sábado, 30 de setembro de 2017

OLHÃO: "SOLIDARIEDADE" VIRA DESPEJO?

Há uns meses atrás, António Pina em representação de quatro IPSS, vendeu a terceiros o edifício onde durante muitos anos funcionou a antiga Funerária Paulo Leitão, localizado na Rua António Baptista Delgado.
Este edifício, um dos mais antigos da cidade, senão mesmo o primeiro construido em alvenaria,em excelente estado de conservação, razão para que a autarquia obrigasse à manutenção da sua arquitectura, Mas se isso não bastasse, o facto de estar na faixa de cinquenta metros de protecção da Igreja Matriz, o obriga.
Mas também sabemos que o dinheiro cega as pessoas, e tudo indica que haja, por parte do actual proprietário, a intenção de o demolir para construir de novo, aumentando-lhe a volumetria, sem o mínimo respeito pelo facto de se encontrar bem no centro da Zona Histórica de Olhão, com o argumento de fazer gaveto com a Rua dos Cordoeiros.
Esse é um assunto que deverá ainda ser discutido em momento oportuno, porque entretanto há ainda outros problemas a resolver, nomeadamente com os inquilinos.
O prédio em questão integra a lista de bens da herança do Dr. Ayres Mendonça que as IPSS herdeiras têm vindo a alienar, esquecendo o seu representante que existe na Lei o chamado direito de preferência, e como tal não lhes deu a oportunidade de exercer aquele direito.
Na Rua dos Cordoeiros, existem várias casas ou fracções autónomas, algumas sem estarem registadas no Registo Predial, de entre as quais a nº 5, onde mora uma família composta por uma senhora viúva e o filho.
Esta família reside ali há mais de trinta anos, pagando desde sempre a renda, primeiro à D: Clementina, usufrutária daquele património e após a sua morte, depositando na Caixa Geral de Depósitos, à ordem dos herdeiros.
Vem agora, o novo proprietário, através de um representante legal, ameaçar a família de despejo com o argumento de uma "ocupação ilícita" apesar de a senhora viúva ter na sua posse recibos que provam o pagamento das rendas.
Qualquer um poderá imaginar o tormento desta família, carenciada e com falta de recursos para se defender do ataque desumano que o novo proprietário lhe move, sem querer saber para onde vai morar esta família.
Mais, no acto de escritura, o Pina dizia que não pendia qualquer ónus sobre o prédio, omitindo os direitos que assistem a esta família, o que mostra bem do sentimento de "solidariedade" e do respeito pelas leis que protegem as pessoas por parte deste cavalheiro.
Certo é que a família está ameaçada de ter de ir viver para debaixo de uma árvore se não conseguir opor-se a esta cambada de oportunistas e interesseiros que não enxergam mais que o dinheiro.
Cabe a todos nós rejeitarmos este tipo de procedimentos e dar o maior apoio a esta família ajudando-a a lutar pela seu tecto.
ABAIXO A HIPOCRISIA!
PELO DIREITO Á HABITAÇÃO!


.

5 comentários:

Anónimo disse...

Para essas negociatas é que ele é bom e o papá não lhe fica atrás! !! Como amanhã é dia de eleições, e depois vem o Natal, pode ser que os dois tenham a consciência pesada e queiram arranjar uma casa para essa família não passar o Natal à Porta da Câmara se ele ainda lá estiver espero que não. É só negócios camarários, não olham a meios para atingir os fins. É só vinganças e represálias para quem não alinha com ele.

Anónimo disse...

julgo que para o bem de olhao devemos considerar em quem votar.
Pois o Pina quer revolucionar a baixa trazendo turismo mas prejudicando o povo tornando olhao na nova vilamoura de onde os turistas estao a fugir por considerar que a zona perdeu a naturalidade e as gentes das suas origens, Pina diz ter acabado com esgotos mas todos dias correm adrectamente para a ria, muitos nao sabem mas durante o mandato do pina olhao perdeu metade da zona de producao de marisco sendo o marisco dessa zona proibido para consumo humano, mas Pina diz ter acabado com os esgotso , so mentiras, agora gastou 28mil euros para arranjar as rampas da doca mas sabem porque? porque assim facilita a carga e descarga das ostras com o empilhador pois se fosse para bem do povo arranjava as 3 mas so esta arranjando as 2 que ficam frente ao armazem dele.
se queres que olhao mantenha a sua imagem e acabar com a poluicao da ria trazendo turismo de natureza e que respeita a terra a gente. so tems uma opcao rua com pina força Luciano

Anónimo disse...

Bem podia ter escrito (23:06) isto e mais coisas do género há alguns dias atrás! Duvido que no dia das eleições tenha algum impacto no eleitorado!Questão de oportunidade à parte, grande parte dos eleitores efectivos trabalham para a câmara e empresas municipais e a maioria levou a "lavagem cerebral" para votar num determinado sentido, como se os empregos deles dependessem deste ou daquele presidente! Depois há ainda a acrescentar os ditos ilhéus que acreditam em histórias da carochinha e também todos aqueles que vão atrás dos projectos, promessas e do choradinho propagandista patente nos vídeos e discursos - a encenação foi bem montada (jeito para o teatro e sedução não lhes falta, e o rapaz ate pertence há lista sexy - mais uns quantos votos!)! A juntar a isto temos os beneficiados pelo sistema: desde os (poucos) empresários do turismo que realmente ganham bom dinheiro com isto de "Olhão na moda", aos tendeiros dos jardins, sem esquecer os tachos e tachistas do costume! A cereja em cima do bolo foram as pequenas obras de última hora como foi o caso das rampas de lançamento para a projecção do negócio de meia dúzia de indivíduos! Isto tudo somado só poderia resultar na vitória e continuidade dos mesmos de sempre. Daqui a 4 anos há mais...vamos lá ver quantas das 40 promessas serão cumpridas e se algumas, um pouco abstrusas serão realmente benéficas para a generalidade dos olhanenses ou só para uns quantos!

Anónimo disse...

Hoje dia 1 de Outubro votei em si sr pina espero que nao me engane.mf

Anónimo disse...

Apoiado em tudo anonimo das 11:57, não podia ser mais claro!!!!!!Agora vamos penar e muito, porque nem metade dessas promessas irão ser cumpridas.