segunda-feira, 11 de setembro de 2017

OLHÃO: QUANTO NOS CUSTA A ÁGUA?

Há quatro anos atrás, durante a campanha eleitoral, Pina apresentava esta versão para justificar o preço da agua, argumentando com o principio do utilizador/pagador.
O principio do utilizador/ pagador é daqueles princípios que a direita mais retrograda criou para retirar direitos àqueles que pouco ou nada têm, isto é se não tiverem dinheiro também não terão direitos.
Isso aplicado à maioria da população com especial incidência naquilo que é a responsabilidade social do Estado, seria uma catástrofe, por falta de acesso à prestação de serviços por parte daqueles que menos recursos têm. Se atendermos ao papel da habitação, saúde, educação e outros mais, a maioria da população ficaria de fora de todo o sistema.
E na verdade, o que temos assistido ao longo dos anos, é à retirada de direitos aos trabalhadores, que mesmo recebendo uma miséria de salário e contribuindo para o sistema, deixariam de estar protegidos pelo Estado social.
E se bem pensou melhor executou o que pensava, no que foi apoiado ao longo do mandato pelo seu actual mandatário mas até aqui líder da "oposição". Tão traste é um como o outro.
Na sua ânsia de esmagarem as pessoas de menores recursos, das quais só se lembram em vésperas de um acto eleitoral distribuindo beijos, abraços e apertos de mão, conseguiram fazer aprovar aumentos ilegais da factura da agua como se pode ver a seguir.
Como se pode ver na imagem, dentro do quadro por nós emoldurado, as taxas de disponibilidade e de utilização de saneamento e resíduos sólidos estão isentas de IVA.
O mister Pina, como não cobrava o IVA, logo incorporou aquele imposto naqueles itens da factura, o que é absolutamente ilegal, facto que apenas mereceu o voto contrário de um partido e uma queixa judicial pedindo a anulação daquele aumento.
Portanto, o Pina, vai muito além, dos custos da agua ao município, sem falar de que as perda na rede são suportadas pelos munícipes, quando na sua grande maioria, a responsabilidade é exclusivamente da Ambiolhão, que sabe que as infraestruturas estão a rebentar de podres mas não tem um plano de investimentos para a renovar.
Obviamente que o ainda presidente não quer falar nestas coisas, porque os otários olhanenses, vão pagando e alimentando as discussões de café em lugar de agir e correr com esta cambada de politiqueiros que se servem e à sua corte do Poder concedido no voto.
É tempo de mudança e por isso, dia 1 de Outubro as pessoas devem reflectir e decidir se querem manter o actual estado de coisas ou se pelo contrário querem ver Olhão transformado num concelho de bem estar e prosperidade para todos. 

3 comentários:

Anónimo disse...

ambiOlhão ou Roubiolhão?

Anónimo disse...

É o pinanço no seu melhor: a mamar e a dar de mamar ao pirulito cagao e ao 2 secretário e ao resto da cambada. O mexilhão que vá pagando as contas da água, que a gente vai mamando. E agora por isso lembrei-me nunca mais ouvi falar no negócio pinanço entre a venda de uma casa da acaso (pina pai) à c.m.o.( pina filho). Grande negócio pinanço para um parque de estacionamento a preços exorbitantes. Agora estão calados a ver se o pininha ganha? A seguir acabamos o negócio? ??? Isto anda tudo ligado.

Anónimo disse...

se nao houvesse uma perda de mais de 50% da agua devido as ligacoes ilegais e as fugas devido ao mau estado da rede a agua poderia ser a metade do preco.