domingo, 24 de maio de 2020

OLHÃO: AGENDA ELEITORAL EM MARCHA!

1 - Como toda a gente sabe, estamos enfrentando uma crise pandémica sanitária a que se seguirá uma outra de cariz económico/financeiro, o que aliás é mais que previsível.
Com dinheiros comunitários ou sem eles, emprestados ou encaminhados, parece que ninguém tem duvidas de que seremos todos nós chamados a pagar, degradando ainda mais as condições de vida do Povo português.
Face a este tipo de situações, as entidades publicas, todas elas, deveriam apresentar um plano de contenção de despesas, nomeadamente quanto à realização de obras não essenciais, calendarizando-as para mais tarde, sob pena de penalizarem o Zé Povinho.
No próximo ano temos eleições autárquicas e como os detentores do Poder autárquico não o querem perder, têm a necessidade de apresentar obras, especialmente daquelas que dão no olho, ainda que sejam de eficácia ou necessidade imperiosa.
2 - Quando nas redes sociais alguém coloca a questão, recomendando uma certa contenção e apelando à descida de taxas e impostos municipais, logo salta um Macaco feito Pina e a vereadora Elsa, em defesa da manutenção dos gastos.
Descer o IMI como proposto representaria uma quebra de recita de 800.000 euros dizem eles, e a autarquia não teria dinheiro para gastar. Bem podem apagar os comentários que já está feito o PrtSc para memoria futura.
Depois de tanta promessa incumprida mas com a necessidade de apresentar obra feita, são feitos concursos e projectos por forma a que obras a realizar coincidam com o calendário eleitoral. Já quanto à requalificação da rede de drenagem de aguas pluviais e esgotos da Rua Almirante Reis, nada consta. Já passou e as pessoas da zona só reclamam no momento esquecendo o que passaram.
Para alem das novas promessas que serão feitas no decorrer do próximo ano,vejamos três obras a concretizar em ano eleitoral: Requalificação do Bairro da Cavalinha, http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?type=contratos&query=adjudicanteid%3D610; promessa da campanha eleitoral de 2017 (três anos), Requalificação dos Jardins http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6528355; beneficiação da Rua Calouste Gulbenkian e Avenida do parque Natural da Ria Formosa   http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6587147.
Com tanta obra anunciada e outras a anunciar, é normal que a autarquia não queira abrir mão de taxas e impostos, porque é mais importante manter o Poder do que ajudar o Povo!
3 - Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Olhão, tem vindo a comportar-se como uma agencia imobiliária, comprando e vendendo imoveis.
Ao tempo, encontrámos a Bela Olhão à venda por um preço inferior àquele que a autarquia ofereceu; mais tarde e já depois de a ter comprado, encontrámos num site inglês à venda por um valor inferior ao que foi pago; sabemos agora que há interessados na compra da Loja de Chineses e do Ginasio contiguo, condição indispensável para a compra da Bela Olhão. Vir dizer que não têm dinheiro ou que não podem baixar taxas e impostos depois de tantas negociatas, é ridículo!
Por outro lado, um individuo de nacionalidade alemã, tem a Horta da Câmara apalavrada, outro negocio de bradar aos céus!
Todos estes negócios têm de se realizar por meio de hasta (pouco) publica, onde os editais são desconhecidos, onde não se faz publicidade da intenção de alienar para promover a concorrência e o preço, como aconteceu em edições anteriores.
4 - Com tantas macaquices e Macacos à solta, parece que estamos na selva pinesca! Haja paciência!

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde que haja esplanadas e cafés suficientes para a bica, a cerveja e o tricô, a marcha vai ser sempre a mesma: uns especados e outros a lambuzar-se! Cada vez há mais escolas e cada vez há mais gente burra! Gostava que me explicassem isto? E depois em casa ou nos smartphones temos a tv e a internet para compor o ramalhete!