre elas, ou seja, a segurança tão propalada pela fundamentalista REFER não está devidamente assegurada.
As passagens de nível, pedonais ou mistas, se fossem dotadas de sinalização luminosa e sonora e ainda de cancelas de correr ligadas a um sistema de sensores, ofereciam mais segurança.
Bem se poderá argumentar com o aumento da velocidade das composições mas também é certo que isso apenas implicaria que os sensores fossem colocados mais distantes das passagens de nível.
O Povo, se destroi aquilo que a REFER constroi, é porque está contra e sabe que é possível ter uma passagem de nível em condições de segurança e essa é a justa exigência que faz.
Mas se o Povo está contra o fundamentalismo da REFER, também está contra o presidente da Câmara Municipal de Olhão que enveredou por um braço de ferro com a empresa, mesmo sabendo que a lei, em vigor, está do lado dela, quando deveria ter utilizado a via do dialogo.
A pressão nas redes sociais, depois de se saber da ausência do presidente na reunião convocada para a semana passada, determinou o agendamento de uma nova reunião para amanhã, sendo que o presidente deverá fazer-se acompanhar pelos vereadores da oposição que já não acreditam nele, pelo menos nesta matéria.
Obviamente que depois do que se passou, a Câmara terá de assumir as responsabilidades inerentes à manutenção da abertura da passagem de nível, caso contrario a REFER poderá mesmo fazer um muro de betão, inestectico e criando um autentico MURO de OLHÃO, com todos os inconvenientes para o Povo que utiliza aquela passagem, não esquecendo a do Intermarchê.
De outro modo continuaremos a assistir ao faz-desfaz da passagem de nível, cada vez mais perigosa!

Sem comentários: