Moradores da Praia de Faro vão ter de abandonar as casas |
||
27-11-2014 - 09:56
Tendo por base a acção de despejo realizada pela
Sociedade Polis, os moradores da Praia de Faro, vão ter de abandonar as
habitações até ao dia 7 de Janeiro.
Este prazo foi alargado, sendo que, anteriormente estava prevista a saída das casas até ao dia 28 de Novembro.
A Sociedade Polis alargou o prazo para o início do ano para facilitar as saídas dos moradores.
Recorde-se que, se trata de moradores que ocupavam zonas consideradas clandestinas na Praia de Faro.
A demolição das casas clandestinas de férias existentes nas áreas
poente e nascente da Península do Ancão – mais conhecida como ilha de
Faro – será feita pela Sociedade Polis da ria Formosa.
Está previsto um investimento de 1,3 milhões de euros para a demolição de 122 habitações.
Em causa estão casas classificadas como de segunda habitação com 43 na zona nascente e 79 na poente.
O plano para a ilha de Faro prevê, ainda a demolição das casas de cerca de 100 famílias residentes.
Noticia retirada do Algarvepriemeiro online
Nota do Olhão Livre: Os pescadores da Praia de Faro e todos os moradores, devem e tem todo o direito, em organizar a resistência ao despejo das suas habitações na Praia de Faro, a lei num estado de direito democrático, não pode diferenciar os cidadãos em Portugal, e este caso das demolições na Praia de Faro, são desciminados entre cidadãos de 1ª e cidadãos de 2ª,.
Todas as casas na Praia de Faro estão em Dominio Publico Maritimo, porque razão querem demolir uma e deixar outras de pé? A luta para evitar as demolições, tem de ser organizada, entre todos os cidadãos de TODOS os nucleos a demolir. |
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Demolições na Ria Formosa,os pescadores e moradores, devem resistir aos despejos do Polis Ria Formosa!
RIA FORMOSA: VÃO MAMAR À CONTA DE QUEM OS PARIU!
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
SOCRATES SAI EM LIBERDADE?
OLHÃO: ORÇAMENTO CAMARARIO VAI A VOTOS, AMANHÃ
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
OLHÃO: SOCRATES, JUSTIÇA E POLITICA
OLHÃO AUTO-ESTRADA DA ARMONA MEXE E REMEXE
Durante a semana passada a Câmara Municipal de Olhão e a Policia Marítima encenaram mais um episódio com vista à justificação da necessidade da construção da "auto-estrada" da Armona apesar de saberem que colide com os planos de gestão territorial e não só
Quando se levantou a questão da circular e do muro de betão à volta do edificado, pretendeu-se justificar com o risco de um tsunami ou dos pequenos sismos provocados pela extracção do gaz de xisto que se pretende fazer ali à frente da Fuzeta. Mas a ideia era tão estúpida que havia que procurar uma outra justificação, tendo por base o risco a que os residentes poderiam estar sujeitos e vai daí inventar-se este novo risco. No Relatório de Avaliação de Execução do PDM e no que concerne a este respeito, pode ver-se que a tal "circular" ao edificado é para assegurar a facilidade nas operações de socorro e assim há a necessidade de dizer que as pessoas estão em risco, única forma de poderem vir a fazer uma auto-estrada em cima da ilha.
Tenha vergonha ó Pina e vá-se embora!
REVOLTEM-SE, PORRA!
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Conhecer a Ria Formosa?Ou mamar à conta dos indigenas da Ria Formosa?
Mão amiga fez-me chegar por e-mail, mais um fim de semana,que algumas figurase empresas do regime vão passar há grande e à francesa na Ria Formosa, com a Opium a organizar e a mamar.
O programa é vastissimo pode ler carregando aqui, mas escondido como sempre, das populações que vivem no Parque Natural da Ria Formosa.
É o lema do programa organizado pela Opium (mais uma empresa do regime, a mamar à conta de propaganda falsa da Ria Formosa): Conhecer, Organizar e Experimentar.
Vamos então nós no Olhão Livre dar uma ajudinha, à Opium,que se calhar não conhece, ou nem sequer quer conhecer, bem a Ria Formosa, nem a poluição que cada vez mais grassa na Ria Formosa, da qual dependem mais de 10 000 pessoas, que dela governam a vida.
O 1º convidado, é nem mais nem menos o ainda presidente da CMOlhão Antonio Pina,um dos princiapis poluidores das Aguas de Producção de Bivalves que são as aguas da Ria Formosa.
