segunda-feira, 3 de abril de 2017

RIA FORMOSA: A TRAIÇÃO DE MÃOS DADAS COM O PODER!

Depois de um longo silêncio sobre a situação das demolições na Ria Formosa, damos inicio a um conjunto de textos que os ilhéus precisam de saber, onde se procura desmascarar a pandilha que perpetrou as demolições na Ria Formosa e não só, começando pelo topo.
E no topo vem nem mais nem menos o actual ministro do ambiente e ordenamento, ele e a mulher, atascados até às orelhas, no onda de demolições em todo o litoral português. Um ministro que devia ser imediatamente preso pelos crimes cometidos contra o Povo, escorraçado do seu habitat, em nome de um pseudo desenvolvimento, que encobre no fundo uma enorme teia de negociatas pouco transparentes.
João Matos Fernandes, assim se chama o artista, integrou o primeiro governo de António Guterres. Não integrou o segundo, é verdade, mas em 2000 fo9i nomeado coordenador da equipa encarregada de pôr em prática os POOCs.
A essa altura, era Ministro do Ambiente, o nosso conhecido José Sócrates, que em declarações ao jornal Publico de 8 de Março de 2001, que queria fazer um grande projecto nas ilhas barreira. Eis senão quando o Grupo Vale de Lobo, o tal que deve mais de cem milhões à Caixa Geral de Depósitos, com a ideia de construir uma ilha artificial.
Em 2005, Matos Fernandes trabalhava na Quartenaire Portugal, empresa essa, convidada a participar nos estudos de caracterização da zona de intervenção do POOC.
O POOC que por sua vez ap0ontava para a valorização e qualificação das praias consideradas estratégicas por motivos...  Turísticos. É nesse contexto que para os núcleos dos Hangares e do Farol, o plano de recuperação apontava para a demolição prioritária das edificações! 
Entretanto os grupos parlamentares do PS e PSD, cozinharam nas costas do Povo, a Lei de Bases do Ordenamento Marítimo, no qual se previa o recurso a concessões que podiam ir até aos cem anos, dependendo dos investimentos feitos.
Com uma tal benesse, fazia algum sentido gastar dinheiro na construção de uma ilha artificial quando elas já existiam e eram naturais? Não, mas para isso é necessário correr primeiro com as pessoas!
E de tal forma assim é que mesmo em relação à Armona, o ministro vem dizer que foram construidas 150 casas fora da área concessionada, ainda que com alvarás de construção emitidos, razão pela qual os presidentes de câmara que as autorizaram deviam estar presos. Ao mesmo tempo, o ministro anuncia que vai avaliar a renovação da concessão da Ilha da Armona, sendo mais que provável o seu fim.
E como se isso não bastasse, a Quartenaire Portugal, foi encarregada de elaborar para a AMAL, gerida por outro traste, o Jorge Botelho, presidente da câmara de Tavira, também ele socialista, o Plano Intermunicipal de Alinhamento com a Estratégia Regional Algarve 2014-2020.
A promiscuidade entre o Poder político e um certo sector empresarial, com ministros ligados, durante os interregnos políticos, a empresas que depois vêm a ser contratadas pelo aparelho de estado, é simplesmente vergonhosa. Até porque por detrás destas decisões, quem se lixa sempre são as pessoas, vitimas destes politiqueiros de trampa.
Nos próximos dias divulgaremos mais algumas coisas que mostram bem o comprometimento e traição do Pina e as razões que levaram as organizações dos ilhéus a calarem-se desde que este governo tomou posse.

12 comentários:

Anónimo disse...

por essa razão António Pina disse que ia fazer da Ilha da Armona a Quinta do Lago de Olhão.
O Pina sabe mais que aquilo que diz, perguntem-lhe qual vai ser o FUTURO da Ilha da Armona e verão como ele fica aflito, pois se nem o saneamento está previsto nessa Ilha e isso é fundamental porque se não for feito a CMOlhão vir a perder a Concessão da Ilha da Armona.Camaleões há muitos seus palermas que acreditam nas falinhas mansas do Pina que está feito com algumas madalenas ditas revolucionárias mas que não passam de uma vendidas assim que lhe acenaram com um tacho e a promessa da casa da família não ser demolida.

Anónimo disse...

