terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Salubridade dos Bivalves em discussão em Olhão. É a Poluição que mata a Ria Formosa não a falta de resposta aos inquéritos!

Decorreu hoje no maior dos secretismos, na Sede do IPMA em Olhão, que fica a pouco mais de 50metros deste esgoto tóxico  a céu aberto directo para as Aguas de Produção de Bivalves com origem na C.MOLhão, da qual é presidente António Miguel Pina um dos intervenientes no debate.

Deixamos aqui uma das muitas imagem já bastantes conhecidas desse esgoto, e que se encontra mais que actual,.
Quem da DGRM, manda a culpa da produção de bivalves na Ria Formosa não passar das 9000t,  para cima dos viveiristas, argumentando que muitos destes,  não respondem aos inquéritos, era bem melhor ir ver com os seus próprios olhos o crime que todos os dias acontece a 50metros da Sede do IPMA em Olhão: É a Poluição, que faz com que a produção na Ria Formosa diminua e não os viveiristas que não respondem aos inquéritos,num  site da DGRM, que a maior parte das vezes nem sequer funciona, como foi realçado por vários produtores de bivalves  nessa reunião.
 Esse e muitos mais esgotos directos, para as Aguas de Produção de Bivlaves é que são crimes ecológicos e de saúde publica e económicos, pois  diariamente as descargas desse veneno poluem em Olhão e em Faro,as Aguas de Procução de Bivalves da Ria Formosa. conforme mostra mais esta foto tirada nas ruínas do antigo Moinho de Maré situado ao pé da Horta da Areia em Faro,e que o mentiroso do presidente da CMFaro diz que são aguas saponárias.
Bem podia esse Bacalhéu mentiroso lavar a boca com essa agua saponária, podia ser que assim deixasse de dizer tanta aldrabices sobre Faro não ter esgotos tóxicos directos para as aguas da  Ria Formosa.


 A DGRM e os técnicos presentes, se não sabem desses crimes, ecológicos e de saúde  publica(o que duvido), deviam ter o cuidado de se inteirar do estado em que está toda a Zona de Produção de Bivalves da Ria Formosa, pois não é só em Alvor que morrem as ostras, em Olhão também as ostras morrem, em Faro também as ostras morrem, como morrem em Aveiro, assim como morrem  as amêijoas, em Olhão, por  tudo o que é sitio, por onde passam as escorrências dos esgtos e das  das ETARs assassinas, das Aguas do Algarve, de Olhão Poente e Faro Nascente,  SÓ QUE ESTÁ TUDO CALADO, a começar por António Miguel Pina, que reconheceu que em Olhão havia Poluição de Esgotos directos para as Aguas de Produção de Bivalves,e que prometeu dar 500 000 € no Auditório de Olhão, para acabar com a poluição, mas continua TUDO na mesma.

Muitos mais cientistas e técnicos estavam representados nessa coisa que agora em Portugal chamam Workshop, o que no caso desse evento, até tem alguma razão para se chamar assim, pois no final da tentativa da lavagem, houve lugar a repasto ou seja houve shop shop, à conta dos enganos que queriam passar no que toca à salubridade dos bivalves na Ria Formosa.
O anuncio desse evento foi retirado daqui:"Workshop dia 14 dez., projeto SALBIV
SALBIV2015-12-11 (IPMA)
No dia 14 de Dezembro pelas 14:00, o IPMA irá realizar no auditório do Centro de Olhão um Workshop para divulgar os resultados do projeto Salubridade e classificação das zonas de produção de bivalves da região algarvia (SALBIV) financiado pelo programa PROMAR e que teve por objetivo principal proceder à acreditação do Laboratório de Microbiologia do Centro Olhão.

Este Workshop pretende juntar os principais agentes relacionados com a produção de bivalves (Setor, Administração Pesqueira, Administração Local, ONG’s, entre outros) de modo a promover um diálogo profícuo e construtivo relacionado com a temática da salubridade dos moluscos bivalves. Com este Workshop pretende-se, ainda, identificar as ações a implementar num futuro próximo por forma a ultrapassar os problemas identificados, visando melhorar a qualidade dos bivalves na região algarvia, com todos os benefícios sociais, económicos e ambientais que daí advêm."


Nota do Olhão Livre: Embora não sendo convidado, como blog que sempre defendeu o fim da poluição na Ria Formosa, e uma boa salubridade dos bivalves, os autores do Olhão Livre no entanto teve acesso ao que se passou nesse  invento,através de vários viveiristas e um comerciante lhe passaram a informação sobre o aconteceu,na Sede do IPMA emOlhão, o nosso obrigado a essas pessoas, que nos informaram,pois sabem a nossa preocupação, e a nossa luta pelo fim da Poluição na Ria Formosa e em toda a costa de Portugal.

A maior parte dos palestrantes tentaram passar uma esponja sobre, sobre o assunto da Poluição, que tem depois efeitos,  nas paragens de apanha e comercialização de bivalves  seja por contaminação de coliformes fecais seja por toxinas, à excepção de um cientista, que explicou como a poluição provocada dentro da Ria sai para fora de modo a contaminar as aguas oceânicas, através das correntes oceânicas,coisa que nós no Olhão Livre sempre alertamos, que por essa razão muitos meses se passam sem que se possa comercializar bivalves em aguas da zona atlântica, da pesca da ganchora ou da apanha apeada, ou mesmo  das explorações em Mar aberto da Armona de Lagos e de Sagres.

Houve nesse grupo de palestrantes uma técnica da DGRM, chamou aldrabões à maior parte dos  viveiristas alegando, que  não declaravam as produções, e que a cultura de bivalves na Ria Formosa por essas omissões não passava das 9000T.
Ameaça essa técnica que se as coisa não mudarem as coisas vão piorar,  e que já haviam produtores a serem multado por essa causa.
Essa Técnica da DGRM devia era estar preocupada, com quem lhe paga o ordenado, pois se não houver produtores de bivalves o emprego dela extingue-se,e devia mesmo era preocupar-se que as entidades publicas acabem com a poluição nas Aguas de Produção de Bivalves seja na Ria Formosa seja em Alvor seja em Lisboa seja em Aveiro.

Felizmente na assistência houve pessoas de uma organização de produtores,  organização e um cientista do IPMA, que não se calaram e denunciaram em publico,  que o que está mal na produção de Bivalves  na Ria Formosa é a Poluição derivados dos esgotos que descarregam directamente nas Aguas de Produção de Bivalves que é a Ria Formosa.,e das ETARs que não funcionam,como essa imagem das escorrências maltratadas, da  ETAR assassina de Olhão Poente construída pela CMOLhão,  a menos de 50metros da zona de viveiros da Ilha da Lebre.


Houve ainda um viveiristas que se insurgiu,por chamarem aldrabões aos productores,  e disse ter na pose dele mais de 30 pontos de descargas de esgotos directos para as Aguas de Produção de Bivalves entre Faro Olhão e Fuzeta, que isso sim é o problema da Ria Formosa,  ao que a técnica nada disse.

Muito mais havia a dizer, mas podem ter a certeza que as coisa não ficarão impunes, e os crimes ecológicos de saúde publica e sócio económicos,  que as estâncias publicas cometem e escondem impunemente,  nas Aguas de Produção de Bivalves da Ria Formosa, e noutras, um dia serão julgados e os responsáveis terão de prestar contas.
Para isso as pessoas,  tem de se organizar e lutar todas para  o mesmo lado,  pelo fim da Poluição em TODAS as Zonas de Produção de Bivalves em Portugal!
Só com  ETARs a Funcionar bem, ou a aproveitar essas agua para a agricultura como já se faz em Loulé,conforme podem ler carregando aqui , e o fim dos esgotos directos para as aguas de produção de bivalves se acaba com as Toxinas em toda a costa de Portugal e a contaminação de bivalves com E-coli.


