domingo, 6 de dezembro de 2015

OLHÃO: PRESIDENTE MUDA O DISCURSO!

Segundo a publicação de ontem do Sul Informação, que pode ser lida em http://www.sulinformacao.pt/2015/12/olhao-pode-ter-nova-praia-no-verao-se-o-ambiente-deixar/,, António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, vem mudar o sentido do que na sua acção de propaganda na comunicação social foi veiculado, a propósito das Praias Urbanas, a que não será alheio o facto de termos desmontado a falta de coerência, que se mantem na nova versão.
Vem agora o edil dizer que afinal duas praias são para banhos de mar e a outra para banhos de sol com direito  chuveiro, mal se percebendo para que se vai gastar dinheiro numa praia para banhos de sol que não são de certeza para bronzear o Povo de Olhão, que esses na sua maioria já o estão por força das suas actividades ligadas ao mar.
Diz o Pina que a agua que banha a Praia dos Cavacos tem boa qualidade, omitindo que aquela é, no momento, a única zona de produção de bivalves classificada como de classe C precisamente pelo elevado teor de coliformes fecais. Não sabe, mas devia saber, o Pina, que a qualidade das aguas para uso balnear obedece à observância de alguns parâmetros de entre os quais os coliformes fecais, cujo valor máximo recomendado se situa nas 100/ufc por 100 ml, valor muito abaixo daquele que se verifica nas aguas da Praia dos Cavacos.
Quanto à Praia do Pedro Zé diz que com algum trabalho se conseguirá ter uma boa qualidade da agua. Mas tem de ter mais trabalho do que pensa porque para alem da presença da ETAR e dos coliformes, tem ainda os resíduos do estaleiro, alguns abrangidos pelos parâmetros fixados por lei.
Sobre a Praia do Moinho, reconhece que a agua não tem qualidade, como se a autarquia não tivesse qualquer responsabilidade nisso, esquecendo que foi a Câmara Municipal de Olhão quem instalou a ETAR Poente junto dela. Atirando sempre as culpas para terceiros, diz que o ambiente foi danificado pela falta de cuidado que houve nas três praias.
Mais, o Pina tem o desplante de se atirar à Polis pela intervenção que fez ao "renaturalizar" os tanques na zona da Praia do Moinho, esquecendo que aprovou o Programa Polis, onde se previam as acções a desencadear pela Polis. Devemos dizer que habitualmente os nossos autarcas não lêem a documentação que lhes chega às mãos, aprovando de cruz e depois vêm queixar-se daquilo que aprovaram.
Pina, com quarenta anos de idade, tem a lata de dizer que quer recuperar a qualidade ambiental de há sessenta anos, omitindo todos os crimes ambientais cometidos pela autarquia e demais entidades publicas envolvidas na Ria Formosa.
O que faz correr o Pina?
O projecto de desenvolvimento do Pina, passa por expulsar o Povo de Olhão da frente ribeirinha e zonas adjacentes, substituindo-o pelo sector turístico, onde se preparam grandes negociatas.
Definitivamente expulsos os olhanenses, para quem servirão aquelas praias, senão a interesses alheios?
É o Povo de Olhão quem paga os impostos com que a Câmara nos rouba para depois os utilizar em proveito de terceiros.
O Povo de Olhão deve manifestar a sua indignação e revolta contra as politicas defendidas pelo parolo em presidente.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me digam que vão fazer uma praia só para os hóspedes do hotel da Câmara de Olhão?
Sempre é verdade que o hotel não paga a água e ninguém corta a água?