Mas que grande novidade será só para os papalvos que foram levados pelas palavras mansas dos grande políticos defensores do povo.
Perguntem á concelhia do PS de Olhão qual a opinião que eles teem sobre os deputados na assembleia da república a começar pelo menino Luís então nunca leram o POOC ou só ouviam os políticos quando iam mamar ás ilhas os camarões e as amêixoas e na despedida deixavam uns grandes abraços.
O melhor ainda está para vir mas não tenham pena porque os Pinas e companhia é que são do agrado da malta.
Peçam ao Sebastião para trazer o Jerónimo a Olhão para ver se ele fala do P.S. ou da geringonça.
Sejam felizes.

Atento disse...

Essa empresa Quartenaire é um autêntico Máná a ir buscar dinheiro aos cofres do estado.
http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?range=48-72&type=contratos&query=adjudicatariaid%3D488&ordering=sort(%2BinitialContractualPrice)

Anónimo disse...

O que aconteceu as organizações dos ilhéus a calarem-se porque já salvaram as suas casinhas, e alguns arranjaram tachos,os esgotes continuam a correr defensores do que.

Anónimo disse...

Excelente!
Continue por favor.

Anónimo disse...

Moce, o sos informou que ocorreu uma reunião na CMO com presidente Pina e o deputado do ps Graça com o fim de alterar o pooc. Segundo o sos deixará de haver pooc e passará a haver outra coisa que permitirá pôr em prática soluções decorrentes de negociações. Negociações englobando o quê e com quem, é o que se vai ver. Depois de tantos, vamos ver se não é mais um arranjinho para safar alguns e atraiçoar outros.

Anónimo disse...

O pior cego é aquele que se recusa a ver e há quem não queira ver . Pela verdade, pela seriedade longa vida ao OL.

Anónimo disse...

Como é que o camarada Costinha dá a mão e convive com a Mafia. Será que não se pode livrar. Esquisito.

Anónimo disse...

Que pode uma democracia fazer quando a MAFIA controla os partidos que são a sua razão de ser?Demissão ao voto que leva a MAFIA a tomar o poder.

Atento disse...

SOS Ria Formosa
11 h ·

REVISÃO DO POOC VAI AVANÇAR.

Em todas as nossas reivindicações sempre pedimos a revisão do pooc, o nosso machado em cima da cabeça sempre foi o artigo 37.

Hoje para nossa surpresa, fomos convocados para uma reunião na Câmara Municipal de Olhão, presidida pelo presidente António Pina e pelo deputado Luís Graça, mais uma vez os dois lutadores políticos nos bastidores.

À semelhança do que aconteceu com todos os outros POOC do pais, o nosso também vai ser revisto.

Vai deixar de se chamar POOC para ser adaptado a programa. Pela frente esperam-nos 15 meses de intensas reuniões onde também iremos ser ouvidos, fazendo parte de um conselho consultivo criado para o efeito. Esta boa notícia irá ser publicada muito brevemente em diário da República.

Não é possível alcançar a perfeição, mas aos poucos vamos conseguindo defender o que é justo. Vamos com serenidade tentar alcançar os nossos objectivos.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Atento disse...

Associação de Moradores dos Hangares
10 h ·

Realizou-se esta tarde, na Câmara Municipal de Olhão, uma reunião de trabalho que contou com a presença do deputado Luís Graça, do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, e das associações de moradores dos Hangares e do Farol onde se debateu a situação relativa ao futuro dos respetivos núcleos.
Foi feita uma retrospetiva do processo, com especial foco nos últimos dois anos, que conduziu à recente tomada de posse administrativa de um conjunto de habitações.
No essencial, foi dada a informação de que o POOC será finalmente revisto em breve. Abre-se assim a possibilidade de rever, entre outras matérias, a questão da renaturalização prevista no atual texto deste documento.
Ainda que estejamos profundamente descontentes com as tomadas de posse realizadas, esta não deixa de ser uma boa notícia uma vez que abre a possibilidade de realizar o tão desejado reordenamento no núcleo, garantindo para já o abandono da ideia de futuras demolições por parte deste governo.
De forma a informar detalhadamente todos os sócios, pediremos ainda hoje ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral a marcação de uma assembleia o mais breve possível.

Anónimo disse...

nao entendo porque raio na CMO ha reunioes onde se fala dos hangares , essas reunioes nao deviam ser em faro? o Pina que se preocupe com Olhao e nao com faro pois foi eleito para presidente de olhao