sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Demolições na Praia de Faro! Será justo as casas dos pescadores irem abaixo e as mansões da Quinta do Lago,construidas em D.P.M. ficarem de pé?

A Câmara de Faro aprovou nova moção contra as demolições nas ilhas-barreira do concelho, desta vez relativa às casas situadas nas zonas Nascente e Poente da Praia de Faro.
Depois de ter aprovado, por unanimidade, uma moção contra a destruição de casas nos núcleos dos Hangares e do Farol da Ilha da Culatra, a Câmara farense volta a carga, desta vez sem os votos favoráveis da coligação PSD/CDS-PP, no poder.
Extrato da noticia de hoje do Sulinformação online

 Nota do Olhão Livre:
O secretário de Estado Vitor Lemos diz que as casas na Praia de Faro e nas Ilhas do Farol Hangares e S.Lourenço tem de ir abaixo porque estão construidas em Dominio Publico Maritimo,ou seja a menos de 50 metros do maior preia mar conhecido.

Aqui deixo uma foto das casas da Praia de Faro,que o governoPSD/CDS,  quer demolir para levar à prática o programa Polis Ria Formosa aprovado pelo governo do PS tendo como 1º ministro o aldrabão do Socrates.
Nesta outra foto estão várias mansões situadas na Quinta do Lago, no extremo Oeste da  Ria Formosa,e em frente à Praia de Faro lado Oeste,   também elas construidas em Dominio Publico Maritimo.
É razão para perguntar ao ministro, se a Republica Portuguesa é  baseada na igualdade e nos principios do direito democrático, porque razão algumas  casas construidas em Dominio Publico Maritimo nas Ilhas barreira vão abaixo, e as outras casas construidas em Dominio Publico Maritimo, e em zonas sensiveis da Rede Natura 2000, ficam de pé?

Perg

6 comentários:

Zé do Mar disse...

Oh! Sr. Costa!

Então acha que esse amontoado de barracas construído sobre as ilhas, em terreno alheio, sem licença, sem projeto aprovado, ao sabor da estupidez de cada dono, tem o mesmo direito a existir do que essas fabulosas mansões, construídas na quinta do Lago, construídas por excelentes mestres, em terrenos comprados pelos donos, com projeto aprovado, e licença passados pela respetiva autarquia? Get real!

costa disse...

Ao exmº senhor Zé do Mar, que deve andar almariadito, pois o que está causa,são as declarações do secretário de Estado Paulo Lemos, que disse que as casas em cima das Ilhas a demolir é porque estão, em terrenos do Dominio Publico Maritimo.
Assim sendo tanto estão em Dominio Publico Maritimo as mansões da Quinat do Lago como as casas a demolir na Praia de Faro ou nas ilhas do Farol dos Hangares ou no ilhote de SªLourenço.

Anónimo disse...

As casas a demolir são de segunda habitação eu também quer uma casa na ilha.

Anónimo disse...

Ninguém se atreve a melhorar as casas quando tem a forca no pescoço há mais de 40 anos com as ameaças
de demolição...get real!

Anónimo disse...

São todos moradores com primeira habitação, e vêem fazer a reunião para Olhão? O pessoal depois não tem barco para regressar.

Anónimo disse...

Senhor Zé do Mar!
Os seus argumentos refletem desconhecimento da história da Praia de Faro,ou então é pura má fé.Acredito no desconhecimento, ao mesmo tempo da visão negativa da imagem; O que está em causa é algo mais profundo e complexo.
O senhor não pode meter tudo no mesmo "saco", em particular as famílias dos pescadores expulsos pela ditadura, para as pontas da praia. A ditadura criou legalidade para os mais poderosos mas para os mais fracos - nada de nada - verdade é que não os mataram.Agora um "gang (até prova em contrário)" a coberto da "legalidade dita democrática" prepara-se (qualquer argumento serve) para os varrer de vez, para livremente, em completa impunidade concretizar negócios à muito em espera de ocasião ( boatos que por coincidência se têm revelado verdadeiros)
Muita coisa está mal:sem dúvida que tem de se fazer uma intervenção e não só nas pontas; Requalificar será a atitude correta e justa; Destruir de forma cega, prepotente e extemamente injusta face ao outro edificado já legalizado, que é a Renaturalização - NUNCA.