segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

RIA FORMOSA: QUEM MENTE?

António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão e de momento, representando as autarquias que integram o Polis da Ria Formosa, tem vindo a desmultiplicar-se em declarações que longe de esclarecer, confundem ainda mais os moradores das ilhas barreira.
Na verdade, ele tem vindo a tomar posição em defesa dos núcleos da Ilha da Culatra, mais especificamente dos Hangares e Farol, zonas que são da jurisdição da Câmara Municipal de Faro.
Já quanto às demolições verificadas na sua área de jurisdição não tomou qualquer posição. E mais, há uma situação que tem vindo a omitir deliberadamente.
É que , consultadas as Plantas Síntese e de Condicionamentos do POOC, toda a área a nascente da passadeira da Ilha da Armona está identificada como sendo a Unidade Operativa de Planeamento e de Gestão V.
No Regulamento do POOC, a este propósito, reza o artigo 85, nº 2 o seguinte:
- Demolição e remoção das edificações que se encontrem sem condições de habitabilidade
- Demolição e remoção das edificações que se encontrem em zona de risco ou que se encontrem em situação de ilegalidade.
Ora todos nós sabemos que a subjectividade na analise destas situações por parte da Polis tem sido a sua imagem de marca, não permitindo vislumbrar onde pretendem chegar.
Certo, certo é, que no Programa Polis se prevê na secção de projectos que estão previstas demolições na Ilha da Armona, como se pode ver em http://www.polislitoralriaformosa.pt/projecto.php?p=1. A Armona, sim, é jurisdição da Câmara Municipal de Olhão e portanto o Pina devia vir a terreiro esclarecer se sim ou não, vão haver demolições na Ilha da Armona.
Mais, quanto mais tarde o Pina esclarecer esta situação, tanto pior será para ele, uma vez que a haver demolições tal como se prevê no Polis, então bem se poderá dizer que afinal, andou este tempo todo a meter foice em seara alheia, não acautelando a sua própria sementeira.
Entretanto, porque ainda há muitos credulos que acreditam no Pai Natal e na boa vontade de certo tipo de políticos, vai-lhe sendo concedido o beneficio da duvida, embora seja natural que os moradores dos Hangares e Farol  apreciem a sua postura de defesa do edificado naqueles núcleos.
No entanto não podem ou não devem confundir os laços que os ligam ao Pina com a sua actividade politica, sem que antes esclareça a situação da Armona, passando por aí o alargamento da solidariedade e da sua base de combate ao Polis e a todos aqueles que defendem as demolições.
Ou não foi o partido do Pina que aprovou o POOC e o Polis e as suas consequências?

8 comentários:

Anónimo disse...

o moço pina cada vez que abre a boca só sai mentiraS. É COMO AS PRAIAS URBANAS DO PEDRO ZÉ DOS CAVACOS E DOS MIONHOS. SE A MERDA FAZ VALADO NESSAS PRAIAS COMO É QUE AS PESSOAS PODEM PASSEAR DESCALÇAS NO AREAL CONTAMINADA E TOMAR BANHO?

Anónimo disse...

o Camaleão Pina só defende a Ilha do Farol pois o pai tem lá a casinha, porque não defendeu as pessoas com casas na ilha do Coco e na Ilha da Ratas que foram postas no olho da rua?
Será que nas Ratas e no Coco não havia camaleões?ou como era gente pobre e miserável ele não se importou?
E porque não diz a VERDADE, naos filhos DÓlhão, sobre as demolições na ILha da Armona?

Anónimo disse...

Por incrível que pareça ainda há gente crédula, para não dizer ignara, que acredita nas promessas dos políticos funcionários representantes da MAFIA. Está escrito meu povo e, porque está escrito,tarde ou cedo na melhor oportunidade vão demolir.O gang assassino já está a fazer contas ao que vai ganhar.

Anónimo disse...

"PALAVRA DADA, PALAVRA HONRADA" eis o slogan do PS atual pela voz do seu representante máximo, o 1º ministro António Costa. Na oposição prometeram acabar com a renaturalização destruidora. Defenderam avançar com uma requalificação abrangente, baseada no consenso responsável, justo, equilibrado na igualdade dos argumentos válidos para todos os núcleos habitacionais na Ria Formosa.A "PALAVRA" foi dada, vamos ver se será "HONRADA". Até agora a "PALAVRA para a Ria Formosa " tem-se configurado como a de uma prostituta fina.

Anónimo disse...

Essa figura de gente até bate nos carros e foge assustado para não pagar o dano do sinistro.
como pode estar no poder se não tem coragem de assumir as suas culpas.

Anónimo disse...

Ai Saraiva Saraiva o envelope nunca mais me chega à mão.
quando te resolves a assinar e a dar a recompensa?

Anónimo disse...

Mete-me confusão quando ainda existem pessoas que acreditam nos políticos profissionais.
Pinas e companhia são profissionais como tal estão preparados para mentir dando a ideia que os culpados são sempre os outros.
Mas no fim os maiores culpados são aqueles que os mantém nos lugares e não os empurram para fora do seu lugar de eleição.
Os tais amigos de interesse falam a boca cheia das amizades dos ditos, movimentam-se na área do poder, na área social que até arranjam lugar no lar para o pai ou para a mãe e são lançados nos cafés nas zonas de rua, nos mercados nas ilhas a falarem muito mas muito bem desses políticos.
Por exemplo existe algum cidadão do nosso concelho que tenha vivido mais á conta da politica que José Apolinário nenhum!
Mas quando era o homem forte da Docapesca departamento do estado central ninguém o contestou por ser do PS.
Esta é a verdade da vida, mentem, mentem podem falar mal deles todos os dias que no dia seguinte são por ele próprios cumprimentados.
Todos os autarcas sabem qual a posição que foi nada na reunião em Lisboa sobre as demolições, será de questionar o motivo porque estão calados.
Foi afirmado em reunião que as demolições irão continuar por favor senhores que estiveram presentes em Lisboa juntamente com os deputados algarvios com assento na assembleia da república esclareçam os cidadãos dos vossos concelhos o que foi concluído.
Não continuem a fazer dos vossos eleitores os verdadeiros palhaços.
Se o PS não fala questionem o PSD, que eles sabem o que se falou.
Sejam felizes.

Anónimo disse...

Claro, conciso e verdadeiro no chamar os bois pelos nomes anónimo em 22 de fevereiro às 21:29. Os poltrões têm a liderança que merecem. Sejam felizes.