sábado, 19 de dezembro de 2020

OLHÃO: DIA SOMBRIO COMO AS OBRAS DA AMBIOLHÃO

 É verdade, hoje temos um dia tão sombrio quanto as obras da Ambiolhão, e porque é fim de semana o texto vai ser um pouco maior para entreter os nossos leitores.
Comecemos então pela imagem do comunicado da Ambiolhão

Diz o comunicado que foram cinco os ramais de esgotos domésticos ligados à rede de esgotos pluviais, apesar de apresentar a imagem de um só.
Na imagem acima estão dois sem caixa à superfície faltando encontrar os restantes três;

No outro lado da rua, estão mais dois, totalizando quatro. Não sabemos onde foram descobrir o restante mas são tantos naquela zona na mesma situação que só a miopia de quem fez este levantamento não viu, ou melhor dizendo não quis ver!
Para que as pessoas percebam o tipo de canalizações que se faziam antigamente deixamos aqui uma amostra

Nem sequer eram feitas com manilhas, tal a antiguidade, mas quando a câmara fez a rede de esgotos não os substituiu. Manteve-os e se há alguma ligação mal feita a responsabilidade é da responsabilidade da autarquia, já que naquele tempo, tudo funcionava e não haviam empresas municipais, o asilo empregador do partido no poder.
Mas como se pode na imagem antecedente, primeiro puseram a conduta da agua e por cima, as condutas para aguas pluviais e para esgotos domesticos. Mas perguntamos para quê as condutas de aguas pluviais se não há sumidores? Engenharia ou pressão politica? E piuor ainda quando tem de ser encarada a possibilidade de uma rotura na conduta da agua, porque aí vão ter de partir o cano das pluviais e o da merda. Na intervenção a seguir, ao partir a conduta da caca poderão contaminar a conduta da agua. Bem apostado.
Mas temos mais:




Na sequência das imagens acima pode ver-se que a conduta da merda foi ligada ao colector de esgotos domésticos, ficando pelo meio mais uma caixa que se vê ao canto da rua.
Então e aonde vão ligar a conduta das aguas pluviais? Vão ligar ao mesmo colector ou vão ter de partir mais alcatrão? É que se fizerem uma caixa de derivação junto à dos esgotos domesticos terão de a encaminhar para a conduta de aguas pluviais. Ou será que aqui é tudo a mesma porcaria?
Regressemos agora à primeira imagem e vejamos a situação das ligações chamadas de ilegais. Vão manter-se ou vai a Ambiolhão corrigir? É que se pensa em corrigir, quer dizer que vamos ter o novo tapete de alcatrão a levar mais uma ratada, remendo quer eu dizer, que não sou engenheiro nem presidente da Ambiolhão.
Para explicar a miopia dos pesquisadores da Ambiolhão vamos mostrar mais uma imagem de algo cuja grandeza obriga ao uso de oculos especiais.

 Esta imagem mostra um edificio construído antes da construção da rede separativa de esgotos domésticos do de aguas pluviais e à semelhança dos outros não tem qualquer caixa à superficie. De quem é a responsabilidade? Das pessoas ou da autarquia? Será que vão partir o passeio, o estacionamento e o novo tapete de alcatrão? É que se sim, e devem fazê-lo, os remendos são mais que muitos. 
Antes das obras de levantamento do que restava do alcatrão, foi feita a inspecção ao local mas pelos vistos não detectaram nada, nem a ausência das caixas à superficie. Ou será que já sabiam disso, assim como sabem que os esgotos vão desaguar todos na Ria, mas as instruções que tinham iam apensa no sentido de proteger os colectores que estavam á vista?
A responsabilidade não pode nem deve ser imputada a quem executa o trabalha mas às cabecinhas pensadoras que gerem os destinos da nossa cidade, até porque eles dizem que o pessoal é para trabalhar que para pensar estão lá eles.
A partir daqui voltamos à questão de saber se não deveriam antes ter pesquisado com olhos de ver, munidos da tal cartografia que têm, e verificar a realidade dos esgotos, sejam domésticos ou pluviais e só depois, tomar a decisão sobre a obra a fazer, começando por corrigir o que está mal e depois sim tapar com um tapete novo.   
Proceder como procedem, é um acto de gestão danosa dos dinheiros extorquidos aos municípes sob a forma de taxas e impostos, para não falar já no crime ambiental que a câmara e a sua empresa cometem todos os dias.
Na sociedade encontramos muitos vigaristas, individuos bem falantes, bem aperaltados e melhor montados para terem credibilidade. Qualquer semelhança com certos politicos é simples coincidência, ou será que são mesmo vigaristas politicos?
O diabo sabe muito não por ser quem é mas por ser tão velho! Cuidem-se com esta canalha!

Sem comentários: