quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RIA FORMOSA: INCOERÊNCIA POLITICA!

Se alguma coisa retrata bem da incoerência, da hipocrisia politica, é a atitude dos partidos em relação à situação dos moradores da Ria Formosa. É o vale tudo, até cuspir na gamela onde comem!
Desde que começou a saga das demolições na Ria Formosa que os partidos com representação parlamentar, têm alterado as suas posições, de acordo com as suas agendas e estratégias mas sempre como pano de fundo, os actos eleitorais.
Nenhum deles se preocupa com os moradores, empurrados de um lado para o outro, quando todos eles dizem defender que as políticas publicas devem fazer-se para e com as pessoas, mas ignorando-as na hora das decisões.
São essencialmente duas as câmaras municipais em cujas áreas de intervenção estão previstas as demolições, Olhão e Faro.
Em Olhão, mais concretamente nos ilhotes foram demolidas as habitações, algumas delas não apenas de primeira mas de única habitação sem que houvesse o cuidado de proceder ao realojamento de forma duradoura e segura para os deserdados da pouca sorte. Neste caso, o presidente socialista da Câmara Municipal de Olhão não tugiu nem mugiu. 
Mais, quer no POOC, quer no Polis estão previstas demolições na Ilha da Armona, situação sobre a qual o presidente nunca se pronunciou.
Mas soube pronunciar-se sobre as demolições na Ilha da Culatra e muito particularmente em relação aos núcleos dos Hangares e Farol, promovendo até providencias cautelares, o que os moradores agradecem.
Mas as posições do presidente também mudaram. À época, tínhamos um governo de direita radical, ao qual o seu partido se opunha; agora temos um governo de uma direita democrática, representada no falso partido socialista.
E assim, o presidente que até pretendia candidatar-se à presidência dos órgãos regionais do partido e entrar e guerra com a direcção nacional, acabou por abster-se na votação da Assembleia Geral da Polis quando se punha a hipótese do fim da famigerada sociedade.
Por outro lado, os representantes da coligação PSD/CDS, fizeram aprovar na Câmara Municipal de Faro, uma moção contra as demolições, contando com a abstenção do PS e da CDU.
Todos sabem qual era a posição do PSD e dos seus representantes eleitos pelo circulo do Algarve de firmeza na "reposição da legalidade" nas ilhas barreira e até do próprio presidente da câmara farense. Obviamente que a única coisa que mudou, não foi o bom senso, que isso não têm, mas sim o facto de terem sido corridos do Poder. E seria bom que os moradores tivessem sempre presente que estamos a pouco mais de um ano para as eleições autárquicas, cuja pré-campanha, pelos vistos, já começou.
Mas que dizer da abstenção do PS e da CDU, quando os dois partidos levaram na câmara e na assembleia municipal a pronunciarem-se contra as demolições?
Para os representantes do PS, a única coisa que mudou foi a subida ao Poder do seu partido!
Já para a CDU, nada mudou, a não ser o apoio a um governo a quem mais dia menos dia, tira o tapete!
Era do interesse dos moradores que todos os partidos se manifestassem contra as demolições, e ainda que demagogicamente, a moção fosse apresentada pela direita, tanto PS como CDU deveriam ter aprovado, sem quaisquer complexos, a dita moção, apresentando uma declaração de voto a justificar a sua tomada de posição, como salvaguarda dos interesses dos moradores.
Bem se percebe que uma posição como a abstenção esconde uma agenda, uma estratégia partidária, mas que não serve aos moradores da Ria Formosa, pelo contrario fragiliza uma unidade que se pretende construir.
Os moradores das ilhas barreira, a seu tempo, verão quem afinal está nesta guerra, por princípios, por valores, que não por agendas ou estratégias. O Povo português precisa de mudar de paradigma e vai perceber que não será com estratégias destas que o conseguirá.
Os moradores das ilhas continuarão a sua luta, indiferentes a tudo isto, porque só uma luta dura os levará à vitoria.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas alguma vez os politicos pensaram nas pessoas. O que eles querem é os votos para assim subirem na vida em todos os aspectos. Esta corja politica é capaz de vender a alma ao diabo a troco de trinta moedas, são uns judas. As casas nas Ilhas já estão lá e ainda alguns não tinham nascido. Sinto-me aborecido, enfastiado com vontade de lhes vomitar na cara quando em campanha para os lugares chorudos,até parecerem uns cordeiros. Deviam ter vergonha na cara pois quando se lhes é pedido para estarem ao lado das populações se abesterem ou votarem contra. Todos os Politicos deviam era trabalhar numa empresa onde tivessem que render para com o lucro do seu trabalho sustentar a sua familia e serem dirigentes em Instituições para assim aprederem o lado humano e honrado. A palavra HONRA não existe no calendário destes politicos, SÃO UNS MERDAS.

