quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

OLHÃO: PODAS INSENSATAS!




De um leitor atento recebemos a denuncia que a seguir damos conhecimento.


Anexos20:04 (há 14 horas)
para arhalg_geralgeralgeralalgarve, Bcc:mim
Caríssimos,
Venho por este meio denunciar a insensatez da Junta de Freguesia / Câmara Municipal de Olhão face às árvores do espaço público da cidade, mormente as que se situam na Avenida Bernardino da Silva, cf. fotografias em anexo.
Com efeito, à semelhança do que, muito lamentavelmente, ocorre em diversas zonas do país, também em Olhão a incúria parece ser o critério dominante na hora de podar uma árvore. Afinal, mesmo que, por qualquer motivo, houvesse necessidade de desbastar radicalmente estas árvores, é fácil perceber que os cortes foram feitos sem o mínimo cuidado, não respeitando o devido protocolo, algo que só o desconhecimento (ou a má-fé) pode explicar, mas que nada pode legitimar. Veja-se, a respeito, a diferença entre o "antes" e o "depois", patente na imagem 2795, datada do passado dia 2 do corrente, quando as árvores do lado esquerdo ainda não haviam sido estropiadas.

Assim, venho pela presente solicitar a V.Exas que se dignem a intimar — no âmbito de Vossas competências — Município e Junta de Freguesia de Olhão a pugnarem realmente pelo ambiente urbano da cidade, para que não mais nos tenhamos de confrontar com atrocidades deste jaez.

Com meus melhores cumprimentos pedindo deferimento,
Nota do Olhão Livre
Como é habitual, escusamos identificar o remetente, porque o importante é o conteúdo da denuncia.
A Câmara Municipal de Olhão procedeu à transferência da responsabilidade da manutenção dos espaços verdes para as Juntas de Freguesia, sem cuidar de saber se estas tinham algum técnico que dirigisse os trabalhos.
Não basta ter uma ou mais equipas de jardineiros e um encarregado, mas também que haja alguém com formação suficiente na matéria. Entregar esta tarefa a pessoal sem formação, pode dar, como deu, origem a situações como a que o nosso leitor relata e da qual deu conhecimento à Administração da Região Hidrográfica.
A poda das árvores tem um calendário próprio e obedece a algumas regras que parece não estarem a ser cumpridas, e que acreditamos, sejam por falta de formação de quem manda proceder de forma indiscriminada à estropiação da árvores.
As pessoas devem perder o medo de denunciar o que acharem estar mal, sem receio de caírem no ridículo ou criarem inimizades pela sua intervenção cívica e contam com o Olhão Livre como tribuna para o fazerem, assegurando nós o anominato de quem o fizer.
Que muitas denuncias floresçam. Bem haja o nosso leitor!

6 comentários:

Anónimo disse...

acho bem que cortem estas árvores, primeiro inconveniente tapam as janelas das casas, não se consegue ver nada das janelas para a rua, não deixam o sol bater nas janelas/casas criando humidades e bolores dentro de casa.

fazem bastante lixo e largam seiva nos carros e no chão ficando tudo peganhento, estragam o pavimento com grandes raízes levantando alcatrão e passeios.

junto á en125 antes das 4 estradas ja nem se ve o chão com tanta folha.

as árvores que deviam estar na cidade deviam ser outras com apenas 2 metros de altura e mais bonitas.

Anónimo disse...

deviam era cortalas pela rais e substituir por outra especie ou mesmo deixar sem nenhuma mas isto ja seria ser muito radical pois precisamos de espacos verdes na cidade,
quanto á poda a mesma so peca por tardia e a mesma foi feita a pensar no bem das pessoas pois as arvores tinham pernadas muito grandes e havia o risco de num temporal cairem pernadas e feir pessoas ou viaturas,
eu era a favor era da remocao das arvores e colocacao de umas adequadas
pois quantar roturas de agua fazem estas arvores?
quantas quedas de pessoas devido as lombas no passeio devido as raizes?
quedas devido ao piso escorregadiu da seiva e folhas podrefactas?
e para nao falar na agradavel vista de vir á janela e so ver arvores nem o sol vejo.
agora a avenida tem claridade ate parece mais ampla muito melhor,
mas claro a malta so sabe criticar , mas entao porque nao plantar uma arvore na janela de quem critica.

Anónimo disse...

É isso aí !! Cortar o arvoredo todo!! Verde para quê? Ponham lá uns vasos e se for de plástico melhor! ... Parvalhão!

Anónimo disse...

Está muito melhor assim, pelo menos está tudo limpo, as arvores rebentam muito rapidamente!!

Anónimo disse...

nao se trata de cortar o arvoredo todo mas sim de fazer boas escolhas,
pois á escolhas que trazem mais contras que prós
por exemplo nas decadas de 80 e 90 em todo local publico escolas centros saude etc se colocavam plátanos sabe que essas arvores sao as pricipais provocadoras das alergias na primavera e conjuntivites? pois basta ir no centro saude na primavera e vera o chao cheio de algodoes e as pessoas que moram ao lado nem as janela spodem abrir. dai as vezes ser melhor fazer uma boa escolha, e o verde faz falta sim senhor e muito mas ha que saber onde o colocar e qual colocar...

Anónimo disse...

Onde dormem agora as aves? isto só visto em Olhão, agora até Marchão dos motores já é jardineiro aiaiaiai.