terça-feira, 15 de dezembro de 2020

OLHÃO: MAIS DEPRESSA SE APANHA UM MENTIROSO QUE UM COXO!

 Sabemos que é chato a continua chamada de atenção para as obras de S.ª Engrácia na Rua Diogo Mendonça Corte Real, mas não podemos deixar de o fazer porque a cada cavadela sai minhoca.
Bem cedo, um amigo nosso que fez de repórter fotográfico captou as imagens a seguir


  Os nossos decisores, encartados ou não, decidiram que em lugar de procurar o esgoto domestico daquela rua, seria preferível encaminhar os esgotos domésticos da lado direito da rua, no sentido nascente/poente para a rua seguinte.
Para tal, traçaram no novo tapete alcatroado, com dois dias de utilização, as marcas onde deve ser aberta a vala que vai receber as novas ligações, como se pode ver na imagem de baixo. Acontece que na imagem de cima, pode ver-se que há uma caixa que fica de fora daquele traçado, o que significa que aquela caixa está ligada a uma rede qualquer, nem que seja no Cerro da Cabeça.
Esta nova versão coloca uma outra questão que é a de saber para onde vão os esgotos domésticos do lado esquerdo da rua, uma vez que só os da direita são encaminhados para o outro lado.
Se existe uma rede de esgotos domésticos naquela rua, porque lhe são ligados uns e outros não? A mentira tem perna curta, sendo mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo! É que os restantes esgotos se juntam numa só rede com os das aguas pluviais para desaguar directamente na Ria Formosa.
Como vivemos num regime que vive de e para a imagem, a Ambiolhão vai dizer que eliminou a descarga de mais uns quantos esgotos na Ria, o que não corresponde á verdade. Mas mesmo que assim fosse, sabendo que ali existem esgotos directos para a Ria, porque não acabam com eles? Aliás, antes de deitarem o alcatrão deviam tê-lo feito logo.
Se fosse um particular a fazer uma urbanização, a câmara exigiria logo, a construção de todas as infraestruturas, como agua, rede separativa de aguas residuais, electricidade, gaz e telecomunicações, mas como é dona da obra, lava a cara das ruas, dando-lhes uma outra apresentação com vista à conquista de votos.
Como o dinheiro é dos otários, munícipes pagantes de taxas e impostos municipais, não lhes custa a sua péssima utilização. Não só não resolvem, ainda que parcialmente a eliminação dos esgotos directos para a Ria como ainda fica um tapete novo todo remendado.
Já agora referir que ontem à tarde, foram retirados baldes de lixo que estava no colector, que as inspecções e manutenção não detectaram, quando ainda antes da época das chuvas todos os colectores deviam ser limpos. 
Por outro lado, a nova obra está a ser realizada por uma empresa privada, contratada à pressa, mas ainda não publicaram o respectivo contrato. Falta de tempo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso acontece porque olhao é terra de mansos. Anda tudo caladinho a ser enrabado por meia duzia e nem abrem a boca. Vejam o caso do marisco que esta fechado. No norte os camaradas da Murtosa se manifestam e niguem vende marisco pois o povo e unido sao noticia na tv e jornais porque uma das zonas passou para C. Aqui nós mansos estamos calados onde toda a ria excepto 2 zobas tem a ameijoa como C e o berbigao igual mas aqui niguem falou ou fez nada. Mas a razao e simples. PINA nao fala pois a causa da responsabilidade do municipio e as Ostras estão classe B.compradores calados pois continuam a comprar marisco sem papeis a coperativa calada pois compra tambem e so querem chular os socios mas nao podem comprar guerras com municipio. Os viveiristas mansos calados ficam porque vendem na mesma e maioria nunca facturou na vida. Desde que a senhora Domitilia criou o SNMB que foi sempre a piorar pois está nas mãos dela gerir a Ria. Porque será que toda a ria está fechada menos a culatra e fuseta. A culatra é porque se fecha a silvia abre a boca. E a fuseta e para o PS nao perder mais votos para o Carlinhos na junta

Anónimo disse...

Olhão não é uma terra de mansos... é antes uma terra de mamadores, que mamam nas tetas da vaca para se manterem calados, porque a isso são obrigados pela vaca, assim ninguém abre a boca contra a ditadura instalada, pois é melhor estar calado e, ir mamando do que falar, não mamar nada e por isso passar fome.
Toma lá uma esmolinha e não fales contra nós, porque senão, não recebes mais nada...é assim que funciona em Olhão.
A pior ditadura não é a que aprisiona o homem pela força, mas sim pela fraqueza, fazendo-o refém das próprias necessidades...