sexta-feira, 27 de novembro de 2015

OLHÃO E AS PRAIAS URBANAS DO PINA

Já em campanha eleitoral, António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, vem fazendo um conjunto de promessas, que não passam disso mesmo, mas que podem apanhar desprevenidos alguns eleitores que ainda acreditam na sua seriedade,
A Praia dos Cavacos já está executada pelo Polis, como previsto na seu programa, o tal programa que o Pina agora enjeita porque põe em causa a sua casinha na ilha.
Mas anuncia a recuperação de duas outras antigas praias, destruídas pela autarquia e não só. A Praia do Pedro José, depois da construção do estaleiro paredes meias e da ETAR Nascente, não tem pernas para andar. Tal como não tem a Praia do Moinho, em frente ao Marina Hotel e pelas mesmas razões. Em ambas, as aguas que ali passam, têm um grau de contaminação fecal, com origem nas ETAR e nos esgotos directos, que as torna improprias para uso balnear.
Será que o Pina, contrariando a ideia do seu Ministro da Saúde que se manifesta contra a municipalização da saúde, mas que entretanto prepara alargar o Projecto Cuidar a áreas como a dermatologia, está a pensar a promover o negocio? Saberá ele, quais as consequências para a saúde dos possíveis utilizadores daquelas praias?
Se aquelas zonas estão classificadas com classe C para a produção de bivalves devido ao elevado teor de contaminação fecal, como podem estar aptas ao uso balnear?
Para a reconstrução daquelas praias serão necessárias autorizações por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, que ainda não tem, por se situarem em domínio hídrico. Terá também de ter o parecer favorável do Parque Natural da Ria Formosa, que ainda não tem. Como pode o Pina apresentar como um dado adquirido algo que não controla? 
Que ele tem tiques de pequeno ditador, já sabíamos, como sabemos que está nas mãos de terceiras entidades com as quais tem prosseguido uma política de confronto.
Obviamente que o objectivo do Pina está bem traçado e definido e que passa pela completa descaracterização da frente ribeirinha, deixando o resto da cidade cada vez mais abandonada e desleixada.
No entanto para os distraídos, aquelas promessas, integram o projecto de revisão do Plano Director Municipal que só estará concluído, no minimo, daqui a três anos, se é que a proposta é aprovada, caso a ponderar, tais as incongruências que apresenta.
Ó Pina, isto é pura demagogia!

2 comentários:

Anónimo disse...

vamos la ver se isso nao é mais uma coisa para levar ao fim os viveiros no ilhote negro

Anónimo disse...

É o mais certo. Do aldrabão do Pina,espera-se tudo.