quinta-feira, 6 de abril de 2017

RIA FORMOSA: O CAMINHO DAS DEMOLIÇÕES!

Depois de um comunicado, completamente divisionista, em que uma pretensa organização de representantes dos moradores das ilhas se transformou numa organização do Partido dito Socialista, surge na comunicação social uma noticia, que vai no mesmo sentido e que merece um comentário mais aprofundado para que todos os moradores tomem consciência do que se vai passar num futuro próximo.
Desde que o actual governo tomou posse que aquela organização desistiu de lutar como o fizera durante o consulado de Passos Coelho. Assim vieram pelo menos quatro governantes à região sem que os moradores tivessem tomado qualquer iniciativa de contestação, antes pelo contrário, chegaram a aplaudir as intervenções do governo demolidor. O ministro das infraestruturas, a ministra da justiça, o ministro e secretário de estado do ambiente. Nem uma só manifestação de contestação.
Olhando para trás, verificamos que a única "vitória" conseguida supostamente por aquela organização, foi a tomada da posse administrativa das cinquenta casas, ditas em zona de risco. Já o dissemos por varias vezes que tudo isso foi em principio aflorado durante a campanha eleitoral que levou o PS ao governo e mais tarde discutida e aprovada nas costas dos moradores pelo Pina, que apresentou uma planta com as três zonas ou fases para as demolições. E os ditos representantes dos moradores aceitaram a ideia como sendo uma mal menor, uma vez que as suas casas ficavam a salvo, por enquanto.
Vieram agora, o Pina e o Luís Graça, presidente da câmara municipal de Olhão e o deputado socialista anunciar para breve a revisão do POOC, que ficará a cargo da APA, ou seja de Sebastião Braz Teixeira acusado de ser o responsável pelas demolições. Poderá alguém de bom senso acreditar que o Sebastião, depois de tudo o que se passou e passa, mudar de posição? E que raio de ministro é este que sabedor disso endossa para o inimigo dos moradores a responsabilidade de tal revisão?b Ou o ministro vai pressionar o Sebastião a violar a Lei? Como não acreditamos no Pai Natal, as "boas" noticias postas a circular pretendem apenas esconder alguma coisa que vai surgir para breve.
E é com base na hipotética revisão que, segundo a noticia, serão accionadas novas providências cautelares para evitar a demolição das cinquenta casas, outra mentira! Esquecem os senhores Pina e Luís Graça, que o POLIS foi dotado de poderes do Estado e que ao tomar a posse administrativa, as casas deixaram de pertencer às pessoas e a sua posse passou automaticamente para o Estado, podendo, quem vier a ser encontrado nelas, alvo de procedimento judicial por desobediência à autoridade. Por outro lado quem vai meter as providências cautelares? As pessoas? Mas essas já esgotaram as suas capacidades económicas com advogados e custas judiciais e a maioria sem meios para o fazer, para além da inutilidade das mesmas.
E questionamos porque razão, o também deputado socialista e candidato à câmara de Faro, autarquia a que pertencem administrativamente os nucleos dos Hangares e do Farol, está calado? Era bom saber o que pensa esse candidato, porque pode estar em sintonia com o seu camarada Apolinário que sabemos ser um defensor das demolições.
Então porque razão surgem estas reuniões e noticias neste momento?
Está prevista a DEMOLIÇÃO das cinquenta casas para o próximo dia 17 de ABRIL!
Não seria então melhor organizar a resistência e procurar um advogado para as pessoas que eventualmente possam vir a ser objecto de procedimento criminal?
E se nós sabemos que estão programadas as demolições, quem acredita que o Pina e o Luís Graça não saibam e não o tenham transmitido àqueles que dizem defender!
Porque já estamos habituados aos nossos detractores, aproveitamos para dizer que a nossa posição de princípios é contra qualquer demolição e não estamos à venda como outros, e somos completamente solidários com aqueles que estão a dias de perder as suas casas. Mal se compreenderá que quem se diz defensor ou representante dos moradores aceite uma só demolição que seja, porque isso é apenas o tentar salvar a sua, isso sim, uma visão parcial e divisionista.

15 comentários:

Anónimo disse...

Não se deixem enganar pelo deputado do Partido Socialista Luís Graça é um artista de primeira água com palavras mansas consegue alterar as mentes, acreditem neste bloog porque segundo me parece está dentro do assunto.
Luís Graça necessita do Pina como Pina necessita do Graça.
As casas vão ser demolidas ponham uma raposa a cuidar de galinhas e verificarão o resultado.
Sejam felizes

Anónimo disse...

A situação é esta:
Com efeito,o acto determinativo da posse administrativa constitui um mero acto de execução da ordem de demolição das obras ilegalmente realizadas e de reposição do status quo ante e, nessa medida, limita-se a concretizar a situação jurídica decorrente daquela ordem. Daí que se o lesado quisera-se furtar às consequências que a Administração lhe assinalou caso desrespeitasse essa ordem, isto é, se quisesse afastar a possibilidade da sua execução coerciva tinha de impugnar contenciosamente essa ordem.
Malcom X

Anónimo disse...

