domingo, 3 de setembro de 2017

OLHÃO É UMA TELENOVELA!

A Câmara Municipal de Olhão entendeu por bem dar cento e cinquenta mil euros a uma empresa do ramo da televisão, promovendo um contrato para aquisição de serviços de promoção do Município de Olhão, com a duração de dois anos.
Tal promoção vai ser feita através da produção de um telenovela, parcialmente rodada em Olhão. Outros municípios colaboram nisto, dando dinheiros publicos para a produção de uma telenovela que assim fica a custos baixos, mas que terá como grandes contrapartidas o pagamento da poluição da publicidade comercial com que nos brindam os canais de televisão. 
Mas pergunta-se qual a utilidade e a quem serve esta promoção? A promoção da cidade pode servir para atrair mais pessoas, é certo, mas não será a maioria do Povo de Olhão a beneficiar desse acréscimo, pelo contrário, porque àquele crescimento corresponde um agravamento dos preços ao consumidor. Se há beneficiários? Sim, sem duvida, os mesmos de sempre!
Olhão não é apenas a 5 de Outubro, e a utilização dos dinheiros publicos, porque extorquidos ao Povo, deveriam ser utilizados com mais parcimónia e utilidade, "promovendo" a cidade por outras vias.
Quer queiramos ou não, Olhão é uma cidade bela mas muito suja. Os dinheiros gastos em certos actos seriam bem mais uteis se fossem canalizados para limpeza da cidade. A limpeza deveria ser efectuada durante a noite para que o cidadão comum, ao sair de casa, encontrasse a cidade limpa. E aí sim convinha uma promoção, de baixo custo, chamando a atenção das pessoas para a necessidade de manter a cidade limpa. Tal não impedia que houvesse algumas pessoas que durante o dia procedessem à manutenção da limpeza.
Por outro lado, no periodo compreendido entre Março e Setembro, as ruas da cidade deviam ser lavadas, para o que seria necessária um pequena brigada. Depois de dividir a cidade em zonas para que aquela brigada a cada dia fizesse uma zona, mantendo a cidade lavada e limpa. Quanto à agua a utilizar deveria ser reutilizada a agua que continuamente é desperdiçada, jogada fora, extraída do Parque do Levante.
Acresce que ao lavar as ruas, a rede de aguas pluviais se manteria, também ela, limpa para que quando chegasse a época das chuvas não tivéssemos as ruas transformadas em piscinas porque os sumidores estarem entupidos..
Que melhor promoção de Olhão, do que todos nós, e quem nos visita, podermos dizer que temos uma cidade (toda ela) limpa, com menos custos do que qualquer telenovela.
Só que a politica local tornou-se uma autentica telenovela!




5 comentários:

Unknown disse...

INTEIRAMENTE DE ACORDO !!!
NUNCA ME LEMBRO DE UMA CIDADE TÃO PORCA !!!
POR EXEMPLO (DOS QUE ABUNDAM), JUNTO À RUA MANUEL MARTINS GARROCHO !!!
LIXO NO CHÃO, ESTACIONAMENTOS SELVÁTICOS (TAMBÉM, ONDE IRÃO OS AUTOMOBILISTAS ESTACIONAR AS SUAS VIATURAS, SE A CONSTRUÇÃO DESENFREADA, SEM CURAR ESTACIONAMENTOS EM CONFORMIDADE, FAZ C/ Q/ LUGARES P/ ESTACIONAR, SEJAM MAIS PRECIOSOS Q/ ÁGUA P/ BEBER ??? ) NEM TERRENO RESULTANTE DE DERROCADA DE EDIFICIO, NA RUA 18 DE JUNHO; PAVIMENTO DE TERRA, QUE, AS VIATURAS AO ESTACIONAREM, E PARTIREM, LEVANTO EM NUVENS DE PÓ, QUE ENTRA PELAS CASAS DENTRO !!!
NAS PRÓPRIAS RUAS ADJACENTES, A TERRA, É MAIS QUE MUITA !!!
NUNCA SE VIU QUALQUER LIMPEZA !!!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo, é uma triste realidade, sujidade por todo o lado, cheiro a urina nas ruas que dão acesso há praça, Será que aqueles fulanos que estão lá na Camara, não têm nariz e olhos? Só me lembro de ver a Avenida ser lavada no meio do mês passado e o resto não conta ? Ainda ontem à tarde, desloquei-me aquele pontão, que serve de acesso ao barco que transporta as pessoas do Hotel, o terreno do lado poente, uma vergonha cheio de pasto e lixo e o cheiro junto à corrente que fecha o local, isto porque num espaço enorme, desde a praça, não há uma única retrete? uma verdadeira lástima, por isso a fama de ser a mais porca a sul.

