sábado, 13 de fevereiro de 2016

SOS Ria Formosa pronto para a Luta em defesa da Ria Formosa.





 O Movimento SOS Ria Formosa/Je suis Ilhéu decidiu voltar a iniciar ações de protesto na sequência da aprovação na sexta-feira, pela Assembleia da República, de uma resolução que não prevê a "suspensão imediata das demolições" de casas.
“Na sequência dos acontecimentos de sexta-feira tomámos a decisão de começarmos novos protestos e, na eventualidade das providências cautelares virem rejeitadas e a Sociedade Polis começar a fazer posse administrativas das habitações, de nada fazermos para acalmar ninguém, como temos feito até ao momento, porque nós próprios nos sentimos revoltados”, declara, em nota à imprensa, a associação que luta contra a demolição de habitações na Ria Formosa, no Algarve.
Extrato da noticia retirado da Vozdoalagrve online 

Nota do Olhão Livre: O Movimento de defesa das casas da Ria Formosa SOS Ria Formosa, parece que  com a traição do PS aprovada ontem na Assembleia da Republica,  perdeu  algumas ilusões que criou em políticos vendidos, que  muito prometem em épocas de eleições, masque depois de eleitos voltam as costas aos anseios das populações.desde o 25 de Abril que assim é; O povo só conta para conseguir o voto.

A votação da proposta do PS no que toca às demolições  na Ria Formosa,  é mais do mesmo dividir para reinar, ou seja promete que vai tentar que o  Núcleo Histórico da Ilha da Culatra seja para ficar de pé, no intuito  de dividir para reinar.
O PS sabe bem que tirando o Nucleo Histórico da Culatra da luta, é meio caminho andado para dividir as pessoas que tem lutado contra as demolições
.
Para evitar essas divisão as pessoas devem-se reunir urgentemente e encetar novas formas de luta,sendo que o 1º passo, é correr com os vendedores de ilusões.

O 2º passo é saber quando se reúne a distrital do PS em Faro e nesse dia na hora da reunião,  fazer uma manifestação à porta da sede do PS em Faro no Largo Pé da Cruz.
Exigir saber qual a verdadeira posição dos políticos camaleões do PS, que quando o PSD/CDS era poder, diziam uma coisa,  e hoje que o PS é poder,  fazem precisamente o que o PSD/CDS fazia.
A luta deve abranger não só a defesa das casas,  mas também o fim da poluição na Ria Formosa, pois a promessa da nova ETAR Faro Olhão não é solução pois o veneno dessa  nova ETAR  que tem o mesmo tratamento que as ETARs antigas, vem de novo envenenar as aguas de produção de bivalves da Zona de Olhão zona poente.
Devem também exigir o fim de TODOS os esgotos directos para as aguas super protegidas da Ria Formosa,a começar pelo esgoto do T em OLhão no cais de embarque para as ilhas onde as pessoas tem a sua habitação.



 Também Faro tem esgotos tóxicos directos para as aguas da Ria Formosa que devem acabar de vez!
Na foto vê-se o esgoto tóxico situado nas ruinas do Moinho de Maré situado ao pé da Horta da Areia do lado Nascente,  da Estrada para o Cais Comercial  que o Bacalhau mentiroso diz que são aguas saponárias.
 

Uma nova ETAR a ser construída deve ter a participação publica de todos os interessados na defesa da Ria Formosa. e não deve ser aprovada em segredo, longe das pessoas como  fez as Aguas do Algarve.
As pessoas devem exigir que as aguas das ETARs na Ria Formosa sejam aprovadas para a agricultura e para a rega dos campos de golfe, pois são riquíssimas em fosforo e azoto, elementos ricos para a regas de pomares e campos de golfe, exemplo de rega aproveitando agua das ETARs já existem no Algarve, como podem ver carregando aqui e as Aguas do Algarve só não o fazem por que fazer  ETARs novas dá mais comissões a quem está no poder.
Como disse e muito bem Sílvia Padinha é a poluição que mata a Ria Formosa,e  não são as casas dos descamisados em cima das Ilhas.
Rua com os vendedores de ilusões!
A luta vai ser dura mas as pessoas não devem vergar!
A Luta Continua em Defesa da Ria Formosa!


5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda tinham duvidas?
Todos os responsáveis políticos do Algarve sabem e sabiam da posição do governo sobre as casas a derrubar, agora os espertos que acreditam na conversa dos compradores de votos peçam a devolução dos mesmos.
Quando o José Apolinário Nunes Portada estava na Docapesca não prestava agora como candidato era bestial, moçe vão dar banho ao cão.

Anónimo disse...

o CAMALEÃO PINA AGORA ANDA CALADO? SERÁ POR O GOVERNO SER PS E ELE SABER QUE AS CASAS VÃO ABAIXO?
SERÁ QUE A CASINHA DO PINA MACACO PAI DO CAMALEÃO, VAI FICAR DE PÉ OU MUDAR DE SITIO NA ILHA DO FAROL.

Anónimo disse...

Continuem com manifestações que servem só para a malta falar que foram enganados como crianças que se comeres a sopa dote um brinquedo, votem na malta que o problema vai se resolvido, para que não restem duvidas tomem nota.
O Partido Socialista tendo como cabeça de lista Luís Graça recomenda a o governo um conjunto de acções em torno da requalificação e valorização da Ria Formosa.
Foi aprovada, mas o mais importante teve os votos contra do PAN,BE,PCP,e Pev. a favor o PS e abstenção do PSD e CDS.
Eram 7 pontos e o que teve os votos contra foi o ponto 4 e diz ele:
Recomenda-se ao governo que adopte uma postura firme de reposição da legalidade e combate às construções comprovadamente não autorizadas em domínio público marítimo,
intervindo prioritariamente nas zonas de maior risco,
assegurando o direito á primeira habitação e o realojamento de pescadores, mariscadores e viveiristas em função de um plano devidamente calendarizado e com responsabilidades e fontes de financiamento claras.
Os outros pontos era conversa de balcão.
Os projectos do PCP e BE não passaram e tiveram os votos contra do PSD e CDS e abstenção do Partido Socialista.
E porquê?
Porque os mesmos tinham com base o acabar com as demolições.
Grande partido Socialista em defesa do POVO!!!!!!!!

Anónimo disse...

E os recursos das providencias cautelares? Ouvi dizer que estamos a perder todas no tribunal. É verdade?

Anónimo disse...

Será agora que vamos ter as Ilhas limpas de segundas casinhas, e acabar com a língua de alguns ditos ilhéus dos interesse do aluguer e euros para os bolsos.Existe alguns que tem casa no Farol e noutras Ilhas para o negocio, era isto que deveria ser bem investigado.