quinta-feira, 13 de abril de 2017

RIA FORMOSA: PINA, O NOVO DEMOLIDOR!

António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, é por inerência, membro do concelho de administração da Sociedade Polis da Ria Formosa.Não há muito tempo apelidava Sebastião Braz Teixeira de demolidor. E agora?
O novo conselho de administração da Polis obedece a orientações superiores do Governo. E o anterior, não obedecia também às mesmas orientações? O que mudou afinal, a não ser quem ordena as demolições?
A Sociedade Polis foi uma criação do partido dito socialista para dar cumprimento às emanações do POOC, ou seja proceder à renaturalização das ilhas, um eufemismo de demolições. 
E o Pina ofereceu-se para integrar a administração da Polis para ser ele próprio a proceder às demolições previstas para a próxima segunda feira, dia 17, como nos dá conta a imprensa em http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/demolicoes-no-algarve-avancam-na-proxima-semana?ref=Bloco_CMAoMinuto, e por nós avançado em primeira mão.
Há cerca de duas semanas atrás, os canalhas Pina e Luís Graça, reuniram para lhes comunicar que o POOC iria ser revisto e substituído por um Programa, alimentando a ilusão nos moradores, mas omitiram deliberadamente que se iam iniciar as demolições programadas. Mais, o Pina defende mesmo a necessidade daquelas demolições, conquanto a casa dele e dos seus fãs se mantenham de pé. Ora este canalha, devia lembrar-se que qualquer daqueles que v~e agora a sua casa demolida, está no legitimo direito de pedir também a demolição da casa dele, apresentado uma queixa no Tribunal Administrativo, algo que só não faço para não prejudicar terceiros que não têm culpa das atitudes deste bandido.
Quanto às expectativas criadas em torno da revisão do POOC, devemos ser muito claros. O actual governo socialista, se o quisesse, podia suspender o POOC e proceder a uma alteração avulsa. Mas não o faz. E aqui também, assistimos ao jogo duplo do Pina que pretende suspender o Plano Director Municipal para legitimar as irregularidades cometidas pela câmara a que preside.
De qualquer das formas, as associações ditas de defesa dos moradores das ilhas, logo embandeiraram em arco porque iriam integrar o conselho consultivo do novo programa. Mais uma ilusão! Não será por integrarem aquele órgão que vão conseguir o quer que seja porque outras entidades com muito mais peso político e institucional também irão participar. Basta lembrar o Turismo de Portugal, o ICNF ou a própria APA.
A questão é muito política do que de qualquer outra natureza.
Para além dos privilégios de que o sector turístico-hoteleiro goza, são nos diversos estudos, encomendados, para desmontar toda a argumentação dos moradores. Recordamos que para a elaboração do actual POOC, o Turismo de Portugal, encomendou um estudo para a capacidade de carga das praias do Farol e da Culatra, onde preveem áreas a concessionar (privatizar) para custear a conservação da natureza. Não dizem é que, à pala disso, correm com a população autóctone com menos capacidade económica, como se o desfrutar da natureza tenha de ser pago a peso de ouro, quando na verdade o que se pretende é dotar de partes daquela natureza de uma maior privacidade, e claro que isso tem de ser pago.
Mas pior do que isso, é o crime que as entidades publicas vêm cometendo, por forma a que aqueles que vivem da Ria, onde vão buscar o seu sustento, se vejam obrigados a abandonar as suas actividades. Reparem que desde o inicio de Março que as zonas de produção de bivalves Olhão 1 e 3 foram desclassificadas para classe C, impedindo o trabalho, uma autentica violação do direito ao trabalho, e a APA faz saber que os viveiristas estão obrigados a retirar as protecções dos viveiros e substitui-las por calhau rolado. E quem paga se não têm ganhos para isso?
Diga-se também que com aquela desclassificação, o uso balnear seria interdito, o que podia atingir uma das praias urbanas do Pina, a de Marim. Mas claro que isso não pode afectar o turismo e silencia-se.
Neste contexto, Pina não só é o novo demolidor como é o principal canalha a condenar o Povo que o elegeu, e que nas próximas eleições o deve ter em conta.
ABAIXO O PINA!

7 comentários:

Anónimo disse...

Moce, as associações são como testículos, acompanham mas não entram no mais importante.

Anónimo disse...

O actual governo socialista, se quisesse, podia suspender o POOC e proceder a uma alteração avulsa. Mas não o faz. Se está de boa fé porque não o faz? No íntimo já ninguém acredita em políticos que depois demonstram ser pulhiticos.

Anónimo disse...

O papel das associações será simplesmente para compor o conselho, de resto não terão qualquer posição a impor.
Quem está dentro do assunto sabe que as decisões já estão delineadas, serve para que os lacais possam botar palavra e dizer os homens bem tentaram mas a Europa não aceitou porque os dinheiros vieram de fora.

Atento disse...

Comunicado do SOS Ria Formosa.


"Apelo: Demolições Núcleo do Farol
SOS Ria Formosa·Quarta-feira, 12 de Abril de 2017
Aproximam-se as demolições no Farol!!! As habitações que foram alvo de tomada de posse pela Sociedade POLIS Ria Formosa irão entrar na fase de demolição a partir do próximo dia 17 de Abril. Foi-nos transmitido pelas entidades competentes que a intervenção será feita no mais curto espaço de tempo possível (previsão de duas semanas). O que está previsto é a demolição das habitações que já se encontram na posse administrativa da Sociedade POLIS, salvaguardando-se aquelas que estiverem sobre a alçada de providências cautelares.

O SOS Ria Formosa tudo tentou para que este dia não chegasse e pelo caminho e em conjunto com as várias entidades e associações, tentou minimizar o mais possível o número de demolições. Não será possível salvar todas e isso deixa-nos muito consternados, pois não são apenas casas, mas sim vidas que se destroem. No entanto, é de salientar que uma grande parte das intervenções acabam por assentar em casas que ao longo do tempo foram abandonadas e estão agora num estado de degradação evidente já não sendo habitadas, ou ainda barracões antigos de apoio que nunca foram casas de habitação.

A Policia Marítima mais uma vez pretende executar o seu trabalho de forma ordeira e pacífica e por isso apelamos a todos que respeitem a presença e as diligências das autoridades. Será adoptada uma atitude de proximidade e de compreensão dentro dos limites do aceitável.

Não devemos de maneira nenhuma deixar de apoiar e mostrar toda a solidariedade para com aqueles que já não estão na posse das suas casas, mas também não podemos conduzir ninguém para o abismo e para cenários que podem piorar ainda mais a situação das famílias em causa. Assim, pedimos a todos o máximo de serenidade no apoio a estas famílias nestes dias dificeis que se avizinham.

Serão os dias mais negros e tristes para a comunidade ilhéu, mas há algo que convém realçar muito veementemente, o futuro não poderá passar por mais nenhuma intervenção desta natureza. Requalificação SIM, renaturalização NÃO."

Será que se o governo fosse do Passos Coelho o SOS procedia da mesma maneira?

Anónimo disse...

Para evitar o que parece um mal muitas vezes acrescido que fique bem longe o dia em que o SOS
seja submetido à prova real de proceder da mesma maneira.

Anónimo disse...

Fomos colonizadores até ao 25 de Abril. 40 anos depois colonizados pela Europa, colonizados por Lisboa. Sejam Felizes.

Anónimo disse...

Para evitar o que parece um mal muitas vezes acrescido que fique bem longe o dia em que o SOS
seja submetido à prova real de proceder da mesma maneira.