Anónimo disse...

Uma moção psdcds contra as demolições? Essa mistela nauseabunda de bandidos causa vómitos.Nem em sonho o Adelino e o Carneiro viram os seus partidos dominados por pulhas da pior espécie.

Anónimo disse...

Um conhecido activista do movimento anti demolição “Je Suis Ilhéu”. Afirmou á poucos dias a um portal de informação «É verdade. O PS sempre nos avisou que teriam de vir casas abaixo, nomeadamente na zona que fica a menos de 50 metros do mar e da ria», disse o morador dos Hangares.
Com este conhecimento é de estranhar todo este espanto sobre o pedido de Recomendação ao Governo apresentado pelo Partido Socialista a favor de algumas demolições ou será que todas esta movimentações será para aliviar a traição praticada pelos partidos que se autopromovem como grandes defensores do povo.
Não se esqueçam, Assembleia Municipal de Faro 29 de Fevereiro (segunda-feira), pelas 21:00 horas, no Salão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, o público intervém no principio como tal não será necessário levar toda a noite para questionar os partidos presentes com representação na assembleia da república.
Além da assembleia ser presidida pelo Partido Socialista o presidente que convoca a assembleia é o senhor José Apolinário saber se estará presente.
Deixem de manifestações em locais de difícil acesso e tenham coragem de desmascarar estes ditos DEMOCRATAS:

Anónimo disse...

Interessante, estranha, coerência de argumentos a deste ps. Umas podem estar legalizadas a 50 centímetros da Ria, outras para eventualmente obterem a legalização têm de estar a mais de 50 metros. Moss ó ps, explica cá ao je: então e o farol e a praia de faro e a fuzeta? Tás cegueta com bejecas a bordo, marijuanado, ou o quê? Diz lá qal é o probleme ca gente dá solução moss ó ps nem que seja com uma pazada de carinho.

Anónimo disse...

Tudo isto faz parte da palhaçada da politica que muitos aceitam com natural.
Hoje o PSD/CDS está contra as demolições o PS considera que terá que existir demolições.
Amanhã o PS procura que não se faça demolições, o PSD/CDS estará a favor das demolições.
Mas o problema principal está naqueles que os defendem quando os interesses pessoais estão em causa.
A isto não se chama Democracia chamasse sim Fantasia.
Exemplo da dita democracia actual um senhor ministro afirma que a colocação de um filho como funcionário camarário não teve nenhuma influência, o mesmo senhor vai demitir um responsável da cultura porque entende que tem um mais jovem para ocupar o lugar.
Esse mesmo dito senhor foi deputado pelo Algarve pelo PS desconheço o que fez pelo seus eleitores, toda a família vive bem enquanto a Câmara de Olhão do mesmo partido não conseguiu resolver o problema da família beijada por ratos, assim vai a vida.
Ainda existe em Olhão um centro de solidariedade social que assina por ACASO?
Ou este centro é só para quem tem valores e não herdeiros?
Sejam felizes!