Anónimo disse...

Quando leio que Olhão é 5 estrelas e está na moda só me ocorre, ou são cegos, ou são porcos ou são desonestos. Olhão é uma cidade porca, cheira mal e carece de limpeza urbana. NA principal avenida da cidade acontece um espectáculo de porcaria com vasilhas com água porca e comida para pombos, que faz com que a calçada fique negra. As ruas não são lavadas, há pouco pessoal a trabalhar e há ainda o hábito de por os animais domésticos a urinar na rua assim como alimentar animais abandonados. As casas abandonadas e em risco de cair são mais que muitas e lá dentro os ratos e baratas abundam. Nas estradas e ruas as ervas não sao arrancadas e basta ve as paredes dos prédios junto ao chão que estão negras do mijo, as ruas cheiram mal e este verão com o calor foi demais. Para não falar da zona nova e fina, em frente ao hotel em frente ao cais de embarque que é uma vergonha o lixo e o desleixo, aquilo nunca foi acabado. Olhão é uma telenovela mexicana mas é da vida política.

Anónimo disse...

quer dizer por causa dos turistas jà nao posso mijar onde quero ,fora com eles,desde criança que mijo onde quero è tradiçao

Anónimo disse...

Olhão é uma cidade suja, todos sabemos e não é de agora. Para além, da sujidade, as estradas não são pintadas, será que a CMO não tem dinheiro para pintar, a 125 na Patinha ao virar para a Estrada de Quelfes, é um autêntico perigo, a falta da pintura das faixas, faz com que os turistas façam aquilo uma 2ª faixa para Tavira, eu prefiro ir dar a volta à rotunda do Pingo Doce, do que estar ali no meio e levar uma valente ameixa por trás e por diversas vezes já vi isso acontecer, só por milagre não houve consequências de maior.

Olhão, até com a remodelação da 125 saiu a perder, saiu a perder que tem as piores entradas da cidade, cheias de buracos, uma autêntica vergonha. A variante nem daqui a 2 anos estará pronta e as entradas essas vão continuar esburacadas e a culpa é do Pina e de mais ninguém. Que, só quer a variante mas o resto que se lixe. Olhão, tem as estradas dos remendos, a avenida Heróis de 1808 está outra vergonha. Tudo esburacado.

Em 4 anos, não fez nada, por Olhão, não criou emprego, não limpa a cidade, os jardins passou para as juntas e só cortam a relva e nada mais.

Sinceramente, não sei, como Olhão é uma cidade 5 estrelas para o turismo e tem um cheiro que provoca vómitos ao entrar na cidade, então, se o vento está de Oeste, é um perfume na zona da Marina e do Hotel.

Não se esqueçam das duas praias que ele queimou dinheiro e não existe nenhuma, nem um louco ia banhar-se na porcaria da praia junto ao Hotel.

Vamos ver, é se a 1 de Outubro, Olhão mudará as suas cores políticas, porque chega de destruírem a nossa cidade em prol dum turismo sem qualidade. Olhão tem potencial turístico mas tem que ter qualidade e não é a destruir a cidade que é única no Algarve, que tem um centro histórico a ruir, mas que deve ser recuperado e manter o mesmo traço antigo.