Todo o mundo calado com as demolições à porta e o SOS o Pina e o Luis Graça a anunciarem vitória?
A Joana do IPMA, não tem vergonha de dizer que o PINA e o Luís graça foram os únicos a apoiar os ILhéus?

Anónimo disse...

Até prova em contrário, que ainda não aconteceu, o OLHÃO LIVRE tem acertado, tem toda a razão nos alertas e prognósticos feitos.Que não digam que foram enganados,que não sabiam ou outros choros no molhado. Sejam felizes.

Anónimo disse...

Vão entregar a solução da cura a um assassino profissional. Porreiro ó Rosas! Porreiro pá!Cá calharás, moce.

Anónimo disse...

O pessoal do SOS já tem Tacho e as Casas Salvas. Agora na Pascoa (voltam a fazer uma nota preta)
com o empréstimo das casas aos amigos. Pacheco abre os olhos ao Sro Ministro que está a ser enganado pelos falsos Ilhéus que teem que ser desmascarados.

Anónimo disse...

Que raio de socialismo fdp. Mil vezes mais predador que o fascismo. Comparado o Tenreiro não passou de aprendiz na digna arte de pilhar.

Atento disse...

A conversa do Pina e do Luis graça são só tretas mas dividir as pessoas para não resistirem à demolições das 50 casas.

Anónimo disse...

Tem piada como alguns inteligentes com comentários em espaço da defesa das ilhas tratam o Presidente da Polis militante socialista como uma vírgula no qualquer texto.
Estão enganados e continuam a esquecer o Artigo 37º esse não vai ser alterado e o senhor Arquitecto José António Faísca Duarte Pacheco irá limitar-se a cumprir as ordens do governo deixem-se de acreditar em Luís Graça, António Eusébio etc..etc…o arquitecto é um técnico superior, C.C.D.R.Algarve
Exerceu funções de arquitecto paisagista na Delegação Regional do Algarve da Direcção-Geral do Ordenamento e na Comissão de Coordenação da Região do Algarve;
Exerceu funções de arquitecto paisagista na Direcção Regional do Ordenamento do Território da referida Comissão de Coordenação.
Exerceu funções como Chefe de Divisão de Apoio Técnico da Sub-Região de Saúde de Faro
Entre 6 de Janeiro de 1998 e 8 de Janeiro de 2002 foi Vereador da Câmara Municipal de Faro
Foi vogal do conselho de administração da Empresa Intermunicipal do Parque das Cidades, EIM.
Colaboração na Equipa que executou o Plano Regional do Ordenamento do Território do Algarve aprovado em 1991.
Participação no grupo de trabalho que redigiu a lei de Bases do Ordenamento do Território.
Ao longo da carreira profissional foi ainda membro de diversas entidades:
Conselho Coordenador de Cartografia.
Conselho Nacional de Cartografia.
Comissão Regional da Reserva Agrícola do Algarve.
Sejam felizes
MalcolmX

Anónimo disse...

Surpreendidos quanto ao comportamento do SOS?. Só quem não tem acompanhado este processo de demolições. Vira casacas sempre existiram e o SOS é mais um.

Anónimo disse...

Esse movimento SOS perdeu toda a credibilidade quando se vendeu aos partidos. A isenção e a honestidade de alguém ou organização vê-se quando não se aceitam presentes envenenados, e foi o que aconteceu. Um lugar de secretária no IPMAR, a casa que não vai ser demolida, almoços grátis, os conhecimentos adquiridos e tantas outras coisas, são migalhas dadas a quem se corrompe por pouco. Mas até os mais altos signatários da nossa terra se vendem por pequenas esmolas, imaginem.Triste povo que acredita nesta gentalha que os engana há anos. Isto já não é ingenuidade é burrice

Anónimo disse...

Já algum tempo que não via neste blog comentários tão verdadeiros.
Bem hajam.

Anónimo disse...

Tudo analisado ao pormenor, fase por fase, com aparentes desvios de rumo mas sem perder de vista a razia total. A arte de actuar, de manipular da MAFIA é basicamente sempre a mesma. Dividir (casa que foi/vai e a que agora não vai, ilusão de legalidade e ilegalidade), falinhas mansas,sorrisos, dar uns acepipes à otária líder para acalmar as outras e muita paciência na espera que o "ovelhum" se auto aniquile numa guerra fratricida de inveja, mesquinhez..., como já aconteceu. Preocupante ver gente que mostra (aparência???) estar a ir no ilusionismo mafioso. Porque traiçoeira assassina, à MAFIA não se pode dar qualquer hipótese de acreditar. Se está de "boa fé" que acabe com o maquiavélico Artgº 37 da naturalização demolidora, cega para uns e vesga para outros. Que fique só a REQUALIFICAÇÃO. Requalificar permite eliminar o que está eventualmente mal, com uma solução ajustada. Sejam felizes.

Anónimo disse...

Tragédia maior quando a avalanche de burrice arrasta inocentes.

Anónimo disse...

Tragam os Gordinhos, os Fininhos os Magrinhos os Pesadinhos mas não tragam os Levezinhos.
Como dizia Zeca Afonso "O que é preciso é avisar a malta do que faz falta"
O que faz falta é correr com esta gentalha que se aproveita dos incautos!
Sejam felizes.