11 comentários:

Anónimo disse...

A poluição, única e exclusiva, que mata a Ria Formosa são as casas nos Hangares, Farol Nascente, Pontas da Praia de Faro; Essa poluição é que tem de ser combatida por e com todos os meios disponíveis até não restar qualquer vestígio que ponha em causa o superior interesse público.Está claro ou alguém tem dúvidas?

Anónimo disse...

Oh...meu Deus!O comentário das 01h29, demonstra que o postante tem que ser imediatamente internado no Centro de Saúde Mental....pode ser que se cure!

Anónimo disse...

Se jogassem as casas abaixo e abrissem um resort la', a poluicao seria a mesma. Assim ficam la as casas os precos mantem-se e a ilha fica acessivel a toda a gente que queira fazer la praia, nao fica limitada a ricos e clientes do hotel.

Nao seja chorao, os esgotos abertos sao uma realidade que afecta muito mais que meia duzia de casas, a flora tem morrido toda, quem ve a ria de Olhao e quem a ve nota muito bem que cada vez esta mais vazia. A ETAR esta por cima de uma nora!! Os peixes aparecem com infeccoes, os bivaldes com toxinas coisa que n se ouvia falar quando era crianca. Bandeiras vermelhas no verao por causa do nivel de toxinas na agua da ria.

Anónimo disse...

o Pina e muitos na mesa até se engasgaram e ficaram brancos quando o Drº Pedro Pousão colocou o dedo na ferida ao denunciar que só se consegue uma boa salubridade dos mariscos na Ria Formosa quando se acabar com os esgotos directos para as aguas da Ria Formosa e com ETARs eficiente pois as pessoas já pagam para que isso aconteça.

Anónimo disse...

no tempo do salazar a ria era bem preservada, tinha todos os dias um rebocador, dois
batelões e uma draga a trabalharem permanentemente nos sitios que aparecia alguma
degradação e so assim havia as fabulosas produções e a ria formosa era uma grande
maternidade, hoje não se produz cinco por cento do que se produzia e a maternidade
que preparava o peixe para os milhares de pescadores que trabalhavam na zona oceanica
acabou.estamos de parabens, pois a invalidez consegui ganhar.

Anónimo disse...

O comentário das 1,29 tem toda a razão assim é que é tudo abaixo para calar esta gentinha que só quer é fazer negocio com as casas nas Ilhas, e agora tudo mora nas Ilhas só lá põem os pés no Verão.

Anónimo disse...

conversa fiada para justificar dinheiro dos projectos que o IPMA se candidatou,para a Ria Formosa e a Costa de Portugal ficarem na mesma,ou seja a costa de portugal cada vez está mais poluída e a culpa é das etares que não funcionam

Anónimo disse...

falam falam mas a poluição na Ria Formosa cada vez é maior.
continua tudo na mesma pois eles tem o ordenado certo ao fim do mês.

Anónimo disse...

Eh,eh,eh!Olhe que não, olhe que não, caro anónimo às 12:11 ; Não confunda o focinho de um porco com uma tomada de electricidade: parece mas é algo diametralmente oposto. Pique o bicho e vai ver como ele reage: reagiu às 17:50. A sua indignação é a minha, tal como a de outros que conhecem o que se passa na Ria Formosa.Obviamente que a verdadeira poluição, única e exclusiva, é a que o Olhão Livre desde à muito tem vindo a denunciar. Para eliminar essa poluição, o T é um exemplo em centenas, a que constitui crime lesa pátria ao interesse público, há tostões; Para servir os interesses da MAFIA, há milhões.

Anónimo disse...

As casas essas sim.ABAIXO!

OLima disse...

Força aí. Por cá faz-se o que se pode http://onda7.blogspot.pt/2015/12/a-poluicao-dos-esgotos-e-verdadeira.html