Antonio Pina se Portugal fosse um estado de direito sério há muito que tinha sido constiuido arguido,pelo ministério publico, por crimes ambientais cometidos diariamente pela CMOlhão ao descarregar diáriamente, esgotos Tóxicos nas Aguas onde se cultiva e se capturam toneladas de bivalves.
Esgoto Tóxicodo T a descregar directo em OLhão.
Por causa desses crimes, diários, e à vista de todos, o ano passado mais de 70% dos viveiros de bivalves em Olhão passaram da Classe B para a Classe C, motivo? Excesso de coliformes fecais na carne dos bivalves!
Donde provêm esse coliformes fecais no Concelho de Olhão, há muito que se sabe, desde a origem do movimento de Avisar Toda a Gente,em 2006,que as entidades responsaveis pela poluiçãona Ria Formosa tomaram conhecimento publico das origens da Poluição da Ria Formosa.
O Avisar Toda a Gente ficou pelo caminho,e foi pena,pois foram pioneiros, no alerta e no perigo que era a Poluição na Ria Formosa.
Apareceu o Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão" em 2009, que preseguiu os alertas para as entidades oficiais nacionais, e como não fossem ouvidos alertaram as entidades Europeias sobre o grave problema da Poluição da Ria Formosa,fazendo então uma queixa à Comissão Europeia conforme pode ler carregando aqui.
Das entidades oficiais presentes todos sabem dos crimes ambientais que todos os dias são praticados na Ria Formosa seja pela C.M.Olhão seja pelas ETARs assasinas de Olhão Poente e de Faro Nascente propriedade das aguas do Algarve que descarregam escorrências venenosas nas A.P.B. e nas aguas de prouducção de sal tradicional e de flor de sal como é o caso da ETAR Poente de Olhão.
A lei diz que não pode haver fontes de poluição num raio de 500mt nas zonas de salinas que porduzam sal tradicional e flor de sal , no entanto a ETAR Poente de Olhão descarrega a menso de 500 metros para salinas que produzem sal tradicional e flor de sal.
Sabemos que a ministra Assunção Cristas sabe do crime, mas porque será que a ASAE sabe e não faz nada?
Aqui fica a foto do ponto de descarga da ETAR Poente de Olhão situado em Belamandil.
Das entidades convidadas para os passeiosde charme, e repasto à conta do orçamento duas são Associações que se dizem defensoras do ambiente e dos animais, são elas a Almargem e a LPN.
Porque será que essas associações de pretensa defesa do ambiente, são convidadas e outras associações, que estão contra a poluiçao na Ria Formosa não foram?
Será que só vão falar da beleza da Ria Formosa e das belas fotos e videos que dela se fazem, e vão branquear mais uma vez a poluição na Ria Formosa.
Os nossos impostos em 1º lugar, deviam servir para colocar fim à poluição, coisa que as entidades oficiais, tentam com esses eventos esconder a todo o custo,até quando perguntamos nós?
Será que preciso aparecer um surto de Hepatite A na Ria Formosa para se colocar fim à poluição que cada vez é maior?
Que responda quem souber, mas depois as entidades com responsabilidades na matéria , não digam que não sabiam que havia poluição na Ria Formosa.
No e-mail que enviaram aoOlhão Livre,que pediram anonimato, fazia parte o seguinte texto,que publicamos na integra:
"SEXTA A
DOMINGO À CUSTA DO ORÇAMENTO, REENVIOU-ME HOJE O CONVITE QUE LHE
FIZERAM....SÃO SÓ PANSUDOS A COMER, BEBER, E ANDAREM ATÉ DE BARCO, BEM,
INSTALADOS À CUSTA DOS QUE PAGAM IMPOSTOS PARA OS SUSTENTAREM
.....PARTILHEM PARA SE SABER ONDE ANDAM OS NOSSOS IMPOSTOS.
Ou se
têm vergonha e pagam as despesas que fizerem. PASSEIO DE CHARME PARA
MOSTRAR, QUE O REI AINDA NÃO ESTÁ NU, E ONDE FOI APLICADO O DINHEIRO
que a C C D R, CREN etc, etc, que REPARTIRAM PELOS AMIGOS. e AGORA
AINDA VÃO CONTINUAR A COMER COM UM PROJECTO DE BALÃO DE ÉLIO BEM PINTADO
...."
Nós no Olhão Livre perguntamos:
Será que não há um pingo de vergonha gastar o dinheiro do QREN desta maneira, em nem um tostão do QREN para colocar fim à poluição na Ria Formosa .
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
OLHÂO: EMPRESA MUNICIPAL FALIDA?
ANO RECEITAS CUSTOS SALDOS CONTRATOS ACRÉSCIMOS
2011 8.721 8.576 145 2.401
2012 9.691 8.188 1.431 4.112 5.148
2013 9.479 8.206 1.273 2.247 3.829
Totais 27.819 24.970 2.849 6.359
Como se pode ver, não fossem os contratos programa celebrados entre a Câmara Municipal de Olhão e a empresa ao fim dos três anos analisados. a Ambiolhão apresentaria um saldo negativo de cerca de três milhões e meio.
Os acréscimos, são parte integrante das receitas, são valores a receberem mais tarde, no ano seguinte e em regra, representam na sua maioria, divida da autarquia para com a empresa, bastando pensar que se as facturas não forem pagas ao fim de dois meses cortam a agua aos consumidores. Aliás, repare-se como os acréscimos aumentam substancialmente no ano de 2012, correspondendo a um contrato programa superior ao normal.
A questão que aqui se coloca é a de saber se vale a pena manter uma empresa que depende essencialmente da Câmara e com a qual dispararam os preços da agua e resíduos para os consumidores ou se pelo contrario estes serviços devem ser municipalizados.
A apresentação de contas do sector empresarial local antecede a consolidação das contas do grupo que integram, a Câmara Municipal de Olhão, que sistematicamente procede à anulação das operações entre a autarquia e a empresa, ou seja não paga mesmo.
Nos anos em causa foram anuladas com a Ambiolhão contas no valor de 6.229, 3.443 e 3.276 respectivamente.
E é essa falta de pagamento por parte da autarquia, aliada à transferencia da divida que tinha para com os fornecedores que está a levar a empresa municipal para uma situação de falência, incapaz de cumprir com os prazos a não ser que deixe por pagar as contas recentes acumulando divida à divida.
Quando o PSD se prepara para viabilizar as grandes opções e o plano, está objectivamente a fazer o jogo dos socialistas na Câmara, omitindo que sem corrigir este problema não está a salvaguardar os interesses da população em geral e do município em particular, mas antes a manter um monstro que vai consumindo dinheiros rapinados ao Povo.
Também sabemos que no PSD, as vaidades pessoais se sobrepõem aos interesses da população e que a feira de vaidades leva a que responsáveis políticos locais estejam mais interessados nos lugares que lhe são oferecidos na administração da falida empresa.
Que OPÇÕES? Que PLANO?
Pela extinção da Ambiolhão!
REVOLTEM-SE, PORRA!
domingo, 23 de novembro de 2014
OLHÃO: A EXEMPLARIDADE DA GESTÃO SOCIALISTA
sábado, 22 de novembro de 2014
OLHÃO: O GOLPE DE BAÚ SOCIALISTA NA ACASO
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
OLHÃO: UTENTE SEQUESTRADO E OBJECTO DE "CONFISCO" DOS BENS EM IPSS?
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
OLHÃO: COMO SE ROUBA O POVO
Demolições na Ria Formosa: A CCDR e a ARH deixaram construir casas em DPM na Ria Formosa! O Governo argumenta agora, que as casas a demolir é porque estão em DPM! Mas a lei não é igual para todos?
Na zona ribeirinha da Fuzeta onde era uma Horta(Cerca do Resinde), começaram a construir, 93 apartamentos que fazem parte de , condominio fechado, em Dominio Publico Maritimo já o programa Polis Ria Formosa estava em vigor, aqui deixo a foto para quem duvida que ali não era espaço urbano consolidado:
Esta construção na Fuzeta iniciou-se durante o periodo de vigência do Polis Ria Formosa,situa-se em Dominio Publico Maritimo,como podem ver nesta foto,
Na Ilha do Farol há duzentas e tal habitações que o governo quer gastar uns milhões para as demolir, argumenta o Secretário de Estado Paulo Lemos, que as casas tem de ir abaixo porque estão em Dominio Publico Maritimo.
Porque será que a lei em Portugal não é igaul para todos?
É possivél haver uma lei para os poderosos e os especuladores imobiliários,construirem dentro de agua na Ria Formosa, e Paulo Lemos argumentar agora a lei do D.P.M. para demolir as casas ditas ilegais dos descamisados, e em especial dos pescadores, como é o caso dos Hangares Praia de Faro e Ilhotes de São Lourenço parte Oeste,em frente aos mercados de Olhão?
A Maior parte das casas nem estão em DPM, logo essa afrmação é uma mantira de tamanho de hoje e de amanhã,ou então Paulo Lemos numca colocou os pés em cima da Ilha do Farol dos Hangares e da Praia de Faro.
