segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: CAVALOS MARINHOS E POLUIÇÃO
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Vergonha em Albufeira:Poluição de esgotos na Praia do INATEL! A grande mentira da rede de saneamento de Albufeira!
Há muito que várias pessoas nos informam que em Albufeira também há esgotos a poluir várias Praias do Concelho de Albufeira.
hoje tivemos a confirmação ao consultar a página do f.b. Do Nosso Algarve Abandonado. e delas tiramos as fotos que publicamos.
"Há coisas que nunca mudam e que quanto mais obras se fazem pior ficam... este é um desses casos. O ribeiro antigo era unicamente para escoar águas pluviais, com a construção da Etar de Valemangude juntou-se tb as águas resultantes do tratamento de esgotos... foram colocadas tubagem para escoar as águas directamente no oceano a longa distancia da praia... obra que não resolveu o problema, antes pelo contrário."citação de um leitor dessa mesma página do f.b.
Sabemos que aos poluidores das aguas do Algarve nada lhes acontece pois a A.PA. finge nada saber e a Brigada do SEPNA da GNR só multa e levanta autos a cidadãos particulares.
Que raio de região é esta que dizem que apostam no turismo e não acabam com a poluição das aguas onde esses turistas se banham e onde mais de 5000 da população da Ria Formosa governa a vida.
Para quando o FIM da Poluição das Aguas em TODA a costa do ALGARVE?
Tenham vergonha na cara poluidores de merda,sejam vocês presidentes da C.M.ALBUFEIRA da C.M.OLHÂO ou da C.M.FARO, e tratem os esgotos pois as pessoas já pagam e bem, esse tratamento que devia ser feito a 100%. e pelo que as imagens demonstram não é.
Fim ao crime de poluição das aguas do Oceano e da Rias Formosa e da Ria de Alvor.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
OLHÃO COM INDICADORES DE MISÉRIA!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: INCOERÊNCIA POLITICA!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
OLHÃO: RATOS ATACAM NOVAMENTE!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
OLHÃO: DEVORADA PELOS RATOS!
Segundo noticia o CM em http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/foi_toda_roida_para_o_hospital.html, uma idosa deu entrada no Hospital de Faro roída pelos ratos.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: QUEM MENTE?
sábado, 20 de fevereiro de 2016
OLHÃO. A CORRUPÇÃO VENCEU?
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Alerta Ria Formosa traição confirmada! Célia Ramos afirmou hoje em Olhão que só ficam de pé as casas de 1º habitação.
Como temos vindo a alertar para não se fiartem no governo PS de António Costa, que era contra as demolições na Ria Formosa em vésperas de eleições,mas que mais dia menos dia iria anunciar que as demolições são para continuar.
Aconteceu hoje na Quinta de Marim onde Célia Ramos afirmou hoje a representantes dos moradores das Ilhas da Ilha do Farol Hangares que só vão ficar de pé as casas consideradas de 1º habitação.
O que diz a isso agora o Camaleão António Miguel Pina presidente da CMOlhão eleito pelo PS ,que andou a enganar as pessoas pois já sabia das demolições, mas que esteve calado que nem um rato de esgoto, deixando as pessoas iludidas e com esperança,.
Agora que é vogal da Polis Ria Formosa e que o seu partido está no poder vai voltar a colocar o punho no ar e dizer que é Ilhéu e está em defesa da casa do Pai?
Nós no Olhão Livre sempre denunciamos essa posição e desmascararmos esse camaleão, pois foi o PS de Sócrates que aprovou o POOC e o Polis Ria Formosa e o PS em Olhão aprovou na CMOLhão e na Assembleia Municipal,logo aprovou as demolições tanto assim que o parolo do Pina quando foi as demolições nos Ilhotes da Ratas e do Coco nada fez para impedir as demolições nem alojou as pessoas colocadas na Rua.
Será que vai ser premiado pela traição, com um lote na zona legal da Ilha do Farol quando a casa do pai ex governador civil de Faro, for demolida?
