terça-feira, 4 de abril de 2017

RIA FORMOSA: O EMBUSTE CONTINUA!

Em primeiro  lugar convém dizer que a política é feita de ideias, valores, princípios e não da satisfação de interesses e todas as situações que envolvam a vida das pessoas deve ser discutida com frontalidade por muito que doa a algumas pessoas. Os autores do Olhão Livre não vão a votos e mesmo que o fossem, jamais deixariam de usar da frontalidade por mais votos que isso implicasse. Portanto não se admirem os nossos leitores de algumas pessoas ficarem amuadas connosco, mas não nos desviaremos  do caminho que traçámos! 
Coincidência ou não, no mesmo dia em que dávamos inicio a um conjunto de denuncias e traições de alguns intervenientes que pretende desmascarar a demagogia e a teia de cumplicidades que envolvem a Ria Formosa, reuniam na Câmara Municipal de Olhão, o presidente da autarquia, mesmo depois de ter afirmado em Assembleia Municipal nesta matéria se havia esgotado, o deputado Luís Graça e o Movimento SOS ria Formosa, o qual lançou um comunicado congratulando-se para a revisão próxima do POOC.
Acontece que o POOC já foi alterado, parcialmente, por Resolução do Conselho de Ministros nº 65/2016 de 19 de Outubro, dando nova redacção aos artigos, 3, 4, 23, 55, 58 a 61, 67 a 77, 93 e 95. Tudo menos o famigerado artigo 37º.
Tudo feito nas costas do Povo da Ria Formosa, desconhecendo-se se houve alguma discussão publica e ou Avaliação Ambiental Estratégica, prévia. Mas vamos estar atentos e ver melhor as alterações efectuadas. Vir anunciar-se a revisão do POOC nos termos em que foi feita, para além de ser um acto de hipocrisia, é um embuste eleitoral, na tentativa de dar mais alguns votos ao Pina, porque essa revisão levará anos, mesmo que deem inicio ao processo nesta semana.
E porque não concordamos com a subserviência ao Pina a outro político qualquer, devemos denunciar o facto do SOS Ria Formosa ter sido informado do tipo de denuncias a que demos inicio, quando, na defesa dos interesses dos seus representados, lhes devia dar a conhecer os bastidores da política que os envolve.
Entrando na denuncia do ministro do ambiente, dizemos que em 2012-2013, foi nomeado assessor do CA das Empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), Moçambique, assumindo funções de gestão do Porto de Nacala.
Aí travou conhecimento com um empresário sul-africano que pretendia investir na Ilha do Príncipe (S. Tomé e Príncipe.Empresário esse que queria saber primeiro o que pensava o governo local. À revista Visão de 8/5/2014, admitiu estar a tratar da candidatura do Príncipe a reserva da Biosfera da UNESCO, o que não impedia a instalação de um Eco-Resort, o Project in Sundi Beach. Portanto qualquer semelhança ou simples coincidência entre aquela candidatura e a anunciada candidatura da Ria Formosa a Património da UNESCO, não passará disso mesmo. Ou será que foi o próprio ministro que lançou a ideia ao Pina? Porque o que mais se precisa na Ria Formosa, é de eco-resorts.
Mas o ministro Matos Fernandes não se fica por aqui. Ele  integra a Matos, Fonseca e Associados, que por acaso ou talvez não, mantém a sua lista de associados no segredo dos deuses, tal o secretismo que rodeia os negócios em que se envolvem!
Acontece que a Quartenaire Portugal e a Matos, Fonseca estiveram envolvidas com o grupo SONAE em Troia, mais outra coincidência.
E porque falamos na Quartenaire vejam em http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa%3Frange%3D48-72%26type%3Dcontratos%26query%3Dadjudicatariaid%253D488%26ordering%3Dsort%28%252BinitialContractualPrice%29 , os milhões que essa empresa já ganhou à pala do erário Publico. Tudo boa gente!
Mas atenção que a Quartenaire também esteve ligada à Quinta do Lago, cujos interesses na Ria Formosa são mais que muitos, mas que deixaremos para outra ocasião, que isto já está muito longo.
Com trastes destes  o que se reserva aos ilhéus da Ria Formosa?
Abaixo a canalha socialista que anda a enganar os ilhéus!

12 comentários:

Anónimo disse...

Esquisito, estranho, anormal, a reunião do poder político com uma só associação, no caso a SOS.As gentes dos Hangares, Culatra, Praia de Faro, entre outras, não participam? Em Olhão quando o centro do problema reside no concelho de Faro? Parece que alguém anda a brincar novamente,tentando colocar cornos em Faro. " SE O EMBUSTE NÃO CONTINUA!", provem o contrário com prática transparente.

Anónimo disse...

Força OL, pela verdade doa a quem doer. Nunca desistir da denúncia do maior gang de mafiosos da pior raiz fdp que alguma vez se viu. O ajuste de contas com a bandidagem política será feito na altura das eleições.

Anónimo disse...

UM dos grandes negócios deste governo é vender projectos PIN, em zonas protegidas onde os locais NADA podem fazer.
Para isso os mafiosos criam essas empresas.

Atento disse...

Estão a preparar para a Fuzeta um grande empreendimento onde nada se pode construir.
Mas como tem vista para a Ria os tubarões vão atacar.

Anónimo disse...

E quem são os do S.O.S.? Seria bom que se conhecem os nomes.

Anónimo disse...

Afinal já se começa a falar no camaleão que assina por Luís Graça este dito senhor só tem um objectivo é o poder.
A malta da concelhia olhanense conhece-o bem.

Anónimo disse...

A nova redacção dada aos artigos do POOC em 19 de Outubro de 2016 nada tem a haver com a questão das casas é tudo conversa para mais meio litro de vinho.
Interessa-me lá os apoios para venda de bebidas ou sandes de presunto assim como a colocação de toldos ou sombrinhas o que me interessa era ver alteração no famigerado artigo 37º (...)ESPAÇOS EDIFICADOS A RENATURALIZAR..).
Neste não sofreu alteração e é nele que se fala (..)Realojamento dos residentes que se confirmarem ser a habitação a sua única residência..)
(..)Programação da extinção progressiva dos núcleos existentes....)
(..)Um prazo máximo para a desocupação das edificações, a sua demolição e transporte a vazadouro dos materiais daí resultante..)
(..)Verificar se as habitações são de primeira ou segunda habitação(..) e muito mais nada foi alterado ou rectificado.
Não se deixem enganar pelos falsos profetas, existem uma serie de malabaristas que estão procurando confundi-los cuidado com a mansidade desses camaradas a começar nos Pinas e acabando nos Graças quem os avisa bom amigo é!
Não venham depois a chorar lagrimas crocodilo a teia está montada e alguns que hoje fazem muita algazarra irão lentamente baixando a voz.
Sejam felizes.

Anónimo disse...

Partido ou covil de ladrões?

Atento disse...

Biltres sempre a negociar a traição e nas costas do povo que vai ver demolidas as 50 casas no Farol e nos Hangares.

Anónimo disse...

"Zonas protegidas onde NADA se pode construir"! A DESERTA um exemplo onde NADA de NADA se pode construir. Quem ainda tem dúvidas que todo este processo tem cérebro e mão da MAFIA?

Anónimo disse...

Moce, as heróicas rosas transformaram-se em piranhas que devoram tudo o que cheira a dinheiro. ...,e o Salazar é que era pulha.

Atento disse...

Negociatas nas costas do povo.