segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OLHÃO: A DIVIDA A FORNECEDORES DA AMBIOLHÃO



A Ambiolhão vai fazer quatro anos de existência e os resultados até hoje não têm sido nada agradáveis para os munícipes confrontados com sucessivos aumentos de tarifário de agua e saneamento, mas valendo municipalizar os serviços do que mantêm-los com esta politica.
Nunca, como desde que foi criada a empresa municipal, se ouviram tantas reclamações no que respeita ao fornecimento de agua e saneamento, sendo expectável que ao agravamento dos tarifários correspondesse uma melhoria dos serviços.
A verdade é que, e muito depois da entrada em serviço da Ambiolhão, a Câmara Municipal de Olhão, accionista único, transferiu a divida de agua que tinha com a empresa exploradora em alta. Divida essa que não tinha razão de existir porque os munícipes ou pagavam ou eram alvo de execuções fiscais com custos agravados para os consumidores.
Apesar disso a Câmara Municipal de Olhão não pagava aos fornecedores e deixou amontoar a divida para limites incomportáveis.
Ainda assim a empresa, depois de um reajustamento efectuado após a prestação de contas relativas aos anos de 2011 e 2012 apresentava os resultados expostos nas imagens acima, verificando-se um pequena quebra da divida total de cerca de 100 mil euros no ano de 2013.
Quem ler apenas esta parte, dirá que a situação está a melhorar, mas desenganem-se.
Em meados de Julho de 2013, a Ambiolhão fez um acordo com a Águas do Algarve e Algar, no primeiro caso para liquidar a divida em quatro anos e com a Algar em dois.
Como a divida à Águas do Algarve ultrapassava os onze milhões significa isso que em 2014 terá de pagar para alem da factura normal, mais cerca de 2,9 milhões e à Algar cerca de meio milhão, num total de cerca de três milhões e meio para alem da factura anual daquelas duas empresas.
Ora o custo dos bens e serviços, de acordo com as contas de 2013, ronda os seis milhões, os gastos com o pessoal cerca de 2,8 milhões, ou seja, temos já mais de oito milhões e meio a que teremos de acrescer a amortização da divida, mais três milhões e meio, num total de  11 milhões e meio.
Do lado da receita verificamos que ronda os nove milhões e meio, do que resulta um saldo negativo de mais dois milhões.
As contas muito engenhosamente contabilizadas disfarçam mas não enganam, e são prenuncio do que está para surgir novos agravamento de tarifários, porque no fundo quem paga é sempre o mesmo.
Quanto ao presidente não esperem dele um pingo de benevolencia porque primeiro está o seu sindicato de voto e conta com o apoio incondicional de PSD nesta tarefa.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas a água não tem aumento a 4 anos !? Como é falas em sucessivos aumentos !! A câmara têm financiado este tarifário em quase dois milhões de euros. !!! Temos é que agradecer aos presidentes e ao ps está atitude