Belas trapadas merecia esse traidor, um dos maiores poluidores da Ria Formosa, como se pode ver nesta foto de João Gabriel tirada no Domingo dia 14 de Fevereiro, na sua página do f.b do esgoto do T em Olhão, local onde se apanha os barcos para as Ilhas da Armona Culatra e Farol,e depois ainda tem a coragem de dizer que a Ria Formosa está melhor desde que é presidente da CMOlhão.
O povo de Olhão não costuma perdoar a traidores e o futuro assim o vai demonstrar!
Será que as autoridades Marítimas estão compradas pois esse crime ambiental e de saúde publica, é diário e acontece a 80 metros de distância da Capitania do Porto de Olhão?
Será que o SEPNA Brigada de Ambiente da GNR está comprada pois o quartel da GNR em Olhão onde está instalada o SEPNA se encontra a 100 metros do local desse crime?
Porque será que os cientistas do IPMA cuja sede em Olhão se encontra a 50 metros do local do crime, se calam?
Porque será que a A.P.A. Agência Portuguesa do Ambiente sabe desse crime e diz que o que sai desse esgoto são aguas fluviais?
As pessoas devem-se organizar escorraçar os traidores,e defender com unhas e dentes os seus direitos!
É a Poluição que Mata a Ria Formosa não são as casas!
A Luta em defesa da Ria Formosa tem de continuar!
RIA FORMOSA: CONTESTAÇÃO ÀS DEMOLIÇÕES PROSSEGUE!
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: UM SEGREDO BEM GUARDADO!
domingo, 14 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: OS CAMALEÕES DAS DEMOLIÇÕES!
sábado, 13 de fevereiro de 2016
SOS Ria Formosa pronto para a Luta em defesa da Ria Formosa.
O Movimento SOS Ria Formosa/Je suis Ilhéu decidiu
voltar a iniciar ações de protesto na sequência da aprovação na
sexta-feira, pela Assembleia da República, de uma resolução que não
prevê a "suspensão imediata das demolições" de casas.
“Na sequência dos acontecimentos de sexta-feira tomámos a decisão de
começarmos novos protestos e, na eventualidade das providências
cautelares virem rejeitadas e a Sociedade Polis começar a fazer posse
administrativas das habitações, de nada fazermos para acalmar ninguém,
como temos feito até ao momento, porque nós próprios nos sentimos
revoltados”, declara, em nota à imprensa, a associação que luta contra a
demolição de habitações na Ria Formosa, no Algarve.
Extrato da noticia retirado da Vozdoalagrve online
Nota do Olhão Livre: O Movimento de defesa das casas da Ria Formosa SOS Ria Formosa, parece que com a traição do PS aprovada ontem na Assembleia da Republica, perdeu algumas ilusões que criou em políticos vendidos, que muito prometem em épocas de eleições, masque depois de eleitos voltam as costas aos anseios das populações.desde o 25 de Abril que assim é; O povo só conta para conseguir o voto.
A votação da proposta do PS no que toca às demolições na Ria Formosa, é mais do mesmo dividir para reinar, ou seja promete que vai tentar que o Núcleo Histórico da Ilha da Culatra seja para ficar de pé, no intuito de dividir para reinar.
O PS sabe bem que tirando o Nucleo Histórico da Culatra da luta, é meio caminho andado para dividir as pessoas que tem lutado contra as demolições
.
Para evitar essas divisão as pessoas devem-se reunir urgentemente e encetar novas formas de luta,sendo que o 1º passo, é correr com os vendedores de ilusões.
O 2º passo é saber quando se reúne a distrital do PS em Faro e nesse dia na hora da reunião, fazer uma manifestação à porta da sede do PS em Faro no Largo Pé da Cruz.
Exigir saber qual a verdadeira posição dos políticos camaleões do PS, que quando o PSD/CDS era poder, diziam uma coisa, e hoje que o PS é poder, fazem precisamente o que o PSD/CDS fazia.
A luta deve abranger não só a defesa das casas, mas também o fim da poluição na Ria Formosa, pois a promessa da nova ETAR Faro Olhão não é solução pois o veneno dessa nova ETAR que tem o mesmo tratamento que as ETARs antigas, vem de novo envenenar as aguas de produção de bivalves da Zona de Olhão zona poente.
Devem também exigir o fim de TODOS os esgotos directos para as aguas super protegidas da Ria Formosa,a começar pelo esgoto do T em OLhão no cais de embarque para as ilhas onde as pessoas tem a sua habitação.
Também Faro tem esgotos tóxicos directos para as aguas da Ria Formosa que devem acabar de vez!
Na foto vê-se o esgoto tóxico situado nas ruinas do Moinho de Maré situado ao pé da Horta da Areia do lado Nascente, da Estrada para o Cais Comercial que o Bacalhau mentiroso diz que são aguas saponárias.
Uma nova ETAR a ser construída deve ter a participação publica de todos os interessados na defesa da Ria Formosa. e não deve ser aprovada em segredo, longe das pessoas como fez as Aguas do Algarve.
As pessoas devem exigir que as aguas das ETARs na Ria Formosa sejam aprovadas para a agricultura e para a rega dos campos de golfe, pois são riquíssimas em fosforo e azoto, elementos ricos para a regas de pomares e campos de golfe, exemplo de rega aproveitando agua das ETARs já existem no Algarve, como podem ver carregando aqui e as Aguas do Algarve só não o fazem por que fazer ETARs novas dá mais comissões a quem está no poder.
Como disse e muito bem Sílvia Padinha é a poluição que mata a Ria Formosa,e não são as casas dos descamisados em cima das Ilhas.
Rua com os vendedores de ilusões!
A luta vai ser dura mas as pessoas não devem vergar!
A Luta Continua em Defesa da Ria Formosa!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Demolições na RIA FORMOSA: Mais uma vez o PARTIDO dito SOCIALISTA trai os seus eleitores!
um ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos mandou construir sem qualquer autorização, um muro junto à barreira em Cacela Velha, Sitio da Fabrica; o secretario de estado norte americano, Jonh Kerry destruiu a muralha existente e mandou fazer um passadiço em betão dentro de agua;
o Golden Resort em Cabanas de Tavira está em Domínio Publico Marítimo
assim como todo o edificado na Rua de Nª Sª do Carmo na Fuzeta está em Domínio Publico Marítimo, com o ex-presidente da Câmara Municipal de Faro, Luis Coelho a construir onde não podia nem devia.
Será que só as casas dos descamisados da Ria Formosa fazem mal ao ambiente? E as casas dos poderosos dos amigos do regime não fazem mal ao ambiente da Ria Formosa cada vez mais poluida??
Aliás, em toda a orla marítima nacional encontramos contradições destas, com os poderosos a tudo poderem fazer e os mais fracos a serem corridos de lugares onde já habitaram os seus avôs.
A LUTA CONTINUA!
É a Poluição que mata a Ria Formosa, não é as casas dos descamisados!
RIA FORMOSA: A POLUIÇÃO QUE TENTAM BRANQUEAR!
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: PETROLEO À PORTA!
O contrato de concessão celebrado, nas costas dos Povos da região, entre o governo português e o consorcio Repsol/Partex, não salvaguarda os danos que possam resultar do aumento da sismicidade associada aos rebentamentos, como algum desmoronamento de habitações ou outros.
Também não estão salvaguardados os danos provocados por eventuais derrames que possam surgir e menos ainda os provocados pelos agentes químicos utilizados na fracturação hidráulica.
Para alem dos efeitos ambientais, há ainda a registar a mortandade ou a migração de espécies piscícolas nas zonas concessionadas, bem como das margens de segurança que virão a ser impostas e que impedirão os pescadores do exercício normal da sua actividade.
A costa algarvia já está suficientemente poluída e só o branqueamento por parte das entidades publicas, não permite ao Povo algarvio ter a exacta noção da dimensão da catástrofe ambiental com consequências para as actividades tradicionais, tanto na costa como na Ria Formosa.
Por isso, todos têm a obrigação de se insurgir e fazer-se ouvir contra os governantes que tomam decisões sem ouvir os prováveis lesados.
Daqui convidamos todos os fuzetenses, e não só, a participar neste evento, a fim de serem esclarecidos sobre algo que pode vir a afectar o seu futuro.
PARTICIPA!
LUTA!
REVOLTA-TE!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Enterro do Entrudo em OLhão uma tradição popular que saiu novamente à rua!
Olhão sempre foi terra de festejos populares e aqui podemos admirar a viúva má linda dÓlhão e os padres má sérios que há e os acompanhantes do morto.
Carnaval em Olhão: Celebrou-se hoje mais um Enterro do Entrudo em Olhão, sem ser preciso subsídios nem intervenções do poder local, é assim o povo de Olhão quando quer reavivar tradições seculares.
Um grupo de amigos das tradições olhanenses, e os donos do "Café Olho da Ria" meteram mais uma vez as mãos à obra e à imagem dos festejos dos Santos Populares, que celebram desde que tomaram conta do estabelecimento comercial "Olho da Ria", lá estão eles mais uma vez , a reavivar uma das mais antigas tradições de Olhão, o Enterro do Entrudo.
O Patrocinador do evento, é o nosso amigo Armando e sua a sua esposa,proprietários do"Olho da Ria" na foto de baixo ambos amantes do que é genuíno em Olhão, e que não embarca em piratarias de saque ao erário publico, e que mais uma vez ele e o seu grupo, deram vida e alegria ao povo de Olhão,que tem visto nas ultimas décadas ser despojado das suas tradições genuínas, como foi o fim dos festejos os festejos do Carnaval em Olhão, um dos mais antigos do Algarve senão o mais antigo segundo documentos da APOS.
Parabéns aos organizadores e a todos os que apoiaram a iniciativa do" Olho da Ria " e que perdure por muitos anos.
Esperemos que em breve Olhão volte a ter festejos populares, e corso carnavalesco como não tem desde1977, pois os mandantes na autarquia em Olhão acabaram, com os festejos do Carnaval de Olhãoque se realizavam na Avenida da Republica, com o argumento que era muito selvagem.
Fotos roubadas da página do F.B. de Luistorresphotography
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
Bacalhau diz que as demolições na Ria Formosa são para continuar!
Para quem tem duvidas sobre as demolições na Ria Formosa vale a pena ler as declarações ao Barlavento online de um Bacalhau rançoso e vingativo.
"Demolições são para continuar e não há nova ponte
O autarca reuniu a 19 de janeiro com Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. A governante confirmou que «não houve alteração no posicionamento, pelo facto de termos mudado de governo, em relação às demolições» na Ria Formosa.Nos Hangares e no Farol, onde há providências cautelares a aguardar decisão, «a informação que tenho é que se for dada razão à Polis, tudo isso é para avançar. A Polis desenvolverá as ações que estavam no seu plano sem alteração nenhuma», revela o edil."
Segundo podemos ler esse Bacalhau que é um dos poluidores da Ria Formosa, com esgotos tóxicos da CMFaro, directos para as aguas super protegidas da Ria Formosa, conforme se pode ver nesta fotografia, tirada nas Ruínas do antigo Moinho de Maré, situado ao pé da Horta da Areia a caminho da estrumeira a céu aberto que a CMFaro tem no Cais Comercial de Faro,em terrenos da Rede Natura 2000.foto retirada do site da JSD em 2008 lixo esse que lá continua pelos vistos à JSD o lixo no Cais Comercial só é prejudicial ao ambiente, quando não é o PSD que está no poder em Faro,pode ler a noticia carregando aqui
Gaba-se esse mentiroso poluidor( que diz que o que sai desse esgoto em Faro, são aguas saponárias), que reuniu com a secretária de estado Célia Ramos do governo PS,com poder no Ordenamento do Território, e que essa garantiu que as demolições são para continuar, só esperam ordens do tribunal sobre as providências cautelares.
Afinal de contas o que faz o Bacalhau gabar-se que as demolições são para continuar, quando a CMFaro aprovou uma moção que são contra as demolições na Ria Formosa?
Afinal de contas o PS está a favor das demolições, ou está contra as demolições, que prometeu acabar se o PS fosse poder, em sessão de caça ao voto do candidato Apolinário, na Ilha da Culatra?
As pessoas devem perder as ilusões sobre quem tem travado a sua luta, e devem começar desde já a organizar o protesto e a luta, para exigir o fim da poluição na Ria Formosa pois é a Poluição que Mata a Ria Formosa e não as casas em cima das Ilhas barreira.
Fim às demolições na Ria Formosa.
Fim aos crimes de Poluição na Ria Formosa!
domingo, 7 de fevereiro de 2016
António Pina e as patranhas,com a geminação com Ilha de Moçambique
Sabia que Olhão está geminado com a Ilha de Moçambique?
Sabia que a CMOlhão suportou a vinda de salineiros da Ilha de Moçambique para Olhão?
Sabia que todo este processo está envolto em muitas aldrabices, incluindo à Assembleia Municipal de Olhão?
Por curiosidade fomos de visita virtual até à Ilha de Moçambique e lemos esta noticia:
Ilha de Mocambique e Olhao rubricam protocolo de gemilagem
Saide Amur Gimba e Antonio Pina, Presidentes do Conselho Minicipal da Ilha de Mocambique e da Camara Minicipal de Olhao Rubricaram hoje no Salao Nobre do Conselho Municipal da Ilha de Mocambique, um protocolo de gemilagem entre ambas para cooperacao tecnica, formacao do pessoal entre outras areas de interesse comum. O acto foi presenciado por membros da assembleia municipal, Empresarios e influentes. O Presidente da Camara de Olhao fazia se acompanhar por algumas personalidades do seu municipio.
A ocasiao serviu para anunciar da antrada em vigor daquela parcearia inteligente entre Municipios que tem historias e actividades muito em comum tais como a industria salineira, a problimatica de tratamento de residuos solidos e saneamento do meio cujo a camara de Olhao já esta bastante avancada nas tecnicas e tratamento nesta materia.
Havendo um projecto de reabilitacao de infraestruturas da Cidade de Pedra e Cal, o Conselho municipal da Cidade da Ilha de Mocambique achou por bem tambem reabilitar o seu edificio. O facto tornou-se publico e anunciado por Saide Amur Gimba Edil deste Municipio, durante a cerimonia de assinatura do protocolo de gemilagem entre os Municipios de Olhao e Ilha de Moçambique que hoje teve lugar no salao nobre deste que e Patrimonio Cultural da Humanidade.
Nota do Olhão Livre: Lendo esta noticia verificamos que António Miguel Pina rubricou em 26 de Março de 2015 o tão questionado protocolo de Gemilagem com Saide Amur Gimba presidente do Concelho da Ilha de Moçambique.
Deixamos no ar as seguintes precguntas?
Há ou não acordo assinado?
A Assembleia Municipal aprovou este acordo?
Que tipo de acordo é esse que passado quase um ano de assinado continua secreto, embora António Miguel Pina já tenha financiado com o nosso dinheiro, as viagens dos salineiros da Ilha de Moçambique a Olhão para estagiarem em firmas ligadas ao sector do sal.
Quanto custou essa deslocação?
Se há dinheiro para esse tipo de acordos secretos porque não há dinheiro para arranjar as calçadas
esventradas das ruas de Olhão?
Se há dinheiro para estas negociatas secretas, porque razão não há dinheiro para arranjarem as fugas de agua e esgotos que cada vez que aparecem nas estradas, em vez de serem arranjadas são tapadas com betão, ficando a rotura da velha e obsoleta rede de aguas,a perder agua até às calendas gregas.
Se há assim tanto dinheiro porque razão não arranjam as degradadas instalações dos estaleiros da CMOLhão situados nos armazéns da Horta da C.M.OLhão, podiam começar por retirar todas as telhas de amianto que tanto mal fazem à saúde dos funcionários que trabalham lá permanentemente, ou a vinda dos salineiros de Moçambique a Olhão estáem1º lugar que a saude dos funcionários da CMOLhão?
Podiam acabar com a sucata existente nessa zona,, que faz fronteira, com terrenos da Reserva Ecológica Nacional e a Terrenos da Rede Natura 2000.
Se há dinheiro para que salineiros de Moçambique venham passear a Olhão, à conta de todos nós porque razão não tratam dos jardins que estão ao abandono?
Se há assim tanto dinheiro porque nos aumentam a agua ilegalmente, sem o aumento ir a sessão da CMOLhão ser discutido e aprovado?
Se há assim tanto dinheiro porque continua António Miguel Pina a descarregar esgotos tóxicos e a jogar merda directamente para a Ria Formosa, poluindo as aguas, onde mais de 5000 pessoas do concelho de Olhão governam a vida, perante a passividade da Agência Portuguesa de Ambiente e da brigada de ambiente da GNR.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
Será dessa que os autarcas corruptos vão começar a ser presos?
Ex-vice de Câmara de Braga detido em operação contra corrupção
Vítor de Sousa, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Braga foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária numa operação contra a corrupção.
Vítor de Sousa, candidato do PS à Câmara Municipal de Braga nas últimas eleições autárquicas, foi vice-presidente da autarquia no mandato de Mesquita Machado. Cândida Serapicos também foi dirigente local do PS.
Segundo a fonte policial, em declarações à Lusa, os detidos serão apresentados em tribunal na sexta-feira.
Em causa neste processo está o alegado recebimento de 'luvas' na aquisição de autocarros à empresa alemã MAN.
Noticia retirada do Noticias ao minuto online.
Nota do Olhão Livre: Será desta que os autarcas corruptos vão começar a ser presos?
Será desta que os desmames que houve na C.M.Olhão vão ser investigados e julgados?
Será que a justiça está a acordar?
Uma coisa é certa pois sabemos, que os agentes da P.J. ultimamente tomaram o gosto de visitar a sede do Concelho, com tanta visita, pode ser que descubram algum negócio de pópós comprados por atacado, ou do uso do pópó da autarquia em beneficio próprio como levar familiares à escola ou infantário, pois também esse uso, é crime de peculato, ou será que andam a investigar as jóias, perfumes e muito mais coisas compradas com dinheiros públicos.
Ou será que andam atrás das dezenas de construções aprovadas ilegalmente em terrenos da RAN( Reserva Agrícola Nacional), e em terrenos da REN( Reserva Ecológica Nacional).
Por causa dessas violações do PDM o Tribunal Administrativo de Loulé já deu ordem para demolir algumas vivendas nas freguesias de Pechão Moncarapcho,e muitas mais ordens de demolição estão para sair,sendo que os donos se preparam para exigir avultadas indemnizações à C.M.Olhão.
Será que houve luvas para essas aprovações?
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos sabendo a ligação de alguns autarcas de Olhão tem com patos bravos de Braga, e com os futuros negócios de terrenos camarários, só por isso vamo-nos mantendo atentos.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
RIA FORMOSA: QUE AMBIENTE?
Muita da actividade económica tradicional da Ria Formosa está em decadência provocada pela poluição e quanto a isso, entidades como o Parque ou a APA, fingem não saber do que se passa.
A Ria Formosa atingiu, no passado, a produção de nove mil toneladas de ameijoa-boa, enquanto hoje produz pouco mais de mil e duzentas toneladas, uma redução significa nos rendimentos de quem vive da Ria. É certo que a mortalidade da ameijoa não encontra na poluição a sua causa directa, mas é na poluição que se encontram os ingredientes para a proliferação de agentes patogénicos que conduzem à morte d ameijoa.
Mas é, também a poluição a causa para o desaparecimento das plantas de fundo, a seba, que produziam uma parte do oxigenio dissolvido na agua, elemento essencial à vida das diversas espécies, pelo que o seu desaparecimento põe em causa o eco-sistema.
Quando cidades como Faro, Olhão e Tavira, mantêm esgotos directos a descarregar para a Ria, aliado ao tratamento deficiente das ETAR, bem se pode dizer que estão a matar as actividades económicas tradicionais da Ria.
Os eventos agora promovidos pela Valentina Calixto não são mais do que a repetição de tantos outros eventos para desviar as atenções dos grandes problemas da Ria Formosa, pondo a reboque algumas associações como forma de credibilizar aquilo que pretendem fazer. Exemplo disso, é a associação ambientalista Almargem, que nunca viu a poluição da Ria ou dela fez bandeira.
Mas não podemos deixar passar de dizer que Valentina Calixto presidiu à ARH, e por inerência dela, presidiu à POLIS que encomendou alguns estudos para branquear os crimes ambientais cometidos na Ria, nomeadamente a poluição.
O tempo e dinheiro gasto a branquear era melhor que o dedicassem a resolver os reais problemas da Ria Formosa.
REVOLTEM-SE, PORRA!
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Você ama Olhão e que ver Olhão Livre da exploração do Petróleo? Assine a petição on line!
Mensagem para os Presidentes das Câmaras, e para os líderes parlamentares portugueses e europeus.
Perfuração de petróleo e gás natural usando métodos convencionais, ou
fracturamento hidráulico ("fracking"), ou outras tecnologias não
convencionais, representam sérias ameaças para a saúde e a segurança dos
cidadãos, para a natureza, sustentabilidade das comunidades, recursos e
a economia do Algarve. Estas tecnologias são inerentemente inseguras.
Rejeitamos desde já, as campanhas de relações públicas e lobbies das
grandes empresas de petróleo e gás, e pedimos a todos os funcionários
publicos para rejeitar o fracking e outras tecnologias de perfuração não
convencionais em Portugal, tanto no mar como em terra. Nós estamos
unidos como um movimento nacional Português para instar as autoridades
governamentais a todos os níveis para focar num futuro de energia
renovável e não permitir que qualquer forma de exploração convencional
ou não convencional, fracking e outras tecnologias não convencionais,
bem como qualquer das infra-estruturas associadas seja introduzida nas
nossas comunidades ou em qualquer comunidade.
Esta acção é contra a perfuração de petróleo e gás natural no
offshore e no onshore em Portugal, como também contra a mineração de
areia, gasodutos, estações de compressão, terminais de GNL, etc.
Tecnologias de perfuração convencionais, Fracking ou outras tecnologias
não convencionais não fazem parte da nossa visão para um futuro de
energia limpa e devem ser proibidas em Portugal.
- Por favor, faça o "download" e imprima o formulário da petição.
- Documento para "download" está no fim desta página.
- Recolha assinaturas na sua zona de residência ou de trabalho.
- Qualquer pessoa que viva, ou gosta da passar férias no concelho de Aljezur, ou tem lá uma propriedade, pode assinar a petição.
- Mande através do correio ou através de email as páginas com assinaturas para o endereço abaixo descrito.
- Não se esqueça de pedir aos signatários da petição que usem letras maiúsculas se faz favor, e tambem para introduzirem sempre o NIF ou CC porque sem eles a assinatura não é válida.
Mande todas as fichas preemchidas atravez de correio para:retirado do site da Asmaa Algarve
ASMAA Algarve Surf and Marine Activities Association
Rua Dr Alberto Iria Lote 12, R/C Dto
Lagos, 8600 - 580, Algarve, Portugal
Ou Atravez de Email para:
info@asmaa-algarve.org
Nota do Olhão Livre: Por concordarmos com o Concelho de Olhão Livre da Exploração de petróleo convidamos as pessoas que amam e gostam de Olhão a assinar a petiçãoonline.