quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OLHÃO: RATOS ATACAM NOVAMENTE!

Ontem, denunciávamos a situação de uma família portadora de deficiência mental, em que a matriarca fora roída pelos ratos, na cara e nos pés, sendo obrigada a internamento no Hospital de Faro.
Entretanto também a filha, acabou por ser alvo da voracidade dos ratos, tendo gerado o sentimento de indignação e revolta da vizinhança.
Não será difícil perceber, que uma família que sofre de perturbações mentais como esta, não tenha capacidade por si só recorrer aos serviços da Segurança Social ou da Câmara Municipal de Olhão, pelo que serão os vizinhos a denunciar junto da autarquia, até por eles próprios estarem em risco.
Não sabemos para que quer a Câmara um pelotão de gente nos seus Serviços Sociais quando não são capazes de intervir numa situação como esta, concertando esforços com a Segurança Social, para evitar males maiores. Ou será que estão à espera que morra alguém?
Uma família com estas caracteristicas, em principio deveria estar institucionalizada ou pelo menos a receber apoio domiciliário. Quando uma autarquia avança com subsídios para uma actividade, louvável reconheça-se também, de assistência aos animais abandonados e depois não é capaz de apoiar um ser humano, vivendo na maior das misérias e em condições de higiene e alimentares tão degradantes ou piores que os animais apoiados pela Câmara, então é caso para dizer que não apenas há uma inversão de valores mas como a total ausência deles.
A vida em sociedade não se pode resumir na caça ao voto ou a uma qualquer herança. A sociedade olhanense tem, seja por nascença ou pelas dificuldades da vida, criado e alimentado situações destas pelo que não se achará senão justo que uma autarquia, ainda por cima dizendo-se socialista, trate dos seus "filhos" de forma dignificante, orientando os apoios para a melhoria das condições de vida dos mais carenciados.
Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Olhão devem procurar obter junto do Delegado de Saúde a cumplicidade suficiente para declarar a incapacidade desta família para se orientarem sozinhos para de seguida submeter a situação à apreciação da Justiça para determinar da institucionalização compulsiva. Mas entretanto, cabe à autarquia proceder à desinfestação dos ratos e contactar alguém ou alguma instituição para o apoio domiciliário por forma a acabar com episódios como os que ocorreram nos últimos dias.
Se, por acaso, estivéssemos perante familiares de algum membro da autarquia logo se encontraria uma solução. Tenham vergonha!
A postura da Câmara Municipal de Olhão e de todos os serviços publicos que tutelam situações como esta, devem merecer por parte de todos nós a maior indignação e revolta.


8 comentários:

Anónimo disse...

fosse a velha pessoa com fortuna já andavam todos à garreia quem ia tratar da velha.
é a solidariedade que existe em Olhão só caça à herança.

Anónimo disse...

Isto não é querer defender seja quem for.
Parece que os fins são somente para atingir a Câmara e não a solução do problema.
O Ministério Público é quem tem a competência da resolução do problema juntamente com a Segurança Social de Faro e a Delegada de Saúde de Olhão
Mas o fanatismo é tanto que só dá para dizer asneira.
Em tempos soubemos que as entidades locais quiseram fazer elas próprias a desafectarão da casa mas as pessoas que lá moram não deixaram.
Não se pode ir contra a vontade das pessoas. O caso foi entregue ao Ministério Publico de Olhão, há cerca de dois anos para que resolve-se a situação. Isto não é como muitos pensam obedece a vários situações que tem que passar por outras entidades.

Anónimo disse...

A CMO tem um serviço de acção social que serve para quê????
O que fazem as drª da acção social?sobre este caso que tem de ser resolvido, ou o caso está identificado e há espera que as pessoas morram?
Ratos à solta é problema da CMOlhão ó inteligente das 15.09,pois trata-se de saude publica na cidade 5 estrelas que vocês criaram onde a miséria humana é cada vez maior.
Não se pode ir contra a vontade das pessoas quando a saúde publica não está em perigo,se o ministério publico não resolve é denunciar o ministério publico e exigir a resolução urgente deste e outros casos; Dizem que gostam tanto de Olhão e mantêm essa vergonha para aparecer nas 1ª página dos telejornais e jornais diários e depois dizem que apostam no Turismo???Ou pensam que os turistas não estão atentos ao que se passa em Olhão só os patos bravos aconselhados pelo Saraiva, é que querem comprar terrenos em Olhão ao preço da uva mijona, com o vosso patrocino devem-ganhar à comissão.pode ser que um dia vão todos parar à xoldra.ai camachito camachito sabes má cá popa,que faz o ninho com merda.

Cala-te ó lambe Cús disse...

O anónimo ou anónima das 15.09 deve ser um lambe cus do Pina,pois as imagens que a SIC passou nos telejornais devia indignar todos os olhanenses, e tentar a resolução do caso como aponta o blog Olhão Livre.
Falta de dinheiro não é pois se tem 80 000€ para fazer um skate parkpara servir umaminoria de jovens que destruiram o Parque do Levante sem consequências nenhumas também a CMO e Anotónio PIna devia ter dinheiro para que situações dessas quando detectadas como é o caso fossem omais urgente resolvido em nome da dignidade humana e na saúde publica.
Alguém tem de resolver essas situações e não é o blog Olhão LIvre mas sim QUEM FOI ELEITO E CONCORREU Voluntariamente, ALEGANDO QUE QUANDO FOSSE PRESIDENTE AS PESSOAS ESTAVAM EM 1º LUGAR.
O blog aponta soluções e como é lógico critica a não resolução do caso só os labe cús podem vir em defesa do seu amo numa situação dessas natureza.

Anónimo disse...

BEM OBSERVADO ESSA DO LAMBE CUS.
COMO PODE UM VERDADEIRO FILHO DE OLHAO VIR EM DEFESA DO MOÇO PINA SE É OLHÃO QUE ESTÁ A FICAR MAL VISTO NAS TELEVISÕES.
TENHO UM RESTAURANTE NA 5 DE OUTUBRO E AXO MUITO MAL HAVER CADA VEZ MAIS RATOS NAS RUAS DE OLHÃO NO T COM A MARÉ VAZIA, SÃO ÁS CARRADAS.
MAS PELOS VISTO HÁ QUEM GOSTE.

Anónimo disse...

Moos ió o lambe cus tem mas évergonha na puta da cara.
gostas de ver o nome de olhão na televisão a mostrar uma casa que mete nojo,e que nemnos países do 3º mundo já existe?
é bonito não é?e ainda tens a coragem de te atirares ao blog? se não fosse esse blog o gamanço na autarquia fazia valado, ou já te esqueceste que as ofertas de joias pulseira e aneis da marca pandorra faziam valado compradas com o nosso dinheiro para oferecer às vacas das amigas da pulga e da mamalhuda das mamas de borracha.
axas bem axas? até arranajram facturas de um caripnteiro de madeira para arranjar janelas de alumínio do ccdcmo era só mamagem agora é andam mais calminhas pois temo blog à perna e a p.j.
temmas é vergonha e diz ao moço pequeno de meia barba para ter juizo e arranjar condições para essa e outras familias que vivem na miséria em OLhão.

Anónimo disse...

Sim, para os autores deste blogue tudo serve para atacar a C.M.O., trata-se de aproveitamento político sem limites. No entanto, só come quem quer... Há que ser inteligente e vêr os prós e contras...

Daniel da Ilha disse...

Sou um,Culatrense/ Olhanense e sinto-me triste nunca imaginaria um humano ser comido em vida por ratos, numa situação conhecida por todas as Entidades segundo dizem os Orgãos de Comunicação Social. Eu não quero acreditar que com tantas Instituições de Solidariedade Social existentes em Olhão, a Camara Municipal ou Segurança Social não resolvessem este caso. Se tinham conhecimento destas e quem sabe de outas situações identicas e não fizeram nada ou não vão fazer nada... Só à um caminho para estes Dirigentes ou estes Autarcas é o seu pedido de DEMISSÃO do cargo que ocupam.