Os moradores dessas casas, que o governo quer demolir, tem de organizar e unir a luta para se preparem para a resistência,e deixarem de acreditar nas promessas dos partidos que deram origem a essas demolições,ou seja dos partidos do arco da governação.
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
OLHÃO: CERTIFICAÇÕES DA TRETA
A Ambiolhão, empresa municipal de águas e resíduos, foi distinguida pela qualidade exemplar da e agua e
terça-feira, 18 de novembro de 2014
OLHÃO: PINA NÃO QUER RESOLVER PROBLEMA DA PASSAGEM DE NIVEL!
OLHÃO: PINA ASSUME-SE COMO NOVO DITADOR
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Gonçalo Mansinho um filho de Olhão campeão Nacional de Judo!
Parabéns ao Gonçalo Mansinho um filho de Olhão, pela presistência em lutar pelo titulo nacional de judo que há anos lhe fugia.
Parabénstambém ao Judo Clube do Algarve.
Noticia retirada do Região Sul online
Judo: Filipa Almeida e Gonçalo Mansinho sagraram-se campeões nacionais
Dois atletas do Judo Clube do Algarve (JCA), Filipa
Almeida (-57 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg) venceram as respetivas
provas do Campeonato Nacional de Seniores de judo, realizado no passado
dia 7, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Para além dos dois campeões,
Gonçalo Mansinho estreou-se como campeão nacional de seniores, enquanto Filipa Almeida renovou o título de há dois anos.
A terceira representante do JCA, Joana Santos (-63 kg), alcançou a medalha de bronze, revalidando o 3.º lugar do ano transato.
“Os atletas e o seu clube são razão de orgulho para a cidade,
especialmente o Judo Clube do Algarve, liderado pelo mestre Júlio
Marcelino, pelo trabalho, pela dedicação, pelo esforço e pela orientação
dada aos jovens atletas, merecendo ver o seu mérito reconhecido pois
são um exemplo ímpar de valor e excelência no panorama desportivo
nacional e mundial”, referiu a câmara de Faro, em nota de felicitação ao
emblema.
Crime nas ruas de Olhão, ou atrações turisticas?
Fernando Soares partilhou a sua foto com o grupo Cidade de Olhão.
Nota do Olhão Livre,esta noticia de indignação foi roubada da página de facebook de Fernando Soares
Fernando Soares, tem quanto a nós todo o direito à indignação, como aliás tem todos os cidadãos que gostam de Olhão,e não se revem neste vereação, que anda mais interessada em negociatas de pedra e betão, do que em acabar com estes situações fedorentas e criminosas. que deixam indignados qualquer cidadão de Olhão.
Só acresento que esse esgoto corre desde 5ª feira passada segundo um e-mail recebido por nós de uma pessoa que é militante do PS, e que também ele já se queixou à ambiOlhão, mas até hoje às 20h está na mesma ,ou seja verte de uma caixa de esgoto entupida, que depois corre para um sumidoro de aguas fluviais, que vai por sua vez desaguar na Ria Formosa.
Um crime a juntar ao outro por nós relatado e pode ver carregado neste link videos no Largo João de Deus.
Para uma autarquia que diz querer apostar no tuirismo será que Antonio Pina pensa que um novo nincho de mercado turistico para observar merda a sair nas ruas de Olhão?
Todo o mundo sabe que os esgotos Tóxicos em Olhão directos para a Ria, e para a Docapesca já são conhecido munidalmente, mas aqui ficam mais uma vez as fotos para reavivar a memória da ASAE, da Brigada de Ambiente da GNR,e todas as oprganizações com responsabilidades nos crimes ambientais e de saude publica.
Esgoto da Doca Pesca em Olhão cuja agua pestilenta,e conspurcada de esgoto, serve para lavar os apetrechos de pesca e as embarcações, também há saida desse esgoto, se pescam robalos que são vendidos directamente aos restaurantes.
A atração turistica mais fotografada de verão situado no cais de embarque para as Ilhas da Armona Culatra e Farol.o célebre esgoto do T, que durante a maré cheia não se vê, também nesse esgoto, são pescados uma centenas de klg de robalos vendidos directamente aos restaurantes.
O Esgoto da Marina.
Quanto mais tempo vamos assistir a estes triste espectáculo que deixa envergonhados e revoltados todas as pessoas que gostam de Olhão.
Quanto tempo mais vão as autoridades fechar so olhos a estes crimesambientias e de saude publica?
Estão à espera de um surto de Hepatite A, para depois actuar?