quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Património de Olhão: " Vivenda Vitória" em Olhão, grafitada com autorização do presidente da CMOlhão.

Talvez a maioria da população olhanense não saiba, mas a Vivenda Vitória em Olhão, é um edificio doado pela família Saias à CMOlhão, que prometeu fazer dessa vivenda um Centro de Artes. Sabendo que a C.M.Olhão enferma de aversão à cultura, não admira que nunca tenha sido feito nada, nem se fará nos próximos tempos uma vez que o orçamento para a cultura no concelho de Olhão para o ano 2015 é ZERO!
Durante décadas a autarquia votou ao abandono este edifício, bem como muito do seu património. Agora incentivou artistas grafiters, a limparem todo o espaço (que estava uma autêntica estrumeira) e em troca ficaram com um espaço autorizado para grafitar.
Se é esse o conceito de centro de arte para a Vivenda Vitória, então há que dar mérito ao ainda presidente da autarquia de Olhão,  Antonio Pina, por ter cumprido a promessa e bem à vista de todos.
Nada me move contra a arte dos grafiteres que vão disfarçando, com as suas obras e o seu talento, as condições de ruina dos edifícios de Olhão. Precisamente por isso é foi autorizado este trabalho, assim, mais uma vez se disfarça a ruína do património urbano da nossa cidade.
A Vivenda Vitória, o Chalet João Lúcio, o Chalet Saias, o Chalet Bivar e a Casa Baeta são elementos a preservar e exemplos importantes das manifestações revivalistas neogótica e de arte nova no nosso concelho e, no entanto a CMO deixa degradar estes edifícios fazendo crer que com os grafitis lhes lava a cara e engana o povo.
Serão os responsaveis de Olhão tão ignorantes que não sabem o que estão a destruir? Quem não sabe pergunta e aconselha-se com quem sabe!
Por que razão a CMOlhão nunca classificou estes edifícios como sendo de interesse municipal e ainda por cima os destrói?
Mais uma vez a comunidade estrangeira radicada em Olhão se pronuncia sobre os interesses culturais da nossa cidade: a foto foi retirada da página do f.b. I love Olhao, e perguntam: “Is this the Arts Centre that the Camara promised a few years ago?” ou seja “ É isto o Centro de Arte que a Câmara prometeu há poucos anos atrás?”
Responda quem souber








9 comentários:

Anónimo disse...

Oh credo! Estragar uma vivenda linda, mesmo que em ruínas, com pinturas modernas sem fundamento.

L.Pedra. disse...

Uma vergonha o estado em que a CMOlhão deixou chegar a Vivenda Vitória!

Armando Baptista disse...

No meu blog "Velho-Luandense.blçogspot.com" fiz uma extensa reportagem, com fotografias originais e muito recentes sobre os grafits gravados nesgte predio. O meu trabalho foi mundialmennte apfreciado e recebi felicitações.

Armando Baptista disse...

33325

Anónimo disse...

Caro autor, refere-se à mesma comunidade estrangeira "preocupada" com a cultura e o bem estar de todos, que esfregou as mãos de contente quando se teve a idéia peregrina, diga-se, de construir um campo de golf em marim? É que temos de ter cuidado, os estrangeiros quando defendem muito a Cultura e o bem estar dos países de " ocupam" principalmente quando esse bem estar está directamente ligado com os seus próprios interesses. Contudo, neste caso em particular tem alguma razão. Mas cuidado. A história mostra- nos isso mesmo.
Lolito

Anónimo disse...

Nada tenho contra os grafiteres, mas grafittar património com interesse histórico,com o acordo do presidnete da CMOlhão António Pina, só porque a CMO quer esconder o estado de degradação que deixou chegar esse valioso património,é que é uma pouca vergonha e falta de respeito pelo passado histórico de Olhão.
Senhorss do poder cultivem-se.e se não tem dinheiro ao menso façam obras de mautenção e entreguem o edficio a uma associação que queira cuidar dele.

Anónimo disse...

Mas quem disse que aqula casa é patrimônio histórico !! Aquilo é uma aberração no patrimônio olhannese um novo riquismo da família saias !! Nem devia existir joguem é aquilo abaixo pois não tem nada que ver com Olhão

Anónimo disse...

Moss atao o a terra já publicoou uma vez a favor dos grafite e contra a câmara por os perseguir agora está contra internem o homem que falta de coerência !

Anónimo disse...

A recuperação e manutenção do património , sim. Agora chamar arte a esta cacafonia de cores e apresentá-la como expressão cultural gratificante, francamente... não dá !