quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

OLHÃO: ESGOTOS E ATERROS, AS FALHAS DE SEMPRE!

 
Mais vale tarde do que nunca, parece ser o significado do contrato acima, publicitado hoje, em que se pretende reformular o projecto de troços da rede de Colectores associadas ao Sistema de Intercepção de Aguas residuais no Concelho de Olhão - Sistema Nascente.
Primeiro, os municipes não sabem ao certo o que vem a ser isto de Sistema Nascente, isto é, onde começa e acaba. Será a zona dos Pinheiros de Marim até ao Porto de Pesca? Será a zona do Aldeamento de Marim? Seja lá onde for, se pretendem reformular, é porque chegaram à conclusão que o projecto inicial não estava em conformidade com os objectivos pretendidos.
Tal facto coloca a questão de saber se foi ou não um erro de concepção, porque se sim o autor deveria ser responsabilizado. O municipio não pode ou não deve estar constantemente a pagar os erros de terceiros. Receberam o dinheiro e os municipes que paguem, como de costume, a factura.
De qualquer das forma trata-se de uma correcção o que pode ser bem vindo embora se desconheçam os objectivos, originais e os actuais.
Vem isto a propósito dos continuos erros da autarquia com graves responsabilidades dos nossos autarcas. 
Na verdade os esgotos, sejam eles de aguas residuais ou de pluviais, não deixam de estar associados às cheias que temos verificado, uma vez que a autarquia promove ou autoriza aterros onde não deve, sem ter o cuidado de aplicar mediadas compensatorias. É bom que fique claro que ninguem está contra a edificação em zonas onde não devia ser permitido mas que sê-lo, obrigatoriamente têm de acompanhadas de outras medidas que evitem a possibilidade de futuras cheias.
Por exemplo, e apesar de há muito se falar no aterro de linhas de agua e leitos de cheia como causa das inundações sempre que chove, é a autarquia quem está a proceder a mais um aterro de um leito de cheia, situado entre o Macdonalds e as Piscinas Municipais.
Depois do leito aterrado, um dia que caiam mais uns milimetros de agua, a urbanização em frente às Piscinas, vai ser mais uma "piscina"! Como de costume, também ninguem é responsavel quando o mal acontece, mas fica desde já o alerta.
A PISCINA OLHÃO, vai continuar a crescer no Inverno!

Sem comentários: